A avalanche de recordes de 'Folklore' nos EUA
Foi há pouco mais de duas semanas que Taylor Swift nos surpreendeu com o seu 8º álbum de estúdio, a marcar não só uma viragem na direcção sónica do seu catálogo, como a quebrar o habitual longo ciclo promocional que antecede qualquer lançamento seu.
Contas feitas, Folklore é mais um enorme sucesso na carreira de Swift. Vamos olhar para os números da primeira semana em solo americano:
O melhor registo de vendas de 2020
846 mil cópias registadas na primeira semana concedem a Folklore a melhor semana de vendas do ano. É a melhor marca alcançada por um disco desde que o seu Lover se estreou no nº1 da Billboard 200 com 867 mil cópias, há onze meses. Isto tem-se tornado numa espécie de tradição para Swift, que viu os seus últimos cinco trabalhos a conseguirem os maiores números dos seus respectivos anos de lançamento.
As maiores vendas físicas do ano
Das 846 mil unidades, 615 mil correspondem a vendas físicas, com as restantes a compreenderem valores de streaming, valor suficiente para fazer dele o álbum mais vendido do ano, em apenas uma semana. Convém salientar que na sua primeira semana de vida, Folklore esteve apenas disponível para compra através do site da cantora e de retalhistas digitais. A edição física apenas passou a ser vendida a partir de 7 de Agosto.
O seu sétimo álbum nº1 consecutivo na Billboard 200
Da discografia inteira de Taylor, apenas o seu debute homónimo de 2006 falhou o topo, alcançando o nº5. Apenas outros três artistas viram os seus últimos sete trabalhos a chegarem à liderança da tabela de álbuns: Eminem, Kanye West e Dave Matthews Band. Já entre as artistas femininas, Swift surge empatada com Janet Jackson pelo maior número de líderes da tabela. À frente de ambas, apenas Madonna (9) e Barbra Streisand (11).
Maior número de estreias directas no nº1 entre as mulheres
Todos os sete números 1 de Taylor foram estreias directas no topo da tabela de álbuns, o que é um recorde entre as artistas femininas. Até aqui, estava empatada com Beyoncé, Lady Gaga, Madonna e Britney Spears, com seis títulos cada. Entre todos os artistas, é Jay-Z quem mais ordena: todos os seus 14 álbuns nº1 conquistaram essa posição logo na primeira semana.
As três maiores semanas de vendas dos últimos quatro anos são suas
De Julho de 2016 para cá, que TayTay detém as três melhores marcas registadas por qualquer álbum em território americano. A saber: Reputation fez 1 milhão e 240 mil unidades em Dezembro de 2017, Lover 867 mil cópias em Agosto do ano passado, e agora Folklore 846 mil. O último álbum a vender tanto numa só semana vindo de um artista não chamado Taylor Swift foi Views de Drake, que coleccionou 1 milhão e 40 mil unidades em Maio de 2016.
Primeira artista na história a vender 500 mil cópias numa semana com 7 álbuns diferentes
As 615 mil cópias puras de Folklore possibilitam o feito: desde Fearless (2008) que todos os seus discos ultrapassam a barreira do meio milhão numa só semana. Isto faz com que quebre o empate que tinha com Eminem.
Primeira artista na história a estrear um álbum e uma canção em nº1 na mesma semana
Como se não bastassem os feitos do disco, também "Cardigan", o single de avanço, se estreou na liderança da Billboard Hot 100, concedendo-lhe o seu sexto nº1 na tabela de singles e juntando-se a "We Are Never Ever Getting Back Together", "Shake It Off", "Blank Space", "Bad Blood" e "Look What You Made Me Do". É a primeira artista a alcançar tal façanha em simultâneo.
Primeira artista feminina a estrear dois singles no top 5 em simultâneo
"Cardigan" não chegou sozinho ao top 5 da Billboard Hot 100, "The 1" veio pouco atrás, no nº4. Swift é a primeira mulher e apenas a terceira artista, depois de Lil Wayne e Juice WRLD, na história da tabela a estrear dois singles no top 5, na mesma semana.
Torna-se na sexta artista com mais êxitos de top 10
"Exile" não surge muito atrás, no nº6, o que lhe dá três canções no top 10, ascendendo o seu total de carreira para 28, a sexta melhor marca de sempre, empatada com Stevie Wonder e Mariah Carey. Só Drake (40), Madonna (38), os Beatles (34), Rihanna (31) e Michael Jackson (30) têm mais.
Torna-se na artista femina com mais entradas na Hot 100
Ao colocar todas as 16 faixas de Folklore na contagem, o histórico de entradas de Swift na tabela de singles norte-americana ascende para 113, ultrapassando Nicki Minaj que conta com 110. Taylor sobe à quarta posição na lista geral, encabeçada por Drake (224), Glee Cast (207) e Lil Wayne (169).
14 anos e 8 álbuns depois, é justo dizer que Taylor Swift carrega em 2020 a indústria da música às costas como ninguém.
Comentários
Enviar um comentário