Artista do Mês: Rihanna

Rihanna- "A Deusa dos Barbados"


B.I

Nome: Robyn Rihanna Fenty

Data de Nascimento: 20 de Fevereiro,1988 (20 anos)

País: Saint Michael, Barbados

Estilos: Pop, R&B, reggae, dance-pop, electropop, dancehall


Rihanna iniciou o seu percurso em 2005 com o lançamento do seu albúm de estreia Music of the Sun, que continha o seu primeiro sucesso "Pon de Replay". Menos de um ano depois, lançou A Girl like Me que lhe deu o seu primeiro nº1 com "SOS". Em 2007, lançou o seu terceiro albúm Good Girl Gone Bad, que alcançou seis singles de sucesso, incluíndo três nºos 1 a nível mundial: "Umbrella", "Don´t stop the music" e "Take a bow". Nos EUA, desde o lançamento do seu primeiro albúm, já conseguiu a proeza de ter 11 dos seus singles no top 40.


Percurso musical

2005-2006: Music of the sun


O seu primeiro albúm, Music of the sun, foi lançado a 30 de Agosto de 2005, do qual foram extraídos dois singles: "Pon de Replay", que alcançou o top 10 em cerca de 15 países.

Quanto ao segundo single, "If it´s lovin´ that you want", teve menos sucesso que o seu antecessor, mas mesmo assim atingiu o top 40 em 11 países.

Apesar de não ter tido uma grande promoção, e de só terem sido lançados estes dois singles, Music of the Sun conseguiu vender 500,000 cópias só nos EUA e cerca de 2 milhões em todo o mundo.



2006-2007: A Girl like Me


O seu segundo albúm, A Girl like Me, foi lançado em Abril de 2006, apenas 8 meses depois do lançamento do seu albúm de estreia. O single de lançamento, "SOS", que foi usado num anúncio da Nike, tornou-se o primeiro nº1 da Rihanna no masi importante top dos EUA, o Billboard Hot 100 chart, para além de ter sido nº1 também na Austrália e nº2 no Reino Unido. O segundo single, "Unfaithful", escrito por Ne-yo, tornou-se o seu terceiro top 10 tanto nos EUA como no Reino Unido. Seguiram-se "We ride", que não conseguiu alcançar o sucesso dos anteriores e "Break it off", com a participação de Sean Paul e que alcançou o nº9 no Billboard Hot 100 apenas e através do seu lançamento digital, o que por si só já é um grande feito.

A Girl like Me conseguiu superar o seu antecessor no que toca a vendas, uma vez quer vendeu 1 milhão só nos EUA e cerca de 3,5 milhões no resto do mundo.


2007-2008: Good Girl Gone Bad


Com o sucesso alcançado com os dois primeiros albúms, Rihanna podia ter feito uma pausa, mas decidiu ir para o estúdio no início de 2007 juntamente com produtores como Ne-yo, Stargate e Timbaland, entre outros, para gravar aquele que seria o seu terceiro albúm de estúdio e que ultrapassaria em termos de vendas os seus dois primeiros albúms. Era tempo então de Good Girl Gone Bad, cujo lançamento ocorreu a 5 de Junho de 2007 e que continha participações de Ne-yo, Jay-Z e de Justin Timberlake.

Até aos dias de hoje, deste albúm já foram extraídos 8 singles, todos eles com bastante sucesso. O seu primeiro single, "Umbrella", tornou-se então o seu single de maior sucesso, pois para além de ter sido nº1 em mais de 20 países (!) conseguiu ainda o feito de permanecer 10 semanas consecutivas em nº1 no Reino Unido, ultrapassando todos os recordes anteriores, ao mesmo tempo que no final do ano, ficou em 2º lugar nas melhores músicas do ano de 2007 no top dos EUA, o Billboard Hot 100 chart. Os seus outros singles, "Shut up and drive" e "Don´t stop the music", mantiveram-na no bom caminho, principalmente "Don´t stop the music", que para além de ter sido nº1 em vários países, alcançou o 3º lugar no Billboard Hot 100. O quarto single, "Hate that I love you", com o Ne-yo, conseguiu um pouco menos de sucesso, mas mesmo assim alcançou o nº7 nesse mesmo top.

Passado pouco tempo, Rihanna decidiu relançar o seu último albúm, a 17 de Junho de 2008, ao qual deu o nome de Good Girl Gone Bad: Reloaded, que para além de conter todas as músicas da anterior edição, trouxe-nos novos êxitos: "Take a bow", que foi nº1 a nível mundial; um dueto com os Maroon 5, "If I never see your face again" e, mais recentemente "Disturbia", que continua ainda a arrasar as tabelas pelo mundo inteiro. Prevê-se ainda que Rihanna lançe "Rehab", o oitavo single deste albúm, que conta com a colaboração de Justin Timberlake.

Tanto Good Girl Gone Bad como a sua edição renovada, Good Girl Gone Bad: Reloaded venderam em termos gerais 6,2 milhões de albúms alcançando 2 platinas nos EUA, 4 no Reino Unido e Canadá, 5 na Rússia e 6 platinas na Irlanda.

O futuro

Aos 20 anos de idade, com 5 nºs 1 no top dos EUA (o que a torna a artista feminina com mais nºs 1 desta década nos EUA) e com mais de 11 milhões de albúms vendidos, Rihanna tem pela frente um futuro promissor, estando já a trabalhar no seu quarto albúm de originais, que está previsto ver a luz do dia na Primavera de 2009. De bonequinha do DJ, em "Pon de Replay", da prevaricadora de "Unfaithful", à mulher fatal e rebelde de "Umbrella", só nos resta esperar o que este furacão dos Barbados nos irá mostrar. E o céu é o limite...
Vídeos

Pon De Replay

Sos

Disturbia



Comentários

  1. A tua "deusa" ri_ana tem sons mesmo excelentes, sou fã :D
    blog girinho :P
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. nao gosto dela!! ta bom como comentário?? lol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares