Keep a Light On

Snow Patrol-"Run"
Final Straw (2003)

A vida é feita de momentos únicos. E este tema marca um dos momentos mais incriveís da minha existência:



Formados em 1994, a estreia dos Snow Patrol deu-se em 1998 com um discreto Songs for Polarbears, que apontava para um caminho indie rock. Em 2001 e ainda associados a uma editora independente lançaram o 2º álbum intitulado When It's All Over We Still Have to Clear Up. O sucesso esse, era uma miragem.

Em 2003 tudo mudou com a edição de Final Straw, álbum em que correram riscos e afastaram-se do rótulo indie para abraçar algo mais comercial. "Spitting Games" foi o 1º single lançado e que pode ter desperto os ouvidos mais atentos, mas seria só com o lançamento de "Run" que provaram o tão desejado sabor do sucesso e que mudariam as suas vidas para sempre.

Também eu despertei para a música em 2003, mas só em 2006 é que os ouvi pela primeira vez com um arrebatador "You're All I Have". No entanto, só explorei o seu passado em 2008, muito por culpa de Leona Lewis e da sua versão deste tema. A partir daí guardo-os na mão e nos lugares cimeiros das minhas preferências musicais.

A razão pela qual me levou a escolher este tema prende-se com o concerto que eles deram na edição de 2010 do Rock In Rio, o qual eu tive o enorme prazer de assistir ao vivo. A atracção daquele dia eram os todos-poderosos Muse e poucos foram os que prestaram atenção ao concerto deles, mas creio que após a sua exibição, muitos foram os que ficaram bem impressionados.

O momento alto, como de esperado, deu-se com a épica "Chasing Cars" mas o mais especial da noite deu-se com este "Run". Gary Lightbody, que ao longo do concerto comunicou bastante com a plateia, revelou que quando escreveu este tema no seu quarto, estava emocionalmente em baixo e à beira de perder toda a esperança e por isso este tema era especial para toda a banda, pois caso contrário não teriam chegado onde estavam hoje.

"Light up, light up

Suponho que muitas das almas presentes ficaram tocadas ao ouvir esta confissão e, a actuação que se seguiu, foi para lá de emocionante. Para mim, foi um dos momentos mais belos que presenciei, como se todos os 18 anos da minha existência tivessem aguardado por aquilo: foi simplesmente mágico.

"As if you have a choice"

Depois deste álbum da mudança, seguiram-se:  o ponto alto da sua carreira com Eyes Open (2006), o álbum que dá nome a este espaço: A Hundred Million Suns (2008), a retrospectiva da carreira com Up to Now (2009) e o novíssimo Fallen Empires (2011).

"Even if you cannot hear my voice

Sempre foram ofuscados pelos Coldplay e julgo que não têm todo o reconhecimento que merecem, mas se há banda que merece ser recordada e homenageada pelo seu contributo à música, são eles. Da minha parte, um grande grande obrigado por existirem, Snow Patrol.

"I'll be right beside you, dear"

Comentários

  1. Pah estou sem palavras, mas mesmo assim acho que gosto mais da versão da Leona, provavelmente porque foi a 1º vez que ouvi esta musica, e lembro-me que na altura fui ouvir a original e não gostei muito, mas desta vez soou muito melhor, parabéns pelo texto :D

    ResponderEliminar
  2. No final do dia sei que fiz um bom trabalho quando as pessoas me dizem que ficaram sem palavras.
    Obrigado pelo comment, foi um dos melhores que já recebi!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares