O Legado do Passado

The Cure-"Close to Me"
The Head on the Door (1985)

Com a criação deste novo espaço, propus-me a quebrar barreiras, a sair da minha zona de conforto e a transcender os meus limites. Pois é precisamente isso que faço esta semana.



Sempre tive uma espécie de indiferença relativamente a temas de décadas passadas, um certo desdém a todo um passado musical que não é da minha era. Posso afirmar com conhecimento de causa que de 2003 até ao dia de hoje domino de trás para a frente a cultura musical, mas no que toca ao milénio passado, possuo apenas os conhecimentos básicos e sei que tenho um longo caminho a percorrer.

De há um tempo para cá tenho feito um esforço para que tal mude e foi então num dia de corajosa determinação e espírito aventureiro que descobri esta pérola dos loucos anos 80.

Vem da parte dos britânicos The Cure, liderados pelo carismático Robert Smith, e que desde o longínquo ano de 1979 se destacam como uma das bandas alternativas mais geniais de todos os tempos, deixando a sua marca new wave e post punk bem patente ao longo de 13 álbuns.

O meu primeiro contacto com esta banda deu-se em 2004 quando inocentemente vi o vídeo de "The End of the World", e do alto da minha inconsciência classifiquei-os desde logo como "lixo". 7 anos depois e já mais consciente do que me rodeia, explorei curiosamente alguns dos seus temas e fiquei bastante agradado com o que ouvi.

E vendo bem as coisas, só este "Close to Me" bastou para lhes ganhar um enorme respeito. Apesar de já contar com 26 anos, é um tema intemporal, de uma riqueza instrumental extraordinária e que nos deixa de sorriso no rosto.

Há temas que ficam por ouvir e vale sempre a pena dar-lhes uma oportunidade. E afinal de contas, nunca se sabe se a música da nossa vida pertence ao passado.

"I wish i'd stayed asleep today
I never thought that this day would end
I never thought tonight could ever be this close to me"

Comentários

Mensagens populares