We Need a Hero

Justin Timberlake-"Let Me Talk To You/My Love"
FutureSex/LoveSounds (2006)

Aquele que em 2012 poderia ser o actual Rei da Pop:



Há razões que a própria razão desconhece. O facto de Justin Timberlake estar sem editar um álbum há 6 anos parece ser um desses casos. É um mistério que quase ninguém entende e que deixa meio mundo desolado. Eu incluído.

É um ídolo da minha geração com o qual eu cresci e que sempre admirei, especialmente desde que enveredou por uma brilhante (e fugaz) carreira a solo. Em apenas 5 anos e com dois álbuns editados, Justified (2002) e FutureSex/LoveSounds (2006), Justin Timberlake tornou-se um fenómeno sem precedentes e arrebatou, com todo o mérito, o título de Príncipe da Pop.

Tornou-se tão grande e alcançou feitos tão extraordinários que desde 2007 pôs a carreira numa longa e penosa pausa que dura até aos dias de hoje e que infelizmente parece não ter fim à vista. Desde então, Justin tem feito apenas colaborações pontuais, que não chegam para tirar a barriga de misérias, e tem enveredado por uma duvidosa carreira cinematográfica.

Há toda uma nova geração que apenas conhece Justin, o actor (e medíocre, por sinal) e não Justin, o cantor que esteve a meio caminho de se tornar Rei da Pop e que influenciou a minha geração com o seu estilo arrebatador, os seus temas que ditavam tendências e as suas fabulosas coreografias.

A falta que este rapaz faz no panorama musical da actualidade é tão palpável, que desde que se ausentou deixou um buraco negro na música. Passo a explicar: se com Justified lançou a moda urbana, com FutureSex/LoveSounds redefiniu os limites da pop e apresentou ao mundo uma fusão de pop e electrónica, originando aquilo a que hoje em dia é a omnipresente electropop.

A partir daqui, tudo aquilo que surgiu nos domínios da pop foi influenciado por Justin Timberlake: ele ditou a tendência de tal maneira que desde 2006 para cá todos os artistas pop pegaram na receita que ele criou e têm tentado recriar sucessivas atmosferas electrónicas, umas com mais sucesso do que outras.

O problema é que chegados a 2012 esta receita deixou de ser infalível e foi levada à exaustão e chegámos a um ponto em que os artistas andam à deriva num oceano de desespero à procura do próximo estilo musical que irá definir esta nova década.

Creio que será por essa razão que JT anda afastado. Porque se foi ele o autor desta tendência será também ele que ditará a próxima e acabará de uma vez por todas com o buraco negro que assombra o panorama musical: apenas ainda não encontrou a sonoridade que lhe permitirá revolucionar e virar do avesso, uma vez mais, o mundo da música.

Aguardo ansiosamente pelo dia do seu regresso, mas por mais paciente que seja, acho que é mais do que tempo dele voltar. O panorama musical está de pernas para o ar e cabe apenas a Justin Timberlake ditar as novas regras de um jogo que ele próprio inventou. O Mundo precisa de um novo Rei da Pop, precisa do seu herói: estamos todos à tua espera, Justin.

Comentários

  1. We have a winner!!

    Bem, a sensação que fico depois de ler este texto é que este é o teu melhor texto de sempre! E não estou a brincar, escrito de uma forma sublime e com a capacidade de ires mesmo tocar no sitio onde a ferida reside, perfeito. Este texto é muito esclarecedor, pois percebemos o problema, sabemos a causa do problema e sabemos a solução, que no fundo, esta ainda guardada com o Justin Timberlake. E a tua explicação do facto de ele estar a afastado da musica é genial, e quando a lemos percebemos que é a mais acertada. E depois também fico um pouco triste, porque mesmo que eu, que conheci o Justin cantor, não foi com a mesma magnitude que tu e a tua geração o conhecem, porque vocês sendo mais velhos tiveram a capacidade de o ver com outros olhos, que fazem de ele um ídolo, e eu o veja apenas como um cantor com passos de dança cool, e canções ritmadas que ficam no ouvido, e que agora é actor. Ah! e com vidoclips que me fica na memoria como fascinantes! O "What Goes Around... Comes Around" é wow, e outro onde ele esta num cubo com cores sempre a mudar que dava no canal panda, e com aquela espécie de beatbox no fim da canção, que agora serve de banda-sonora no querido mudei a casa...

    Estou sem palavras, muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  2. E pensar que foi por ter comentado o teu blog que me surgiu a ideia de fazer um texto sobre ele. Aliás, a ideia inicial era outra mas conduziu-me ao JT.
    Na minha opinião (mas eu sou suspeito) não sei se foi o melhor até agora, mas a minha intenção é superar-me de semana para semana e pelo menos isso acho que estou a conseguir.
    É engraçado que começei o post a dizer que não entendia a razão do seu afastamento e nas últimas linhas chego à resposta que tanto procurava. A verdade é que enquanto ele não sentir que os seus novos temas irão superar os antigos, continuará sem editar nenhum álbum. Mas tenho a certeza que no dia em que finalmente a espera terminar sei que vai valer a pena e que ele vai reclamar o trono de Rei da Pop, que é seu por direito.
    O vídeo a que te referias era o do "Rock Your Body" de 2003. Ainda ontem ouvi de novo o FutureSex/LoveSounds e foi uma sensação única recordar temas que mudaram a história da pop e que ainda hoje permanecem actuais. Durante muito tempo pus o album de lado (porque era preferível esquecer que existia do que alimentar a esperança do seu regresso) mas acho que me vai voltar a acompanhar durante uns tempos.
    Obrigado pelo teu comentário e pelos elogios =D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares