Guia Musical Verão 2017- As Canções


Dezassete boas opções para um Verão que não tenha que ser passado ao som de "Despacito":

1) Camila Cabello- "Crying in the Club"- Já dizia a canção, há aqueles que nascem para observar e os que nascem para entreter. Karla Camila Cabello Estrabao alinha claramente pela segunda falange: já não havia força que a contivesse nas Fifth Harmony. Agora a solo, Miss Cabello é uma supernova a ter seriamente em atenção e faz-se anunciar com um estrondoso single que é parte angústia existencial, parte êxtase libertado na pista de dança. SiaBenny Blanco e Cashmere Cat emprestam os seus dotes e um infalível sample de "Genie in a Bottle" faz o resto.

2) Fifth Harmony- "Down"- Céus, quanta mediocridade. Da costela do já não muito elogioso "Work from Home" nasce "Down, o gémeo mais anémico, tropical e igualmente irritante para a temporada estival. A chave para a sobrevivência das 5H passa por encontrar uma identidade sem Camila, o que para já não acontece. É a vida de sempre, mas em pior - chegará para proporcionar uma corzinha de Verão, no entanto.

3Miley Cyrus- "Malibu"- Ninguém diria que quatro anos volvidos do twerkgate isto estaria a acontecer. Mas aqui estamos. E é um tanto snif emocionante snif. A redenção de Miley Cyrus faz-se ao som  de uma delicada composição pop/soft rock que versa sobre a sua reconciliação com o noivo e a descoberta de uma nova liberdade e filosofia de vida. Que este Verão todos possamos encontrar o nosso Malibu state of mind.

4) The Weeknd- "Rockin'"- Ultimamente é-nos difícil dissociar onde começa The Weeknd e acabam os Daft Punk, mas aí está o 4º single de Starboy - sabiamente guardado para o Verão - para devolver a plenitude dos créditos a Abel Tesfaye. Construído à base de uma infecciosa batida garage-house cortesia dos artífices suecos Max Martin e Ali Payami, "Rockin'" toca em todos os pontos nevrálgicos daquilo que se espera de um hit estival para a pista de dança.

5) Major Lazer ftAnitta & Pablo Vittar- "Sua Cara"- Que excitante mundo novo é este em que um dos projectos mais ubíquos do nosso tempo constrói um hit em português do Brasil? Um em que vale a pena pertencer: Anitta segue "livre, leve e solta" na sua segunda grande colaboração internacional este Verão e leva à boleia Pablo Vittar, a afiar unhas numa inescapável cataplana dancehall. O show das ultra-poderosas segue dentro de momentos.

6) Charlie Puth- "Attention"- Passaram pouco mais de dois anos desde que escutámos Charlie Puth pela primeira vez, sendo que as reservas a seu respeito são ainda justificadas. "Attention", o tema de avanço do novo álbum, é desde já a melhor canção do seu breve catálogo: uma mui insinuante e apelativa construção disco pop sobre falso afecto, composta e produzida pelo próprio. O caminho é por aqui, definitivamente.

7) Bruno Mars"Versace on the Floor"- Quão raro é termos uma slow jam a comandar os êxitos de Verão? Bastante, mas o próximo single de Bruno Mars será a excepção à norma. Embebido no melhor R&B-colchão-de-água de início dos anos 90 de grupos com New Edition ou Boyz II Men, "Versace on the Floor" confere a Bruno Mars a performance da sua vida e mantém 24k Magic na rota certa. "Chunky" e "Finesse" podem esperar.

8) Halsey ftLauren Jauregui- "Strangers"- A pop há muito que perdeu o pudor em versar sobre o fascínio acerca de pessoas do mesmo sexo (olhemos para os casos de Sam Smith ou Troye Sivan), mas se excluírmos "I Kissed a Girl", poucas são as canções no feminino capazes de dignificar o sentimento. "Strangers" fá-lo com particular propriedade e arrojo: é facilmente a melhor canção do curto percurso de Halsey e detecta a próxima grande potência a solo das 5H.

9) Bebe Rexha ftLil Wayne- "The Way I Are (Dance With Somebody)"- Dona Rexha já poderia almejar a um lugar mais cativo no mapa-mundi musical não fosse o seu fraco faro para canções acertadas. Há um claro upgrade neste novo single, cujo único erro é pedir emprestado o título tanto à canção de 2007 gramaticalmente incorrecta de Timbaland como a um dos hinos de assinatura de Whitney Houston, também aqui samplado. De resto, livre passe para se tornar num dos temas certificados do Verão de 2017.

10Katy Perry ftNicki Minaj"Swish Swish"- O melhor catwalk da temporada faz-se ao som do novo single de uma Katy Perry em plena crise de identidade, mas ainda assim algo letal. Com mira apontada à arqui-inimiga Taylor, Swift Swift "Swish Swish" mune-se de uma aguçada batida house e de um engenhoso sample de "Star 69" de Fatboy Slimslayanço é real, e quando chega Nicki Minaj – em mais um impiedoso assalto a Remy Ma – rolam cabeças pela pista de dança.

11Raye- "The Line"- Aos poucos a britânica Raye transforma-se numa das promessas mais seguras de 2017. Recapturando a verve de "You Don't Know Me" e canalizando o espírito espalha-brasas de Charli XCX, "The Line" convida os ouvintes a um regabofe descomunal mesmo à porta do clube – porque a fome de festa não escolhe um sítio nem hora certas. É o caos e o delírio em movimento.

12) Nick Jonas ftAnne-Marie & Mike Posner"Remember I Told You"- O Jonas mais novo já provou ter os singles certos - faltam-lhe apenas os álbuns. Pouco menos de um ano após o último Last Year Was ComplicatedNick avança com o cartão de visita do próximo registo, um suculento híbrido pop/electro-R&B com brisa tropical e uma certeira contribuição de Anne-Marie. Passava bem sem Mike Posner, no entanto.

13) Lorde- "Perfect Places"- Com "Green Light" a ter já assegurado o seu lugar na lista de melhores canções pop do ano e a edição de Melodrama iminente, Lorde dá-nos a conhecer mais um avanço do registo: a procura do êxtase interminável, o insuportável fardo da solidão e a compreensão de que a vida é um fósforo alimentam esta composição electro-hop derivativa de "Team".

14Dua Lipa ft Miguel- "Lost IYour Light"- Watch out, Harry Styles, não és o único a levitar na área. Um dueto tão bem conseguido merecia uma ilustração bem mais competente e imaginativa, mas felizmente para os envolvidos, a canção é forte o suficiente: nada menos do que uma palpitante criação electropop sobre amor assolapado. O prato forte da estação estival, portanto.

15Tove Styrke- "Say My Name"- Verão que se preze já não se passa sem a habitual jóia pop da coroa sueca. Esse papel em 2017 cabe a Tove Styrke, ainda muito a tempo de fazer um grande splash no mainstream internacional à custa deste irresistível "Say My Name", desde já candidata a canção pop do ano. É vê-la a destilar über coolness no respectivo vídeo.

16Galantis- "Hunter"- A dupla sueca de EDM mais incontornável da temporada submete a sua entrada para o campeonato dos êxitos estivais 2017 com um single francamente melhor que os últimos quatro, que parece apontar mais à montanha do que à pista de dança. Glitch house com um breakdown de recorte trap a piscar o olho ao mercado americano - o Verão passa por aqui.

17) Cashmere Cat ft. Ariana Grande- "Quit"- Ainda há vida para extrair do estrondoso Dangerous Woman, mas entre "Everyday" e o re-tratamento de "Beauty and the Beast", Ariana perdeu algum fôlego. A chave poderá estar nesta colaboração com Cashmere Cat, etérea balada tropical house sob a qual se alicerça 9, a estreia em disco do produtor norueguês.

Comentários

Mensagens populares