25 factos sobre "Wannabe" no 25º aniversário

 


I'll tell you what you want, what you really, really want!:


1) É não só uma das canções pop mais icónicas de todos os tempos, como o single mais bem sucedido de sempre assinado por uma girlsband.

2) Escrito pelo quinteto e produzido por Matt Rowe e Richard Stannard, tornar-se-ia no cartão de visita do álbum de estreia do grupo, editado em Setembro de 1996.

3) Chegou a nº1 em 37 países, em todos os continentes.

4) "Wannabe" permaneceu onze semanas no topo da tabela de singles australiana, o sexto melhor registo de sempre à época.

5) Passou sete semanas em nº1 no Reino Unido, a segunda estadia mais longa alcançada por um grupo feminino depois de "Stay" das Shakespears Sister's. Está certificado com tripla platina, por vendas superiores a dois milhões de cópias.


6) Esteve na liderança da Billboard Hot 100 durante quatro semanas consecutivas, tendo vendido cerca de 3 milhões de cópias físicas.

7) Durante a sua estadia no nº1 em Inglaterra, afastou pesos-pesados do topo da tabela de singles como "Freedom", o single de estreia a solo de Robbie Williams, esse bulldozer chamado "Macarena" dos Los Del Rio,"Spinning the Wheel" de George Michael, ou "Why" dos 3T em parceria com Michael Jackson. Impressionante é dizer pouco.

8) Valeu-lhes mais de uma dezena de prémios, entre eles o de Best British Single nos BRIT Awards, dois Ivor Novello ou o Best Dance Video nos VMAs.

9) Reza a história de que foi composta em pouco mais de meia hora, com Victoria a ter falhado a sessão de gravação e a dar o seu feedback através do telefone, acabando por contribuir apenas com backing vocals para a canção.

10) Inicialmente a canção foi pensada para ser um tema R&B para melhor funcionar na América, mas o grupo refutou a decisão dos executivos da editora e fez com que a mixagem de "Wannabe" fosse parar às mãos de Spike Stent (que havia deixado a sua marca em Bedtime Stories de Madonna), tornando-o no êxito pop supremo que o mundo conhece.

11) A editora preferia "Say You'll Be There" ou "Love Thing" como primeiro single do álbum, mas Melanie B e Geri Halliwell lutaram veemente para que "Wannabe" fosse a escolhida, por ser a que melhor representava a identidade do grupo e o conceito de girl power que queriam transmitir. 

12) As notas de piano iniciais são inspiradas pela linha de baixo de "Summer Nights" de Grease.

13) Num esforço da editora de tentar fazer da banda um êxito internacional, a canção foi lançada no Japão e no Sudeste Asiático duas semanas antes da edição oficial no Reino Unido, com o grupo a fazer acções promocionais em três momentos diferentes nesse ano, e a receber intensa cobertura mediática e exposição televisiva no Ocidente.

14) O tema foi samplado em mais de uma dezena de canções e interpolada noutras tantas, por malta como Diplo, Aminé, Brooke Candy ou Weird Al Yankovic.

15) Para além de ter quebrado a hegemonia rock, R&B, rap e de boysbands na época, "Wannabe" notabilizou-se pela forma como colocou um quinteto feminino a versar sobre amizade indestrutível entre semelhantes, acima de devoção a qualquer homem. Era o nascimento do girl power tal como o conhecemos hoje. 

16) Um dos potenciadores do sucesso planetário da canção foi o seu vídeo enérgico e autêntico, captado pela lente do sueco Johan Camitz que à época havia apenas assinado campanhas publicitárias para a Diesel, Volkswagen ou Nike. 

17) O plano original do vídeo consistia num só take captado num edíficio exótico em Barcelona, com o grupo a tomá-lo de assalto e a lançar o caos no seu interior. O realizador não conseguiu permissão para o fazer, por isso a gravação foi transferida para o Midland Grand Hotel em St Pancras, Londres - com semelhante (e estrondoso) efeito.

18) Entre as muitas cenas espectaculares e espontâneas do vídeo, conta-se o nascimento não oficial do movimento designado na cultura popular por twerk ao minuto 3:06 por Emma Bunton. 

19) Os executivos da Virgin ficaram horrorizados com a versão final do vídeo, nomeadamente com a desorganização dos takes, a má iluminação, os saltos em cima da mesa, o fato de showgirl de Geri, ou até com o facto de demasiadas pessoas idosas aparecerem no vídeo, sugerindo regravá-lo ou criar um alternativo para o mercado norte-americano. Uma vez mais, o grupo bateu o pé e foi contra a decisão da equipa.

20) O vídeo conta com 525 milhões de visualizações no YouTube, o mais visto do grupo no seu canal oficial. 

21) No Spotify, a canção detém mais de 600 milhões de streams. No ano de 2020, chegou a ser o tema mais escutado dos anos 90 na ala feminina. 

22) "Wannabe" triunfa pelos seus versos repetitivos, pelo rap mal-amanhado e principalmente pelo encanto de uma palavra tão inexplicável quanto "zigazig-ahhhh" - aparentemente sem significado e fruto da espontaneidade e liberdade criativa do quinteto durante a sessão de gravação.

23) Reza a lenda de que a parte do rap de Mel B - "here's a story from A to Z" - foi escrita na casa de banho em oito minutos. A isto se chama uma descarga inspirada. 

24) De acordo com um estudo de 2014 levado a cabo pela Universidade de Amesterdão, "Wannabe" foi considerado o hit mais reconhecível e inescapável dos últimos 60 anos, ficando à frente de "Mambo No 5" de Lou Bega ou "Eye of the Tiger" dos Survivor no pódio.

25) A crítica não foi particularmente entusiasta na recepção ao tema, sendo deitado abaixo por publicações de renome como NME, Chicago Tribune, Rolling Stone ou Entertainment Weekly. Todas elas acabariam por dar o braço a torcer, e hoje o tema é considerado um clássico maior dos anos 90 e standard do cancioneiro pop, abrindo caminho para a explosão do teen pop e uma série de outras girlsbands. 



Que estes laços e ensinamentos possam nunca ser quebrados.

Comentários

Mensagens populares