Artistas do Mês- Coldplay
Membros: | Chris Martin |
Jonny Buckland | |
Guy Berryman | |
Will Champion |
Género: Alternative Rock
Os Coldplay são uma banda britânica de rock alternativo e que se formaram em Londres em 1998. O grupo é composto por Chris Martin, o vocalista e também pianista e guitarrista; Jonny Buckland o guitarrista principal; Guy Berryman o baixista e por último, Will Champion o baterista. Na sua carreira já venderam 30 milhões de discos e são conhecidos graças a êxitos como: "Yellow", "The Scientist", "Clocks", "Speed of Sound", "Fix You" e "Viva la Vida". Por isso neste mês de Março fazemos uma homenagem à banda que se afirmou no panorama musical como uma das melhores e que pretende entrar para a história.
1999-2001: Parachutes
Estávamos em Março de 1999, e havia uma banda nos arredores de Londres que queria singrar no mundo da música, o seu nome: Coldplay. "Shiver" foi a sua primeira música, mas não o pontapé de lançamento que eles necessitavam, por isso lançaram "Yellow" o seu primeiro tiro certeiro. Assim, começaram primeiro por alcançar sucesso na sua terra natal, o Reino Unido, e a seguir, tal como uma bola de neve, o sucesso chegou também ao resto da Europa e aos EUA. Para prolongar e dar a conhecer melhor o seu primeiro albúm, lançaram ainda "Trouble", mas bem pelo contrário do que o nome da música indica, não tiveram problema nenhum com as vendas do disco, pois foi 2x platina nos EUA e 7x platina no Reino Unido. Bem se pode dizer que caíram de páraquedas e acertaram em cheio no alvo.
2001-2004: A Rush of Blood to the Head
Ainda aproveitando a onda de sucesso proveniente do primeiro disco, os Coldplay voltaram ao estúdio em Outubro de 2001 para trabalhar no sucessor, de seu nome A Rush of Blood to the Head, um nome curioso para uma banda que já tinha alertado o mundo daquilo que poderiam ser capazes de vir a fazer. Com este novo disco, conseguiram novamente ser 7x platina no Reino Unido e 4x platina nos EUA. Muito provavelmente, este é, ainda hoje, considerado como o melhor albúm da banda, não só por ter ganho 2 Grammy mas também por serem deste disco as canções que ainda hoje estão no ouvido de muita gente. São elas "In my Place", "Clocks" e a balada "The Scientist".
2004-2006: X&Y
Costuma-se dizer que o 3º albúm costuma marcar sempre a carreira de uma banda, e no caso dos Coldplay não foi diferente. X&Y assim se chamava o albúm, que, tal como explicou o vocalista, Chris Martin, teve este nome pois é uma denominação muito utilizada a nível matemático, e deste modo queria exprimir as dúvidas e a dificuldade que a banda teve para concretizar este trabalho. O brilhante "Speed of Sound", o marcante "Fix You", o elucidativo "Talk" e o agradável (e o estranho video) "The Hardest Part" foram os 4 capítulos que representaram X&Y, que mundialmente vendeu 8,3 milhões de cópias. Se dúvidas ainda existiam em relação à banda londrina, dissiparam-se, uma vez que (precocemente, mas merecidamente, digamos) subiram ao patamar dos grandes nomes onde já habitavam bandas como os U2, Radiohead, Green Day, entre outros.
2006-Presente: Viva la Vida or Death and All His Friends
A banda começou a trabalhar no 4º albúm em Outubro de 2006 ao qual chamariam Viva la Vida or Death and All his Friends, mantendo-se a tónica dos nomes originais. Contudo, este albúm foi anunciado por Chris Martin como uma espécie de revolução da banda, uma vez que consiste numa sonoridade um pouco diferente da dos outros três albúm, descritos como uma trilogia. Por isso nesta nova etapa da banda, deu-se mais atenção à sonoridade do que à voz do vocalista, caracterizada pelo falsetto, que desta vez decidiu usar menos. Deste bem sucedido albúm que foi nº1 em 36 países (!!!) e que está nomeado para uns fabulosos 7 Grammy, foram extraídos: o intrigante e experimental "Violet Hill", o hino da felicidade e convenhamos também, a jóia do albúm "Viva la Vida", a balada "Lost", o sonoro "Lovers in Japan" e mais recentemente o glorioso "Life in Technicolor 2".
O futuro
Parece que os Coldplay estão com a pedalada toda, pois preparam já com entusiasmo o 5º albúm da banda, estando prevista a sua edição em Dezembro de 2009. A pergunta que se impõem é: será que vão continuar no mesmo estilo?, ou voltarão a ser comerciais como outrora já foram? Certezas, só há uma: é que ao fim de 4 albúms não são precisas mais provas do que as que já foram dadas. Próxima paragem: o infinito...
Não gosto de coldplay ^^
ResponderEliminarolha pois há quem goste, tipo eu! quer dizer à umas musicas q eram escusadas!
ResponderEliminarE?? Apenas estava a dar a minha opinião. O blog é para agradar a todos, mas por vezes não agrada a alguns e tem de ser transmitir esse ideia! Tipo --'
ResponderEliminar