Guia Musical Verão 2020 - As Canções


Este será o Verão mais atípico de que haverá memória, mas no pólo musical as canções continuam com a temperatura perfeita para desfrutarmos da estação como se tudo estivesse nos eixos. Que estas vinte escolhas possam melhorar a vossa temporada:


1) Lady Gaga & Blackpink- "Sour Candy"- Há muito pouco de veraneante numa canção que tem a palavra "chuva" no título, não acham? Nem "Rain on Me" é indicado para a estação, nem o maior tesouro de Chromatica. Esse pertence algures ao team-up fantabulástico com Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, um festim de house/dance pop noventista generoso o suficiente para ceder o holofote à girlsband

2) Harry Styles- "Watermelon Sugar"- Pegámos, trincámos e metemo-lo na cesta em Novembro do ano passado. Conservámo-lo sem recurso a aditivos porque era saboroso o suficiente para aguentar até ao Verão, altura em que finalmente obteve ordem de soltura. O amor de água fresca de Harry Styles não só nos dá a volta à cabeça, como ainda nos deixa sedentos por mais. Que êxtase.

                                                   stylesupdated | Tumblr

3) Taylor Swift- "Cruel Summer"- Bom, talvez Miss Swift já não nos agracie com um 5º single de Lover, mas ninguém nos livra do Verão impiedoso que vamos ter. Se pelo meio conseguirmos viver um romance de Verão escaldante, do mal o menos. A lírica de Taylor, St. Vincent e a produção do sempre bestial Jack Antonoff resplandecem nesta pérola synthpop. 

4) Dua Lipa- "Levitating"- Enquanto muitos contemporâneos seus se preocupam como podem fazer render um álbum ao 4º single, Dua Lipa banha-se na dificuldade de escolher apenas um num disco tremendo em que cada canção pode ocupar tal posição. A toada electro-disco espacial de uma feel-good song tão arrebatadora e Daft-Punkiana quanto "Levitating" pode fazer a diferença. 

5) Carly Rae Jepsen- "Summer Love"- 'Cause we all live for the feeling, dance to the feeling and wait for the feeling, don't we? Pensem em "Gimme! Gimme! Gimme!" dos ABBA e "The Less I Know the Better" dos Tame Impala, et voilà, chegamos a "Summer Love" de Carly Rae Jepsen, num dos momentos mais celebrados de Dedicated Side B, a provar o triunfo da roupa velha como ninguém.

6) Charli XCX- "C2.0"- E porque as melhores raves da estação estival vão ser as caseiras com lotação limitada, convocamos a rainha da pop avant garde e do DIY, que gravou todo um álbum excepcional num espaço de quatro semanas durante a quarentena. Das cinzas de "Click" do anterior Charli nasce "C2.0", com direito a chuva caleidoscópica patrocinada por cogumelos mágicos de A. G. Cook. 

7) Kim Petras- "Malibu"- Em 2010, Katy Perry e Dr. Luke tomavam o Verão de assalto com a perfeição pop da era de Teenage Dream. Dez anos volvidos, o infame produtor trabalha sob pseudónimos e é Kim Petras quem melhor herda o ceptro da pop multicolorida e assolapada de Perry. No quintal, nas traseiras, na varanda ou em frente ao chroma key, tostaremos todos ao sol de "Malibu". 

8) Megan Thee Stallion feat. Beyoncé- "Savage"- Líder antecipado na corrida para os hits de Verão, "Savage" começou por ser a canção da temporada no TikTok, até que o avassalador remix com Queen B chegou para adensar o fenómeno. Duas nativas do Texas, antiga e nova geração, numa aliança de empoderamento feminino que deixa estragos à sua passagem. 

9) Rosalía & Travis Scott- "TKN"- Há dois anos era "Malamente". Há um "Con Altura". No Verão'20 é o reggaeton/trap marcial de "TKN" quem mais ordena, com Rosalía já instalada no topo do mainstream internacional, ainda a fundir culturas e sonoridades como ninguém, e com poder suficiente para convencer Travis Scott a debitar rimas em espanhol. Vamos todos ao tapete.

                                             Video: Rosalía & Travis Scott - "TKN" - UMOMAG.com

10) The Weeknd- "Save Your Tears"- A escolha do 3º single de After Hours estaria sempre entre esta canção e "In Your Eyes". É sabido que a última ganhou a corrida, mas "Save Your Tears" vai muito a tempo de manter a campanha promocional viva e, quiçá, tornar-se num êxito maior da temporada. É mais uma inescapável gema synthpop da lavra de Max Martin e Oscar Holter, com os anos 80 à lapela.

11) Foxes- "Love Not Loving You"- Largar as amarras do coração mesmo a tempo da estação mais quente do ano, propícia ao cultivo de novos romances, é um sentimento que muitos podem partilhar. O facto deste assinalar o regresso em grande forma de Louisa Allen, num espectacular tema funk pop via Peter Gabriel e Kimbra, não deve ser menosprezado.

12) Regard & Raye- "Secrets"- Possivelmente não dançaremos na pista como em anos passados, mas isso não é motivo para deixarmos de receber a correspondência de Ibiza. "Secrets", o sucessor do bem-sucedido "Ride It" do DJ Regard, será num universo paralelo o pináculo de muitas noites quentes de Verão. 

13) Doja Cat feat Gucci Mane- "Like That"- "Say So" é canção para ficar a marinar durante o ano inteiro, mas nem Doja Cat é rapariga de um êxito só, nem Hot Pink se esgota em três minutos. As fichas já foram depositadas em "Like That", outro suculento híbrido pop-rap com versos de Gucci Mane que prolongará a sua vaga de sucesso.  

14) The Black Eyed Peas, Ozuna & J Rey Soul- "Mamacita"- Ainda estamos todos a processar a mudança dos BEP para latitudes latinas, mas é inegável que o estão a fazer com brio. Portento reggaeton-house, "Mamacita" apoia-se fortemente em "La Isla Bonita" (1986) de Madonna, na presença credível de Ozuna e na desconhecida J Rey Soul na melhor substituição de Fergie. É bop

                                             Latest Mamacita GIFs | Gfycat

15) Ashley Tisdale- "Lemons"- Ninguém percebe muito bem como é que Ashley Tisdale, antiga glória da Disney, passa uma década afastada da cena musical e regressa, sem aviso, com um punhado de singles notáveis. "Lemons" é já o terceiro da nova encarnação, uma airosa canção pop sobre dançar na corda bamba, que não soa a 2020, mas soa indiscutivelmente bem. 

16) Jessie Ware- "Save a Kiss"- Porque continuaremos a guardar beijos, abraços e sorrisos durante mais uns tempos, mas essencialmente porque Miss Ware está a entregar-nos uma campanha de singles formidáveis para What's Your Pleasure?, continuaremos cativos a uma canção que vive na mesma ondulação synthpop e disco existencial de Robyn. 

17) Carly Rae Jepsen- "This Is What They Say"- Para o caso de não se terem apercebido, Dedicated Side B comete o incrível feito de soar ainda melhor do que o dito lado A editado no ano passado, por isso é mais do que natural convocarmos Carly Queen para uma segunda rodada, com a dance pop pré-milenial de "This Is What They Say". Ai ai, borboletas no estômago e muita ginga na anca. 

18) Dua Lipa- "Hallucinate"- Estivesse a época de festivais prestes a entrar em cena como de costume, "Hallucinate" seria um absoluto crowd-pleaser em qualquer ponto do globo.  Seja como for, nada nos impede de fantasiarmos com este êxtase house/europop algures entre Kylie Minogue e Lady Gaga, que nos dá a melhor utilização do vocábulo "my-my-my-my" desde "Poker Face". 

                                     Let’s Get Physical Work Out Video by Dua… – Dua Lipa

19) Meghan Trainor feat. The Pussycat Dolls- "Genetics"- A pandemia negou-nos um regresso em pleno das Pussycat Dolls, mas para gáudio dos fãs há mais outro inédito da trupe de burlesco para além de "React", que dificilmente veremos retratado em vídeo. Uma lição sobre código genético e fonética a que é difícil virar a cara, claro está.

20) Hayley Williams- "Over It"- A estreia a solo da frontwoman dos Paramore serve-nos tantas tonalidades, que facilmente encontramos uma canção para cada estação do ano. A atmosfera solarenga pop punk/new wave de "Over It", acerca de encontrar razões para perdurar perante a adversidade, casa bem com uma estação que deverá ser acima de tudo sobre superação e resiliência. 

O compêndio estival segue dentro de dias com o recap dos álbuns da estação. 

Comentários

Mensagens populares