KABOOOOOOM!!

Arctic Monkeys-"Brianstorm"
Favourite Worst Nightmare (2007)

Em 2007 este tema fulminou-me como um raio:



Há 5 anos atrás os meus horizontes musicais ainda eram bastante limitados e os meus ouvidos contentavam-se com temas comerciais (pop e R&B basicamente). Mas, subitamente, este "Brianstorm" surgiu sem aviso e, inesperadamente, dei por mim a vibrar com um tema rock musculado e muito pouco ligeiro.

Os culpados eram os Arctic Monkeys que à data editavam Favourite Worst Nightmare, o repentino 2º álbum após a fabulosa estreia (na altura não achei, mas agora gosto bastante) com Whatever People Say I Am, That's What I Am Not (2006), que se tornou no álbum de estreia mais vendido em apenas uma semana no Reino Unido e que é considerado um dos melhores álbuns rock dos anos 00.

Vindos de Sheffield e liderados por Alex Turner, são uma das bandas mais geniais dos últimos anos e que com apenas 6 anos de carreira possuem uma discografia de respeito que se completa com Humbug (2009) e o mais recente Suck It and See (2011), sendo que evoluem sempre a um ritmo incrível.

Essa evolução ficou bem patente neste "Brianstorm", pedaço frenético de bateria e guitarras alucinantes que os aproximou de uns Queens of the Stone Age e bastante precoce para jovens que tinham acabado de entrar na casa dos 20.

Foi com este tema que os Monkeys me conquistaram de vez e desde então acompanho a sua carreira com grande interesse. Talvez tenha sido o espantoso vídeo (sim, o rock frenético também se dança), talvez tenha sido uma epifania. O certo é que desde esse dia os meus ouvidos nunca mais foram os mesmos.

"I doubt it's your style
not to get what you set out to acquire
the eyes are on fire
you are the unforecasted storm

Well see you later, innovator"

Comentários

Mensagens populares