20 êxitos para celebrar o cinquentenário de Kylie Minogue


Ela é a diva australiana que aprendemos a adorar ao longo das últimas três décadas, transversal a gerações, géneros e tribos. Kylie Minogue cumpre hoje meio século de vida e, naturalmente, o sentimento é de celebração e gratidão.

A efeméride ganha ainda mais relevo pelo facto de em 2018 se assinalarem trinta anos da edição do seu álbum de estreia: treze álbuns e 80 milhões de discos vendidos depois, aqui estamos nós para soprar as velas.

Juntem-se então a mim enquanto fazemos a contagem decrescente pelos seus vinte melhores êxitos: é tempo de celebrarmos a vida e obra da Deusa Pop dos Antípodas!



20º "Into the Blue", Kiss Me Once (2014)- Yyoooo-ó-ó-ó. Liberdade, independência e um extasiante sentimento de felicidade trespassavam Kylie no cartão-de-visita do seu 12º álbum de estúdio, pedaço de pop gloriosa composta à base de teclados, sintetizadores esparsos e cordas. Corações ao alto, uivemos à lua.

19º "2 Hearts", X (2007)- Depois de uma paragem na carreira motivada pela luta contra o cancro da mama, Kylie regressava triunfalmente com o seu primeiro inédito em três anos. De baixo insinuante, verve glam rock e aura electro à boa moda de Goldfrapp, "2 Hearts" parecia anunciar uma mudança de rumo que não se veio a concretizar. Ficou o assombro da primeira amostra. Whooooo!

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18º "I Should Be So Lucky", Kylie (1988)- Classic Kylie na vossa direcção! Madonna já tinha dado por encerrada a era de True Blue (1986) quando uma jovial estrela da TV dos Antípodas transitava para o estrelato pop e se tornava no mais próximo de uma rival. Do debute trintão, para além da mítica canção do comboínho, destacava-se este pedaço de bubblegum pop que a ajudou a cultivar a imagem de girl-next-door.

17º "On a Night Like This", Light Years (2000)- Como esquecer a febre europop do começo do novo milénio? Depois de dois álbuns mais experimentais e comercialmente discretos, Kylie retornava às origens dance pop na viragem do século com Light Years. Com toda uma narrativa inspirada na película Casino (1995) de Scorsese, "On a Night Like This" fazia a ponte entre as pistas de Londres e de Ibiza. 

16º "Wow", X (2007)- Depois do polarizador "2 Hearts", Minogue voltava aos carris com um bombom disco pop hiperactivo e esfuziante que funcionava como o "Holiday" de Madonna em esteróides. Segundo e mais aclamado single do seu 10º álbum, assinalou também a sua primeira parceria criativa com Greg Kurstin, hoje um dos estetas mais essenciais do nosso tempo. Wowowowowoooow!

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15º "Come Into My World", Fever (2001)- Do álbum onde indiscutivelmente moram os seus melhores singles, encontra-se este sedutor pedaço de nu-disco que convida o ouvinte a entrar na esfera privada da cantora. O vídeo trata-se de um dos mais inventivos da sua carreira e conta com assinatura do francês Michel Gondry. A canção concedeu a Kylie o único Grammy do seu percurso, na categoria de Melhor Gravação de Dança, em 2004.

14º "In My Arms", (2007)- How do you describe a feeling? Na última visita a X damos de caras com a retro-synthpop extravagante de "In My Arms", cortesia de Calvin Harris, aqui numa das suas primeiras produções para terceiros, destacada pela crítica como um dos momentos mais fortes do álbum. O vídeo alinha na ambiência do tema e dilui-se em cor, geometrias e espalhafato. 

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13º "Better the Devil You Know", Rhythm of Love (1990)- Falemos de rupturas. Ambicioso single de avanço do seu terceiro disco de originais, "Better the Devil You Know" foi a canção que silenciou a imagem pueril da estreia e deu lugar a uma intéprete mais provocadora e sonicamente destemida. Stock Aitken Waterman, trio mágico da pop britânica dos anos 80, concedia então a Kylie o seu "I'm a Slave 4 U", "Dirrty" ou "We Can't Stop".

12º "All the Lovers", Aphrodite (2010)- Won't you dance? Minogue inaugurava os 40 com uma jubilosa faixa electropop de recorte disco tecida por Jim Eliot e Stuart Price, sobre sucumbir ao amor com o ímpeto da primeira vez. Joseph Kahn trouxe à vida o vídeo da canção, assente numa gigantesca pirâmide humana em roupa interior que se congrega para celebrar o amor nas suas diferentes acepções. 

11º "The Loco-Motion", Kylie (1988)- Todos a bordo! Pegar na carinha laroca da novela mais afamada lá da Austrália e fazer dela a resposta dos Antípodas a Madonna era um plano demasiado ambicioso. Um infalível cover de um tema recuperado ao cancioneiro americano de 1962 lançou o isco e a imbatível parceria com Stock Aitken Waterman fez o resto. Trinta anos mais tarde, tanto Neighbours como Kylie Minogue continuam no activo. Há coisas fantásticas, não há?

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10º "I Believe In You", Ultimate Kylie (2004)- Em 2004 encontrávamos Kylie em plena retrospectiva de carreira com uma cintilante construção eurodisco forjada por Jake Shears e Babydaddy - cabeças pensantes dos Scissor Sisters - sobre confiar no parceiro amoroso acima de todas as coisas, que a devolveu às boas graças da crítica depois da recepção mais tépida a Body Language.

9º "Chocolate", Body Language (2003)- Sem dúvida um dos singles mais arriscados e não convencionais da australiana neste milénio, "Chocolate" destaca-se no seu catálogo pela saborosa cobertura disco-funk e pela para-lá-de-erótica interpretação meio sussurrada meio ofegante de Kylie. A experiência auditiva complementa-se com um vídeo de apurado sentido estético que presta homenagem aos antigos musicais dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer. Que sonho.

8º "In Your Eyes", Fever (2001)- De volta aos tempos em que Kylie era a representação máxima de futurismo na pop. "In Your Eyes", lasciva construção dance pop, teve a difícil tarefa de suceder ao massivo "Can't Get You Out of My Head" e não vacilou na hora de dar continuidade ao sucesso da campanha promocional de Fever. As luzes néon, os movimentos robóticos e a saia flutuante fizeram o resto.

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7º "Red Blooded Woman", Body Language (2003)- Boy, boy! O nono álbum de estúdio pode ter sido um dos mais mal-amados da sua carreira, mas teve singles fortíssimos. Em "Red Blooded Woman" Kylie Minogue canalizava os apetites urbanos de Timbaland num compelativo e sedutor objecto synthpop de balanço R&B que tinha como propósito dar continuidade à conquista do mercado norte-americano iniciada com o álbum anterior. Missão falhada, single catita no portfólio.

6º "Get Outta My Way", Aphrodite (2010)- Indiscutivelmente o single de Kylie mais subvalorizado dos últimos anos. Nada menos do que um colossal pop banger de dedo desafiador no ar e anca movediça na pista de dança, "Get Outta My Way" foi entregue à entrada da quarta década de actividade de Minogue, numa era dominada por Lady Gaga, Rihanna, Katy Perry e afins. Nem Madonna se saiu com algo tão formidável nos seus últimos trabalhos...

5º "Spinning Around", Light Years (2000)- Falemos de regressos triunfantes. Depois de em meados da década de 90 ter atravessado a sua fase indie com o álbum homónimo de 1994 e Impossible Princess (1997), Kylie brindava o novo milénio com o retorno à pop leve e airosa em que sempre foi tão eficaz. O revivalismo disco foi particularmente engenhoso em "Spinning Around", complementado por um vídeo que é toda uma prosa ao traseiro da cantora. Benditas hotpants.

4º "Love At First Sight", Fever (2001)- No início dos anos 00 a cultura pop começava a absorver os ensinamentos dos Daft Punk ou Modjo e dona Kylie foi uma das primeiras estrelas do mainstream a incorporar elementos da dita french house no seu catálogo. Os resultados evidenciaram-se no inebriante "Love At First Sight", quatro prodigiosos minutos de dance pop imaculada que culminam em atracção imediata. Dezassete anos volvidos, não perdeu nem um milésimo do seu encanto.

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3º "Slow", Body Language (2003)- O coração salta uns quantos batimentos, o suor escorre e o bom senso falha-nos: com a breca, é a canção mais erótica do repertório da deusa dos Antípodas. E possivelmente do universo. Insinuante cartão-de-visita do seu nono álbum de estúdio, "Slow" cozinhava em lume brando de electropop minimal, com a intérprete a convidar um potencial parceiro para uma sessão íntima e demorada. Quem diria que banhos de sol sincronizados poderiam ser tão interessantes? Yeaaah. Slow.

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2º "Confide In Me", Kylie Minogue (1994)- Se "Better the Devil You Know" foi o seu primeiro momento de rebeldia, "Confide In Me" corresponde ao seu momento de afirmação e necessidade de emancipação artística. Recém-saída da PWL e livre da alçada constritora de Stock Aitken Waterman, Kylie procurou novos rumos junto do selo da Deconstruction e dos Brothers in Rhythm, colectivo de electrónica que lhe deu o single mais arrojado e inventivo do seu percurso. Dramático e sedutor à boa moda de James Bond, o tema espraia-se ao longo de cinco minutos em instrumentação de cordas e percussão típicas do Médio Oriente, em cama indie pop com elementos de trip hop. Liricamente, Kylie adopta ora a postura de presa, ora de caçadora, versando sobre a sua capacidade de manipulação. Quão desconcertante e pioneira foi esta fase. 

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1º "Can't Get You Out of My Head", Fever (2001)- Não há grande margem para dúvidas aqui. A crítica especializada é unânime, o VH1 assina por baixo e até o não-tão-amante-assim-de-pop concorda: este é o êxito de assinatura de Kylie Minogue. Decisivo para a sua metamorfose enquanto  diva dance pop do novo milénio, "Can't Get You Out of My Head" alcançou o nº1 em cerca de 40 países e abalou os alicerces da cultura pop não só pela sua infalível construção, à base de uma linha de baixo pulsante, sintetizadores espaciais e sobretudo de la la la's hipnóticos, como pelo estrondoso pacote em que veio embrulhado: toda uma odisseia audiovisual futurista e semi-alienígena centrada no revelador macacão branco de Kylie e nas coreografias sincronizadas com o bizarro esquadrão de dançarinos. Daqui a trezentos anos, seres de outro planeta encontrarão a canção nos nossos arquivos e ficarão igualmente de cabeça à roda. Assim é o legado de Kylie.

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Pelo talento, longevidade, ambição e pela capacidade de acompanhar e evoluir com os tempos, e resistir à passagem deste. Exemplo de profissionalismo e sucesso não só para as mulheres da sua profissão como para as de todo o mundo, ícone global certificado e unanimemente amado.

Parabéns, Kylie, obrigado :)

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