Sons Frescos #37


O Verão mostra-se timidamente, mas as canções não:

1) Justin Timberlake- "SoulMate"- Summer starts now. Vinte anos de obra feita deviam dar a JT a capacidade de não ter que provar nada a ninguém se não a ele próprio. E se há algo que "SoulMate" - inédito pop tropical/funk forjado a meias com Nineteen85, colaborador habitual de Drake - vem assumir, é a culpa de quem não deu ao seu público a qualidade e aclamação do costume com Man of the Woods. Disparate, porque "Midnight Summer Jam", "Higher, Higher" ou "Wave" teriam rematado a era com algum prestígio. Pausa para reflexão durante os próximos meses, ok?

2) Cheat Codes, Little Mix- "Only You"- Afinal há um híbrido pop/EDM capaz de ombrear com "One Kiss" este Verão - e vem da parte da girlsband favorita de todos nós. As Little Mix saem assim do breve hiato (está prometido o quinto álbum até ao final do ano) para uma inédita exploração dos sons da pista de dança na companhia do mesmo trio norte-americano que teceu "No Promises" para Demi Lovato no ano passado. Não são alheias as referências a "Anywhere" de Rita Ora, mas é senhor banger para dar alento a muitas pool party.

3) Charli XCX- "Focus"- Devíamos começar a pensar em prestar tributo diário à rainha dos bops futuristas, por agraciar-nos com sucessivos deleites auditivos em tão curto espaço de tempo. Bombom synthpop esquadrinhado por A.G. Cook, manda-chuva da PC Music e actual director criativo da carreira de Charli, "Focus" retém com mestria o som experimental da mixtape Pop 2. E não vem só: "No Angel" chega pela mão dos Invisible Man e SOPHIE, com o mesmo polimento e ainda mais verve. Não somos dignos. 

4) Azealia Banks- "Treasure Island"- Estamos em 2018 e Azealia Banks já não fervilha tanto no plano musical como nos tablóides, mas isso não implica que seja uma carta fora do baralho. Pelo contrário, "Treasure Island" atesta bem a sua vitalidade: um borbulhante cozido de dance pop/rap com assinatura dos gigantes Dr. Luke e Cirkut e rimas debitadas em alta rotação. Pretende ser o segundo avanço de Fantasea II: The Second Wave, que em breve se materializará no seu segundo disco. Ou algo como isso.

5) OneRepublic- "Connection"- Ryan Tedder e companhia têm levado o seu som por diferentes rotas desde que renunciaram ao formato álbum, há coisa de um ano e pouco. "Connection", cartão-de-visita de um novo projecto, absorve nitidamente algumas influências hip hop dos Twenty One Pilots fundidas com a mestria pop de Tedder e versa sobre a urgência de estabelecermos ligações humanas para lá das potencialidades da fibra óptica. Suficientemente decente para nos manter em linha. 

6) Sigrid- "Schedules"- Contemos sempre com o condão de originalidade da pop nórdica para combater a monotonia do mainstream. "Schedules" era a peça que faltava para completar o alinhamento de Raw, o EP nº2 da esperança norueguesa Sigrid, que versa sobre saltos de fé no campo amoroso - ou como fazer acontecer mediante agendas apertadas. Está mais que pronta para o longa-duração de estreia. 

7) Twenty One Pilots- "Nico and the Niners"- O duo mais idolatrado dos últimos anos está de volta com dinamite na bagageira. O regresso faz-se com single duplo: de um lado o rock alternativo progressivo e obscuro de "Jumpsuit" (que recebe vídeo oficial) e do outro o reggae-rap psicadélico de "Nico and the Niners", companheiro de armas de "Ride". São então a primeira amostra revelada de Trench, o quinto álbum da dupla, esperado a 5 de Outubro. E para Março do próximo ano está marcada a estreia em Portugal com um concerto na Altice Arena.

Comentários

Mensagens populares