Sons Frescos #63


Vestindo engalanado para receber o Outono:

1) Ella Henderson- "Glorious"- Há muito de inacabado no percurso de Ella Henderson, em tempos um dos activos femininos mais promissores a emergir do Reino Unido. Como qualquer artista associado ao The X Factor, caiu no esquecimento ainda antes de terminar o contrato com a Syco, e há cinco anos que aguardamos pelo sucessor de Chapter One. "Glorious" ainda não traz o álbum de arrasto - antes um singelo EP de quatro temas - mas é um single pujante construído numa mensagem de auto-aceitação e singularidade, com afiliações a "Issues" de Julia Michaels. É para resultar.

2) Colouring- "Oh My God!"- Depois de três anos consecutivos a lançar EPs, em 2019 ainda não tínhamos tido notícias dos londrinos Colouring. Eis que "Oh My God!" chega para quebrar o silêncio: um mui aditivo e rítmico single indie pop contaminado pela electrónica que tão bem gostam de explorar amiúde, que já conseguiu ser pescado pelos senhores da EA Sports para a banda-sonora do recém-lançado FIFA 20. Cada golo tem direito a um shufflezinho.

3) Halsey- "Graveyard"- Até há coisa de um ano parecia que Halsey estava a caminho de alguma coisa: cada nova canção definia melhor a sua intrincada persona artística, cada novo single tornava-a maior e maior na configuração pop. Depois de riscar o arrojado mas não comercial "Nightmare" do alinhamento do novo Manic, a campanha promocional foi reactivada com este "Graveyard", sobre amar uma pessoa obscura e ser arrastada nas trevas com ela. Existem demasiadas direcções nesta canção de inclinações folk-pop, electropop e alt pop, que sobretudo não tem força nem para ser single, nem para levá-la ao próximo patamar do seu crescimento.

4) Becky Hill feat. MNEK- "Find a Place"- Há demasiado tempo que Becky Hill está a borbulhar na cena mainstream britânica, sem nenhum documento musical que ateste a sua vitalidade na pop contemporânea. Pois isso acaba de mudar com a edição de Get to Know, espécie de compilação de estreia que reúne a maioria dos singles que foi editando nos últimos seis anos, e que inclui ainda quatro inéditos, entre eles este "Find a Place", dinâmico pedaço de UK funky entregue na companhia do amigo e produtor-com-o-toque-de-Midas MNEK.

5) Zedd & Kehlani- "Good Thing"- Quão estranho é ainda não termos tido um hit de Zedd em 2019? A tentativa falhada com "365" ao lado de Katy Perry no início deste ano pode ter refreado o seu entusiasmo, mas tudo indica que o último trimestre será de melhor colheita, muito por culpa de "Good Thing", um single muito diluído nas sensibilidades pop/R&B do momento assente na entrega vocal precisa e imaculada de Kehlani, a propagar uma mensagem de amor-próprio e afirmação sonante.

6) Charlotte Lawrence- "Navy Blue"- O bom amante da pop tem mantido Charlotte Lawrence debaixo de olho, que nos últimos dois anos lançou singles tão formidáveis quanto "Sleep Talking", "Just the Same" ou "Keep Me Up". Tardava escutar-lhe um que nivelasse com a perfeição pop desses já citados, mas aí temos "Navy Blue" - pop grandiosa da que faz acelerar o coração e desenhar fogo de artíficio no céu - com os nomes de Louis Bell, Charlie Puth e Andrew Watt envolvidos na produção. 

7) Christina Aguilera- "Haunted Heart"- Impressionante como uma simples canção para uma banda-sonora de um filme de animação consegue superar a qualidade da maior parte das faixas do seu último álbum de estúdio. "Haunted Heart" é então o primeiro lançamento pós-Liberation, que a vê recuar à era de Back to Basics numa mescla de blues/soul assombrada por vibrações halloweenescas, ou não tivesse sido ela criada de propósito para a versão animada de The Addams Family. Spookylicioussss!

8) Gabrielle Aplin- "Kitsungi"- Ora que maravilhosa amostra e conceito temos aqui. Buscando inspiração na arte japonesa de reparação de cerâmica com recurso a laca ou pó de ouro, prata e platina, Gabrielle ergue um inventivo single power pop/synthpop que aceita as suas falhas e imperfeições como parte da sua história. O toque de Askjell Solstrand - produtor de Sigrid ou Aurora - faz toda a diferença.

9) Shaed x Zayn- "Trampoline"- Os norte-americanos Shaed (lê-se Shade) são os Marian Hill de 2019. Projectados pela utilização deste tema - alt pop/electrónica gravitacional no seu melhor - num anúncio da Apple para o MacBook Air no final do ano passado, já entraram no top 40 da Billboard Hot 100, mas faltava-lhes algo para ir mais além. A resposta chega na improvável mas certeira adição de Zayn, também à míngua de êxitos desde que Icarus Falls se espatifou ao comprido, que se revela na metade mais-que-perfeita para os voos picados de Chelsea Lee. Céus, isto é incrível!

10) White Lies- "Hurt My Heart"- Foi em Fevereiro último que assistimos à edição de Five, mas o trio britânico - actualmente em comemoração dos dez anos do lançamento do álbum de estreia - acaba de lançar um inédito bestial gravado em LA com o produtor Andrew Wells (5 Seconds of Summer, Fall Out Boy), que soa a um "There Goes Our Love Again" mais brilhante, arrojado e maximalista. Percebe-se porque é que não quiseram contê-lo - é formidável.

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