MTV Video Music Awards 2012: Os Vencedores

Decorreu na passada quinta-feira, 7 de Setembro, em Los Angeles, a 29ª edição dos VMA's na qual os One Direction foram os grandes vencedores da noite, com um total de 3 estatuetas ganhas. Seguiram-se-lhes Chris Brown e MIA, com 2 Moonman's cada. Porém, foi Rihanna a alcançar o prémio mais cobiçado da noite - Vídeo do Ano - tornando-se na 1ª artista feminina a conquistar 2 vezes tal façanha, uma vez que em 2007 já o havia feito, e apenas a 2ª artista de sempre - depois de Eminem - a ganhar por 2 vezes o prémio maior da cerimónia.
Aqui fica a lista completa dos vencedores:
Video of the Year- Rihanna/Calvin Harris-"We Found Love"
Best Male Video- Chris Brown-"Turn Up the Music"
Best Female Video- Nicki Minaj-"Starships"
Best New Artist- One Direction-"What Makes You Beautiful"
Best Pop Video- One Direction-"What Makes You Beautiful"
Best Rock Video- Coldplay-"Paradise"
Best Hip Hop Video- Drake/Lil Wayne-"HYFR"
Best Electronic Music Video- Calvin Harris-"Feel So Close"
Best Direction in a Video- M.I.A.-"Bad Girls"
Best Choreography in a Video- Chris Brown-"Turn Up the Music"
Best Visual Effects in a Video- Skrillex-"First of the Year (Equinox)"
Best Art Direction in a Video- Katy Perry-"Wide Awake"
Best Editing in a Video- Beyoncé-"Countdown"
Best Cinematography in a Video- M.I.A.-"Bad Girls"
Best Video With a Message- Demi Lovato-"Skyscraper"
Most Share-Worthy Video- One Direction-"What Makes You Beautiful"
Este ano proponho-me a fazer uma reflexão acerca de como correram estes VMA's. Se os tivesse que descrever numa palavra seria: desilusão. Aquela que supostamente é a cerimónia de prémios musicais mais icónica de todos os tempos soube a pouco e ficou muito aquém das expectativas. Mas vejamos ponto a ponto:
Coube a Rihanna, figura mais do que saturada, inaugurar as festividades com aquele que possivelmente é o seu novo single "Cockiness (Love It)" numa nova versão com o rapper ASAP Rocky, com muito atrevimento e duplo sentido à mistura. Porque não ter escolhido "Watch n' Learn", um dos poucos momentos iluminados de Talk That Talk...? Seguiu-se o quase obrigatório e sublime "We Found Love", um dos poucos momentos em que o público vibrou.

Após uma introdução muito bem conseguida por parte do apresentador, seguiu-se a entrega de Best Pop Video aos One Direction. Numa cerimónia em que a popularidade é quem mais ordena, não me surpreendeu que tivessem sido eles os grandes vencedores da noite, mas pensei que Justin Bieber fosse dar luta, o que não aconteceu. Mais uma vez isto é prova de que a "Invasão Britânica" tomou de assalto a América e veio para ficar.
Pink actuou pela enésima vez nos VMA's, desta feita para apresentar o seu novo single, que parece-me a mim, não é tão forte quanto alguns que já teve no passado. Mesmo assim, é sempre uma alegria ver a irreverência de Pink a tomar conta do palco dos VMA's e as suas actuações são algo de memorável. A deste ano trouxe-nos lábios gigantes e a energia do costume, naquele que possivelmente foi um dos melhores momentos da noite.
A cerimónia prosseguiu com a entrega do Best Male Video a Chris Brown pelo seu "Turn Up the Music". O único rival aqui era "Take Care", mas julgo que foi merecido. É de facto um grande vídeo com visuais de encher o olho e coreografias de topo. De seguida teve lugar a actuação de Frank Ocean, nome tão falado nos últimos tempos, que deslumbrou numa actuação fabulosa e intimista: a par da actuação de Pink, foi o momento da noite.
Momentos mais tarde ocorre a entrega do Best Hip Hop Video ao video de Drake e Lil Wayne (pena que não tenha sido a "Take Care") e acontece a actuação dos Backstreet Boys do novo milénio, que levou o público ao delírio. É bom que aproveitem enquanto podem pois não passam de um mero fenómeno que dentro de 3/4 anos irá cair no esquecimento (uma futura saída de Harry será a sua ruína).
Eis que chega o momento choque da noite quando Nicki Minaj vence o Best Female Video, que é apenas o vídeo mais horrível e desinspirado que já vi em muito tempo. Acontece que todos tinham que ficar contentes e a Miss Minaj não podia ir para casa de mãos a abanar... mas haveria mesmo necessidade?!
Segue-se nova ronda de actuações com 2 Chainz e Lil Wayne a debitar rimas em palco, para depois darem lugar a uns Green Day efusivos, sempre cheios de pica e com muito punk rock para dar e vender. Gostei de ver que Billie Joe e companhia continuam para as curvas.
O prémio de Best New Artista é entregue aos One Direction (wow, surpresa!), sendo fácil de adivinhar que iriam conquistar sem problema algum esta vitória. Seguidamente houve o regresso de Alicias Keys aos palcos para apresentar o seu novo single "Girl on Fire". Vi-lhe fogo no olhar e uma mulher renascida em palco: aumenta a expectativa para o novo álbum que aí vem.
O momento mais aguardado da noite chega com a entrega do Video of the Year a"We Found Love", a mais justa vitória da noite. Seria um choque se Rihanna tivesse saído de mãos a abanar, logo com um vídeo que é estupendo a todos os níveis. Pena mesmo não ter ganho os restantes para os quais estava nomeado, porque batia os seus adversários em larga escala. Bem, pelo menos este ano não se pode dizer que tenha sido ignorada como em 2011...
Quase sem se dar por isso os VMA's chegam ao fim e é Taylor Swift a responsável pelo cair do pano com o tema do momento. Mais atrevida e destemida que nunca, não é que agora lhe deu para entrar na luta pelo ceptro da pop? E assim terminou uma das piores edições de que há memória, sem brillho nem glória. É de esperar que em 2013, em que se comemoram 30 anos de VMA's, a cerimónia recupere o prestígio a que sempre nos habituou.

Comentários

Mensagens populares