50 anos de Max Martin: o Guru da Pop em 50 hits
Falar de Max Martin é abrir a enciclopédia da pop e perceber onde nasceram os grandes hits de ilustres como Britney Spears, Pink, Katy Perry, Kelly Clarkson, Ariana Grande, The Weeknd, Taylor Swift ou Backstreet Boys. O maior guru da pop dos últimos 25 anos, que completou 50 anos de vida no passado dia 26 de Fevereiro.
Este é o crème de la crème de uma folha de serviço invejável e inigualável vinda do produtor sueco. Celebremos e honremos o seu percurso e vida:
A planta de referência da teen pop do final dos anos 90. Descomplicada e directa ao coração.
2) Backstreet Boys- "Everybody (Backstreet's Back) (1997)
Um mirabolante tema dance pop transformado em extravagância de Halloween.
A produção imaculada estava lá, o coração da intérprete é que não. Felizmente Robyn cresceu e mostrou ser bem mais do que isto.
A explosão da bubblegum pop. O despontar de um ícone. Clássico a-b-s-o-l-u-t-o.
Talvez a melhor canção alguma vez feita por uma boysband.
Quando o trovão cai duas vezes no mesmo sítio.
7) Kelly Clarkson- "Since U Been Gone" (2004)
Um gigantesco manifesto power pop/rock vingativo à entrada do novo século.
O drama. A angústia emo. O agitado binómio entre guitarra e bateria. Silvemos.
O Breakaway de Pink chegava dois anos depois.
Um single bombástico e pesado para os parâmetros de Martin, conduzido por uma Pink em chamas.
A consagração de Alecia Moore chegou também por via de Max, em modo ruidoso e zero bullshit.
Depois de dois discos sem créditos do esteta sueco, o álbum do retorno à proeminência de Brit contava com uma singela mas escandalosa oferenda dance pop que fez virar várias cabeças.
Um show vocal pirotécnico envolto em pop, rock e dance pop na então melhor tradução das capacidades de Max Martin.
14) Britney Spears- "3" (2009)
Aí estava ele também na comemoração dos dez anos de carreira do ícone que ajudou a erguer, num deboche electropop de sonho.
Pink não o quis e Kelly teria feito justiça, mas era tempo de termos uma voz masculina capaz de honrar uma produção sua.
A maravilhosa era de Katy, parte I - O Parque de Diversões
A maravilhosa era de Katy, parte II - O Poster na Parede
A maravilhosa era de Katy, parte III - Fora de Órbita
19) Katy Perry- "Last Friday Night (TGIF)" (2010)
A maravilhosa era de Katy, parte IV - Ainda sei o que fizeste na sexta passada.
Laivos de Enrique, europop e dance pop a rodos - ou a prova de como Usher sempre pensou em grande.
O mestre de cerimónias não falhou à celebração da primeira década de actividade de Pink.
A entrada nos anos 10 trouxe elementos de dubstep, trance e música industrial à dance pop por ele instituída.
23) Britney Spears- "I Wanna Go" (2011)
Um musculado e para-lá-de-divertido single EDM que condensa primor na acentuação silábica.
A maravilhosa era de Katy, parte V - Indestrutível
Martin puxa a carta reggae-pop dos Ace of Base, parte I
Possivelmente o único single pré-Purpose de Bieber que resistiu à passagem do tempo. Percebe-se o porquê.
Estava escrito que assim que os caminhos de Max e Taylor se cruzassem, esta alcançaria o seu primeiro nº1 nos EUA.
Desde aquele primeiro drop de dubstep que a Taylor que conhecíamos enterrou a forquilha e nunca mais voltou à tona.
O primeiro encontro entre Xtina e Martin fez-se esperar, mas foi espampanante a valer.
30) Katy Perry- "Roar" (2013)
Parecia impossível, mas o sucesso da parceria entre ambos escalou ainda mais alto graças a este grito do Ipiranga...
... e mais alto ainda com este híbrido pop-trap/electropop que caiu como um míssil no mainstream de então.
Uma vocalista de sonho para a produção de sonho pop/R&B ornamentada pelo infalível saxofone. Tudo certo, pois claro.
Os dias de ouro da EDM estavam quase a chegar ao fim, mas este banger electro house seria um êxito em qualquer ano que fosse lançado.
Claro que o "Lady Marmalade" dos anos 10 tinha que ter a sua assinatura.
Swift confiou no melhor dos melhores na sua extraordinária mutação pop. E fez um dos singles da sua vida.
36) Taylor Swift- "Blank Space" (2014)
Seguido de outro tão bom ou melhor, em que recuperava o controlo da sua narrativa arrancada aos media.
E deu-nos singles incríveis atrás de singles incríveis. Note-se, não é costume um álbum chegar ao 5º single em tão bom estado.
Abel e Martin na melhor construção disco-funk da década passada, quiçá do século.
39) Ellie Goulding- "Love Me Like You Do" (2015)
Um sonho dentro um sonho. Ainda o melhor tema alguma vez entregue na voz de Ellie.
É pop, é R&B, é calipso - incrível como consegue refrear a pirotecnia, permitindo que a voz seja o instrumento principal. Só funcionaria com Adele, claro.
41) Ariana Grande- "Into You" (2016)
Possivelmente o seu melhor esforço criativo nos anos 10 e, por conseguinte, um pináculo na carreira imaculada de Ariana.
Martin puxa a carta reggae-pop dos Ace of Base, parte II. De-li-ci-o-so.
Um bolso cheio de luz do dol. Ou a versão crowd-pleaser de "Happy" de Pharrell.
Um míssil electro uptempo encharcado de influências garage/2-step que devia ter sido nº1 no mundo inteiro.
Disco-pop distópica e com propósito, que foi também o início da queda de Katy Perry das alturas.
O equivalente ao team-up musical dos Avengers. Não, não estávamos preparados.
O coração de Reputation. E a prova de que afinal a antiga Taylor ainda estava ali algures, viva.
48) Ariana Grande- "No Tears Left to Cry" (2018)
Max também estava lá quando Ariana precisou de apanhar os cacos e superar um trauma público. E foi essencial na sua maturação artística.
E deixou igualmente a sua marca no opus discográfico de Ari. Apenas este insinuante pedaço de trap-pop revestido de um sample dos NSYNC chegou a single.
Depois de quase cinco anos sem um gigantesco sucesso, Max Martin esquadrinhou o maior da carreira de The Weeknd, e quiçá do séc. XXI. Um aceso testemunho da sua vitalidade e influência.
Parabéns e obrigado por tantos anos de excelente e icónica música. Se não vierem mais 50 anos, que venham outros 50 hits, pelo menos.
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