50 anos de Max Martin: o Guru da Pop em 50 hits

 

Falar de Max Martin é abrir a enciclopédia da pop e perceber onde nasceram os grandes hits de ilustres como Britney Spears, Pink, Katy Perry, Kelly Clarkson, Ariana Grande, The Weeknd, Taylor Swift ou Backstreet Boys. O maior guru da pop dos últimos 25 anos, que completou 50 anos de vida no passado dia 26 de Fevereiro. 

Este é o crème de la crème de uma folha de serviço invejável e inigualável vinda do produtor sueco. Celebremos e honremos o seu percurso e vida:


A planta de referência da teen pop do final dos anos 90. Descomplicada e directa ao coração.

2) Backstreet Boys- "Everybody (Backstreet's Back) (1997)

Um mirabolante tema dance pop transformado em extravagância de Halloween.



A produção imaculada estava lá, o coração da intérprete é que não. Felizmente Robyn cresceu e mostrou ser bem mais do que isto.


A explosão da bubblegum pop. O despontar de um ícone. Clássico a-b-s-o-l-u-t-o.


Talvez a melhor canção alguma vez feita por uma boysband. 


Quando o trovão cai duas vezes no mesmo sítio.

7) Kelly Clarkson- "Since U Been Gone" (2004)

Um gigantesco manifesto power pop/rock vingativo à entrada do novo século.



O drama. A angústia emo. O agitado binómio entre guitarra e bateria. Silvemos.


O Breakaway de Pink chegava dois anos depois. 


Um single bombástico e pesado para os parâmetros de Martin, conduzido por uma Pink em chamas.


A consagração de Alecia Moore chegou também por via de Max, em modo ruidoso e zero bullshit.



Depois de dois discos sem créditos do esteta sueco, o álbum do retorno à proeminência de Brit contava com uma singela mas escandalosa oferenda dance pop que fez virar várias cabeças.


Um show vocal pirotécnico envolto em pop, rock e dance pop na então melhor tradução das capacidades de Max Martin.

14) Britney Spears- "3" (2009)

Aí estava ele também na comemoração dos dez anos de carreira do ícone que ajudou a erguer, num deboche electropop de sonho.

 

Pink não o quis e Kelly teria feito justiça, mas era tempo de termos uma voz masculina capaz de honrar uma produção sua.


A maravilhosa era de Katy, parte I - O Parque de Diversões


A maravilhosa era de Katy, parte II - O Poster na Parede


A maravilhosa era de Katy, parte III - Fora de Órbita

19) Katy Perry- "Last Friday Night (TGIF)" (2010)

A maravilhosa era de Katy, parte IV - Ainda sei o que fizeste na sexta passada.



Laivos de Enrique, europop e dance pop a rodos - ou a prova de como Usher sempre pensou em grande.


O mestre de cerimónias não falhou à celebração da primeira década de actividade de Pink.


A entrada nos anos 10 trouxe elementos de dubstep, trance e música industrial à dance pop por ele instituída.

23) Britney Spears- "I Wanna Go" (2011)

Um musculado e para-lá-de-divertido single EDM que condensa primor na acentuação silábica. 



A maravilhosa era de Katy, parte V - Indestrutível


Martin puxa a carta reggae-pop dos Ace of Base, parte I 


Possivelmente o único single pré-Purpose de Bieber que resistiu à passagem do tempo. Percebe-se o porquê.


Estava escrito que assim que os caminhos de Max e Taylor se cruzassem, esta alcançaria o seu primeiro nº1 nos EUA.


Desde aquele primeiro drop de dubstep que a Taylor que conhecíamos enterrou a forquilha e nunca mais voltou à tona. 


O primeiro encontro entre Xtina e Martin fez-se esperar, mas foi espampanante a valer.

30) Katy Perry- "Roar" (2013)

Parecia impossível, mas o sucesso da parceria entre ambos escalou ainda mais alto graças a este grito do Ipiranga...



... e mais alto ainda com este híbrido pop-trap/electropop que caiu como um míssil no mainstream de então.


Uma vocalista de sonho para a produção de sonho pop/R&B ornamentada pelo infalível saxofone. Tudo certo, pois claro.


Os dias de ouro da EDM estavam quase a chegar ao fim, mas este banger electro house seria um êxito em qualquer ano que fosse lançado.


Claro que o "Lady Marmalade" dos anos 10 tinha que ter a sua assinatura.


Swift confiou no melhor dos melhores na sua extraordinária mutação pop. E fez um dos singles da sua vida.

36) Taylor Swift- "Blank Space" (2014)

Seguido de outro tão bom ou melhor, em que recuperava o controlo da sua narrativa arrancada aos media.



E deu-nos singles incríveis atrás de singles incríveis. Note-se, não é costume um álbum chegar ao 5º single em tão bom estado.


Abel e Martin na melhor construção disco-funk da década passada, quiçá do século.

39) Ellie Goulding- "Love Me Like You Do" (2015)

Um sonho dentro um sonho. Ainda o melhor tema alguma vez entregue na voz de Ellie.



É pop, é R&B, é calipso - incrível como consegue refrear a pirotecnia, permitindo que a voz seja o instrumento principal. Só funcionaria com Adele, claro.

41) Ariana Grande- "Into You" (2016)

Possivelmente o seu melhor esforço criativo nos anos 10 e, por conseguinte, um pináculo na carreira imaculada de Ariana. 



Martin puxa a carta reggae-pop dos Ace of Base, parte II. De-li-ci-o-so.


Um bolso cheio de luz do dol. Ou a versão crowd-pleaser de "Happy" de Pharrell. 


Um míssil electro uptempo encharcado de influências garage/2-step que devia ter sido nº1 no mundo inteiro.


Disco-pop distópica e com propósito, que foi também o início da queda de Katy Perry das alturas. 


O equivalente ao team-up musical dos Avengers. Não, não estávamos preparados. 


O coração de Reputation. E a prova de que afinal a antiga Taylor ainda estava ali algures, viva. 

48) Ariana Grande- "No Tears Left to Cry" (2018)

Max também estava lá quando Ariana precisou de apanhar os cacos e superar um trauma público. E foi essencial na sua maturação artística.



E deixou igualmente a sua marca no opus discográfico de Ari. Apenas este insinuante pedaço de trap-pop revestido de um sample dos NSYNC chegou a single.


Depois de quase cinco anos sem um gigantesco sucesso, Max Martin esquadrinhou o maior da carreira de The Weeknd, e quiçá do séc. XXI. Um aceso testemunho da sua vitalidade e influência. 

 
Parabéns e obrigado por tantos anos de excelente e icónica música. Se não vierem mais 50 anos, que venham outros 50 hits, pelo menos.

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