O Último dos Duetos

Jason Mraz/Colbie Caillat-"Lucky"
We Sing. We Dance. We Steal Things (2008)

Não foi sorte, foi a química perfeita:



Longe vai o tempo em que os duetos eram coisa séria. Esta semana escolhi um que se aproxima da perfeição. Não me deu para ser lamechas nem piroso, apenas quero extrair daqui o lado técnico da colaboração.

No actual panorama musical comandado pela electropop, o que não faltam por aí são colaborações de fachada. E digo colaborações em vez de duetos porque hoje em dia os artistas só colaboram por uma troca de favores ou, pior ainda, por mero capricho. E quando se vai a ver o conteúdo da colaboração, não passam de meros segundos desnecessários que ainda por cima são gastos a dizer coisas tão estimulantes como "Yeah, bitch", "Put your hands up" ou "C'mon sexy girl".

Não sou fã de Jason Mraz nem de Colbie Caillat, mas este "Lucky" foi algo de outro mundo. Tem tudo aquilo que um bom dueto deve ter: combinação perfeita das vozes, o protagonismo repartido, instrumental certo e os versos que cantam têm uma história, têm significado e têm encanto. Sente-se a química e uma intensidade tal que não consigo encontrar em nenhum dueto de 2010 em diante.

É tempo de voltarmos a ver os grandes artistas a unirem forças, a deixarem as rivalidades de lado e de acabarem com as colaborações da treta. É tempo de darem continuidade ao que Adele a todos relembrou e darem voz a emoções, transmitindo sentimentos. É que, no final do dia, é esse o derradeiro propósito da música.

Comentários

  1. Bem, WoW, adorei o texto, em poucas palavras disse-te tudo, apenas me resta dizer que no final é mesmo isso é cantar as nossas emoções transmitindo sentimentos que mexem connosco, e actualmente isso não se encontra com regularidade... Bem, foi dos textos que mais gostei, e mais tocaram-me. Continua a sim!

    ResponderEliminar
  2. Eu bem disse que este espaço ia valer a pena. Foi dos textos mais curtos que fiz mas também acho que foi bem conseguido.
    Não acho que seja o melhor até agora, mas toquei num dos grandes problemas da música actual.
    Obrigado por leres!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares