On Melancholy Hill

Travis-"Why Does It Always Rain On Me?"
The Man Who (1999)

Já não se fazem temas assim:



Parece que foi há uma eternidade, mas passaram apenas 13 anos desde que este tema foi lançado. Na altura tinha eu 8 anos e passavam-me completamente ao lado tão bons temas como este.

Posso ter nascido na década de 90, mas só nos anos 00 despertei para o encanto da música. Como já aqui o referi, tenho falta de conhecimento da história musical do séc. XX e muito escassos são os temas de décadas passadas que me tocam. Este grande tema dos Travis é uma das excepções à regra.

Sem razão aparente, esta banda tem-me vindo à cabeça nos últimos tempos, tanto com este tema como com o não menos genial "Sing". Decidi então encarar isso como um presságio de que havia de lhes atribuir este espaço. Vindos da Escócia e com uma história que remonta a 1997, marcaram o panorama musical britânico dos anos 90 graças a The Man Who, considerado um dos melhores álbuns britânicos dos últimos 30 anos. Não conheço a fundo a história desta banda, mas é algo que pretendo fazer nos próximos tempos.

Este "Why Does It Always Rain On Me?" é perfeito em todos os sentidos: letra, melodia e voz, complementado por um vídeo repleto de significado. Temas como este têm um encanto que não encontro na maioria dos temas do séc. XXI e contribuem para que cada vez mais me afaste do ruído enjoativo que é a electropop.

Dou por mim invadido por uma certa melancolia desta era que já não volta e que eu não pude apreciar. Espero, sinceramente, ter a oportunidade de presenciar, viver e sentir em toda a sua plenitude, nos anos que se seguem, o mesmo tipo de encanto sentido nos anos 90 que temas como este proporcionaram. E se foi do Reino Unido que surgiram as grandes lendas, é bem provável que seja aí que se encontrem as salvações destinadas a reanimar o cenário desolador da actualidade.

"I can't sleep tonight
everybody's saying that it's alright
still I can't close my eyes
I'm seeing a tunnel at the end of all these lights"

Comentários

  1. Por acaso ate gosto muito de músicas dos anos 90 e gostei muito de te lembrares agora dessa época e colocares aqui umas músicas que me fazem lembrar de quando era mais nova, porque era este tipo de música que ouvia na rádio e conhecemos nem que seja o refrão.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste =D
    Sempre fui muito distante em relação à música de décadas passadas, mas começo agora a descobrir alguns temas interessantes e apercebo-me de que a sua qualidade é bastante superior à dos temas actuais.
    Não descobri este tema agora mas nao me tem saído da cabeça, por isso achei por bem dedicar-lhe um post.
    Obrigado pelo comentário e continua atenta a este espaço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares