Ethereal Symphony

Keane-"A Bad Dream"
Under the Iron Sea (2006)

It's time to wake up:
  


Conheço os Keane desde que me conheço como melómano, ou seja, desde 2004. Muito antes dos Coldplay serem a minha banda favorita, eram os Keane que ocupavam esse lugar. 8 anos depois muita coisa mudou, mas continuo a reservar-lhes um lugar na 1ª fila das minhas preferências. Como adepto de histórias fantásticas, vejo os Keane como personagens de uma aventura épica, que através dos seus temas conseguem criar um universo muito próprio, uma espécie de realidade alternativa, um sonho eterno.

Formados em 1997, batalharam bastante para conseguirem chegar ao circuito mainstream, algo que só aconteceu em 2004 quando foram proclamados pela BBC Sound of... a grande promessa do ano e que culminou com a edição de Hopes and Fears, o brilhante álbum de estreia. E o adjectivo brilhante não é aqui utilizado de ânimo leve, pois todos os 12 temas que o compõem são para lá de incríveis e dariam óptimos singles.

Hinos como "Somewhere Only We Know", "Everybody's Changing" ou "This Is the Last Time" tocaram-me e marcaram o ano de 2004, fazendo de Hopes and Fears um sucesso planetário com especial incidência no Reino Unido, em que é o 9º álbum mais vendido do séc. XXI.

Em 2006 voltaram a fazer magia com Under the Iron Sea, em que as influências electrónicas se juntaram ao tradicional piano, marcando uma clara evolução no percurso da banda. No entanto, e à semelhança do 1º álbum, as guitarras não foram usadas. Este "A Bad Dream", da era deste 2º álbum, é dos temas mais belos do universo mágico dos Keane e, pessoalmente, é um tema que me deixa assombrado e que atinge cada fibra do meu ser em todo o seu esplendor.

Em 2008 editam Perfect Symmetry, o álbum da mudança, no qual se quebrou a hegemonia do piano para dar lugar a influências dos anos 80, a sintetizadores e até à entrada das guitarras, até aqui proibidas. O resultado foi uma autêntica revolução sonora que não foi tão bem recebida como os álbuns anteriores. Foi aqui que o meu encanto por eles se desvaneceu e passei a encontrar nos Coldplay aquilo que os Keane já não me conseguiam proporcionar.

Desde então têm estado em interregno, apenas interrompido pelo lançamento em 2010 de Night Train, um EP que apenas serviu para manter vivo o interesse pela banda. Quando eu já começava a dar pela sua falta, eis que anunciaram recentemente o seu regresso para Maio, com a edição de Strangeland, o muito esperado 4º álbum.

Aguardo, ansiosamente, pelo que Tom Chaplin e companhia nos reservaram para este regresso, acalentando, no fundo, que me conquistem com uma colecção de temas sublimes, que me façam regressar ao universo mágico da sua estreia, ao lugar de "Somewhere Only We Know": porque este mundo precisa de sonhar e os Keane tecem melodias aladas. 

"Why do I have to fly
Over every town, up and down the line?
And I'll die in the clouds above
And you that I defend, I do not love"

Comentários

Mensagens populares