Um Poeta Sonhador
OneRepublic-"Stop and Stare"
Dreaming Out Loud (2007)
O Homem sonha e a obra nasce:
A história é simples: surgidos em 2007, fizeram-se anunciar pela dilacerante balada "Apologize" (primeiro sem a colaboração de Timbaland), sendo que uns meses mais tarde o mago das batidas, que nessa altura era o hitmaker da moda, juntou uns pós mágicos e fez magia, tornando-os conhecidos e levando-os aos lugares cimeiros das tabelas mundiais.
Talvez se não tivesse sido Timbaland, os OneRepublic seriam hoje mais uma das inúmeras bandas que lutam por um lugar ao sol e que permanecem escondidas na sombra. Foi Ryan Tedder, o virtuoso vocalista, que captou a atenção de Timbaland graças ao seu talento como compositor e produtor, valendo-lhe um contrato discográfico para a banda que Ryan queria mostrar ao mundo.
Sou um profundo admirador do trabalho que Mr. Tedder tem vindo a desenvolver com a sua banda bem como o seu trabalho de produtor e compositor, que passa despercebido do grande público. É que como se já não bastasse ter uma voz fenomenal e assinar temas espectaculares ao lado dos OneRepublic ainda consegue a proeza de criar e compôr temas para outros artistas.
Estas são apenas algumas das criações mais notáveis de Ryan Tedder: "Halo" e "I Was Here" (Beyoncé), "Rumour Has It" e "Turning Tables" (Adele), "Battlefield" (Jordin Sparks), "Already Gone" (Kelly Clarkson), "Bleeding Love" e "Happy" (Leona Lewis), "Do It Well" (Jennifer Lopez), "Please Don't Stop the Rain" (James Morrison), "Stay the Night" (James Blunt) ou o mais recente "Got 2 Luv U" (Sean Paul/Alexis Jordan).
Com a sua banda, editou Dreaming Out Loud (2007), a promissora estreia que continha este cativante "Stop and Stare", dono de um dos vídeos mais enigmáticos que já vi em toda a minha vida e que julgo que nunca irei entender. Mas desde logo percebi que esta música marcava o início de algo especial, de uma banda que iria apaixonar os ouvintes.
"Stop and stare
I think I'm moving but i go nowhere
yeah, I know that everyone gets scared
but I've become what I can't be"
O 2º álbum, Waking Up (2009), veio provar que as minhas expectativas não eram em vão e mostraram uma banda com vontade de crescer, sem receio de correrem riscos e em direcção a um patamar de excelência, não perdendo, no entanto, o apurado sentido para temas orelhudos, como é o caso de "Secrets" e "Good Life", dois pedaços de inspiração sublime. Em 2012 prevê-se a chegada do 3º álbum do grupo e, uma vez mais, tenho grandes expectativas em relação ao que Ryan Tedder e companhia andam a preparar.
"Stop and stare
you start to wonder why you're here not there
and you'd give anything to get what's fair
but fair ain't what you really need"
Nos dias que correm são poucas as bandas que têm a capacidade de chegar com facilidade ao nosso coração. Os OneRepublic são um desses casos, que tocam e alcançam as profundezas do nosso ser. Mais do que meras canções com harmonia agradável e letra sentida, os temas dos OneRepublic ganham vida e transbordam de emoções: sente-se a sua alma. Louvado sejas por isso, Ryan Tedder.
"Oh, do you see what I see?"
Comentários
Enviar um comentário