Uma Mente Brilhante

David Fonseca-"The 80's"
Sing Me Something New (2003)

Os loucos anos 80 segundo David Fonseca:



O primeiro post deste espaço a ter um português como protagonista não serve para divagar acerca dos loucos anos 80 mas sim para vos falar daquele é o meu artista português favorito.
 
É preciso recuarmos a 1998 para ouvirmos falar de David Fonseca pela primeira vez. Foi nesse ano que começou uma curta mas fulgurante carreira com os Silence 4, uma das bandas portugueses mais marcantes de sempre: temas como "Borrow", "My Friend" e "To Give" ainda hoje povoam o imaginário de muitas almas. A banda terminou no seu auge de popularidade, mas David Fonseca não iria ficar por aqui.
  
Eu era apenas uma criança quando os Silence 4 se tornaram um fenómeno de popularidade, mas as minhas memórias de infância convivem lado a lado com os seus temas, que se ouviam massivamente na rádio. Mas quando David Fonseca se aventurou a solo em 2003, passei a acompanhá-lo atentamente até aos dias de hoje. Foi assim com Sing Me Something New, a sua estreia, com Our Hearts Will Beat as One (2005), Dreams in Colours (2007) e o último Beetween Waves (2009).
  
Cresci com temas como o épico "Someone That Cannot Love", o fascinante e dançável "The 80's", o sublime "Who Are U?", um apaixonante "Hold Still", o contagiante assobio de "Superstars", o sorriso de "Kiss Me, Oh Kiss Me" ou a imponente "Stop 4 a Minute".

E durante todos estes anos fui observando a evolução de um artista único em Portugal, nem sempre compreendido, com uma visão artística extraordinária e que se supera a cada novo trabalho. É um grande compositor, um grande intérprete e os seus vídeos são algo de espantoso, que mostram uma sensibilidade rara mas incrivelmente bela.

Talvez se tivesse nascido no estrangeiro seria um artista grande e respeitado, tal como verdadeiramente merece, mas nasceu em Portugal e deve ser para todos nós um orgulho. Mesmo aqueles que não percebem de que fibra ele é feito, deveriam respeitá-lo e acabar de vez com o preconceito de sendo português, ter que cantar na sua língua de origem. Pois bem, David canta em inglês não por mero capricho mas sim porque é fiel à sua visão artística e poucos são os que têm a audácia de escutar aquilo que o coração lhes diz.

São 14 anos de pura genialidade e de pura entrega artística, tendo presentes a certeza de estarmos diante de uma mente incompreendida, mas brilhante.

Comentários

  1. Uma mente brilhante? Hum... esse não é o filme com o Russell Crowe? AHAHA
    Estou apenas a brincar :D, bem para começar parabéns pelo texto, mais ainda mais por teres escolhido um artista português, que já fazia falta no teu melhor espaço do blog.

    P.S Aquela musica é brilhante

    ResponderEliminar
  2. Não escolho os títulos ao acaso... umas vezes têm nomes de musicas (exemplos: "She's Madonna" para o post da Madonna vem de uma música do Robbie Williams e o post dos Muse com o nome "Somewhere a Clock Is Ticking" é de uma musica dos Snow Patrol) e este estava me a dar a volta à cabeça pq nao sabia que título havia de dar, ate que subitamente o nome veio-me à cabeça e pareceu me a escolha acertada.

    Ja ha algum tempo que queria ter um portugues neste espaço e fez todo o sentido que fosse o David Fonseca, que remonta aos meus primórdios musicais. Tambem tive grande dificuldade em escolher apenas um tema para o definir porque ele tem muitas músicas boas, mas a "The 80's" foi das que mais me marcou.

    Obrigado pelo comentário =D

    ResponderEliminar
  3. Eu o do "She's Madonna" sabia, o dos Snow não

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo post!! Gosto muito da música portuguesa e sem dúvida o Fonseca está entre os tops da minha lista.

    O título do artigo Uma mente brilhante está bem empregado!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares