Videografias... com Michel Gondry


Idade: 54 anos

Nacionalidade: Françesa

Em actividade desde: 1986

Artista com mais colaborações: Björk (8 vídeos)

Michel Gondry foi criado em Versailles, no seio de uma família bastante influenciada pela cultura pop. Em pequeno sonhava ser pintor ou inventor, como o avó Constant Martin, engenheiro responsável pela criação do clavioline, tido como o antecessor do sintetizador. 

Nos anos 80 ingressou numa escola de artes em Paris, onde desenvolveu as suas competências e conheceu os futuros companheiros dos Oui Oui, banda pop/rock com quem lançou dois álbuns e diversos singles até à sua dissolução em 1992. Gondry, que militava enquanto baterista, era também o realizador dos vídeos do grupo, então já uma mostra do seu estranho universo influenciado pela infância e pelo clássico dos anos 60 do cinema francês Le Voyage en ballon.

Um dos vídeos dos Oui Oui recebeu airplay na MTV e eventualmente captou a atenção de uma jovem debutante Björk, que pediu a Michel Gondry que assinasse o vídeo de "Human Behaviour", o seu primeiro single a solo. A parceria revelou-se acertada e frutuosa, com o par a trabalhar em conjunto por mais sete ocasiões. Dali, Gondry partiu para uma bem-sucedida carreira de realizador de videoclips, que compreendeu colaborações com artistas como Daft Punk, The White Stripes, Rolling Stones, The Chemical Brothers, Radiohead, Beck, Kanye West, Massive Attack, Foo Fighters, Kylie Minogue ou Metronomy.

Do seu currículo constam também inúmeros anúncios televisivos feitos para a Adidas, BMW, Coca-Cola, Nespresso, GAP, Heineken, HP, Levi's ou Nike. Hollywood tornar-se-ia também interessada no trabalho do francês, que depois de uma série de curtas, desenvolveu a sua primeira longa-metragem em 2001 com Human Nature. Seguir-se-iam o aclamado Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), The Science of Sleep (2006), Be Kind Rewind (2008), The Green Hornet (2011), The We and the I (2012), Mood Indigo (2013) e Microbe & Gasoline (2015).

Recordemos os pontos altos do seu catálogo surrealista:

Comentários

Mensagens populares