Videografias... com Sophie Muller


Idade: 56 anos

Nacionalidade: Britânica

Em actividade desde: 1982

Artista com mais colaborações: Annie Lennox (25 vídeos)

Com mais de três décadas de actividade profissional e uma centena de vídeos por si assinados, Sophie Muller é a mais prestigiada realizadora da sua geração. Natural de Paddington, Londres, estudou Artes na Central Saint Martins e tirou o mestrado em Filmes e Televisão na Royal College of Art.

Desde sempre acalentando o desejo de poder vir a tornar-se numa realizadora de créditos firmados, teve a sua primeira oportunidade no meio ao conhecer Billy Poveda e John Stewart (irmão de Dave Stewart dos Eurythmics) da produtora de filmes Oil Factory. Foi por intermédio desse contacto que estabeleceu uma parceria com o duo de "Sweet Dreams (Are Made of This)", para quem haveria de dirigir uma antologia de vídeos para o álbum Savage (1987).

Depois de algumas colaborações com Sade, Shakespears Sister ou Sinéad O'Connor, no final da década de 80 e início da de 90, Muller tomou controlo das peças audiovisuais do disco da estreia a solo de Annie Lennox, Diva (1992), também ele um álbum visual. No decorrer da década emprestaria a sua visão criativa a videoclipes de Björk, The Jesus and Mary Chain, Weezer, The Cure, No Doubt, Blur, Rufus Wainwright ou Supergrass.

Para além da duradoura relação profissional com Annie Lennox, Sophie Muller empreendeu também parcerias vitalícias com outros três artistas: Gwen Stefani (9 vídeos para os No Doubt e outros 9 ao longo da sua carreira a solo entre 1996 e 2016); Sophie Ellis-Bextor (11 vídeos desde 2001 até 2017) e os Garbage (11 vídeos de 1998 a  2015).

No século XXI colaborou com nomes como PJ Harvey, Nelly Furtado, Radiohead, Sugababes, Coldplay, Pink, Dido, Dixie Chicks, The Killers, Maroon 5, The Strokes, Lily Allen, Shakira, Beyoncé, Leona Lewis, Kings of Leon, The Kills, Birdy, Alicia Keys, Rihanna ou Lana Del Rey - sem dúvida uma pioneira e resistente num mundo de homens.

Espreitemos então alguns dos momentos essenciais da sua vasta obra:

Comentários

Mensagens populares