O percurso de Jamelia em 5 canções



Ela foi um dos maiores valores britânicos do R&B nos anos 00, deu-nos três álbuns num espaço de sete anos e arrumou as botas. Não é justo, mas também não podemos deixar que o legado de Jamelia se apague em vão. Recordemos então as suas maiores oferendas:

"Superstar", Thank You (2003)

Depois de um arranque modesto em 1999 com Drama, Jamelia irrompia pelo mainstream fora pela força de um astro tão brilhante quanto "Superstar", que ao contrário da crença popular foi o segundo e não primeiro single do álbum, tratando-se de um cover do tema editado um ano antes pela dinamarquesa Christine Milton. A intérprete britânica injectou-lhe as suas heranças R&B, adicionou-lhe um vídeo impecável (que de forma incrível o YouTube nem alberga) e transformou-o na killer track que hoje conhecemos e pela qual ainda é maioritariamente lembrada.


"Thank You", Thank You (2003)

O tema-título do seu segundo álbum é também a sua faixa mais bem-sucedida na tabela de singles britânica, onde alcançou a vice-liderança, um lugar acima da posição conquistada por "Superstar". Num panorama em que Beyoncé ainda não tinha chegado exactamente ao posto de porta-voz da nação feminina, Jamelia içou por momentos a bandeira ao pegar nas memórias de um relacionamento abusivo e transformando-o num hino de empoderamento ao qual todos poderemos buscar força e ilações.


"See It in a Boy's Eyes", Thank You (2003)

A campanha promocional de Thank You prosseguia no Verão de 2004 com mais um êxito de top 5 para Jamelia, desta vez numa aliança colaborativa com Chris Martin, que escreveu a canção em parceria com ela, e que pode também ser escutado no segmento dos la-la-la's. "See It In a Boy's Eyes" versa sobre instinto feminino e a falta de comunicação entre um casal, e teve direito a uma narrativa visual gravada em Cuba, com Jamelia embrenhada num impasse romântico com um dos soldados do exército.


"Something About You", Walk with Me (2006)

O seu terceiro disco chegava três anos depois, inspirado pelo nascimento da sua segunda filha e traduzindo-se num trabalho mais feliz e sonicamente diverso. O tiro de partida foi dado por "Something About You", uma sonante feel-good song pop/rock altamente radiofónica que atesta bem a sua felicidade por ter encontrado a estabilidade no amor. She got us good.


"Beware of the Dog", Walk with Me (2006)

Say whaaaaat?? No final de 2006, e sem aviso prévio, Jamelia deu-nos um tremendo dropkick com o 2º single de Walk with Me: oh sim, passámos directamente de "Something About You" para isto. Preenchido pela mesma urgência dance pop de "S.O.S" de Rihanna e por um crispado sample do incontornável "Personal Jesus" dos Depeche Mode, Jamelia levava-nos ao chão e vivia o seu sonho de rockstar no vídeo estiloso e igualmente arrojado do norueguês Ray Kay.
 

Depois disto, Jamelia não desapareceu propriamente da face da terra, tornando-se numa personalidade televisiva ao integrar o painel de jurados da versão irlandesa do The Voice, de comentadores do Loose Women, ou enquanto participante de formatos de sobrevivência de Bear Grylls ou de entretenimento como o Strictly Come Dancing. O seu último trabalho discográfico foi mesmo o best of que editou em 2007 e que cessou o seu contrato com a Parlophone Records. 

É desconhecida a sua actual situação discográfica, mas o importante é que seja feliz naquilo que faça. Não percamos a esperança de ainda a voltarmos a ouvir em estúdio. 

Comentários

Mensagens populares