Magnífico Material Desconhecido #141
FKA Twigs
FKA Twigs é um dos maiores mistérios musicais de 2014. Visionária, magnética e carnal, é dona de um intelecto artístico complexo e ambicioso que não conhece comparação nem definição. Os que tentam descrevem-na como um misto de Aaliyah, BANKS e Kelela que se move num espectro musical bizarro de R&B alternativo e trip hop que não dispensa o rótulo experimental.
Por detrás deste heterónimo esconde-se Tahliah Barnett, britânica de 26 anos, filha de pai jamaicano e mãe espanhola que aos 17 saiu da província de Gloucestershire rumo a Londres para perseguir uma carreira na dança. A preserverança levou-a a ser backup dancer de artistas como Kylie Minogue, Jessie J (é possível vê-la em "Do It Like a Dude" e "Price Tag"), Ed Sheeran, Taio Cruz ou Plan B. Mas a vida tinha outros planos para si.
Não se sabe muito bem ao certo como se deu a metamorfose da dança para o canto, mas quem escuta FKA Twigs não duvida por um segundo de que estava destinada a ser mais do que a rapariga que repercute movimentos e expressões artísticas alheias. Em Dezembro de 2012 estreou-se com o EP1, em Setembro do ano seguinte foi a vez do EP2 e esta semana chegou a tão aguardada estreia em disco com - adivinhem - LP1, um tremendo grito nos ouvidos da pop em que a visão da cantora se funde com o engenho dos nobilíssimos Dev Hynes, Emile Haynie, Paul Epworth, Arca ou Sampha.
Escutá-la não é um exercício simples, mas é altamente transcendente. Façam-no sem reservas:
"Two Weeks", LP1
"Papi Pacify", EP2
Se gostaram, escutem também: "Water Me", "Ultraviolet" e "Pendulum"
Discografia
EP1 (2012) |
EP2 (2013) |
LP1 (2014) |
Sigam-me na página de facebook do blog!
Comentários
Enviar um comentário