"Thank U, Next" é nº1 na Hot 100: o que Ariana andou para aqui chegar


A pop volta a recuperar o holofote das mãos do hip hop e a culpa é de Ariana Grande, que pela primeira vez chega ao nº1 da tabela de singles norte-americana com "Thank U, Next", tema que antecede o seu quinto álbum de estúdio.

Levou-lhe algo como cinco anos e meio, mas nem por isso a conquista é menos digna de nota. Vejamos o  caminho que percorreu na mais afamada tabela de singles do planeta para chegar aqui:

1- "The Way" estreia-se no top 10 em Abril de 2013

Quem? Como? Meu Deus, de onde é que ela surgiu e porque é que estamos a ser abençoados desta forma? Poucos terão sido os que não foram apanhados de surpresa com o debute auspicioso de Ariana - até então só uma estrela menor do canal Nickelodeon - a canalizar a melhor pop urbana dos anos 90 com toda uma herança vocal devedora ao cancioneiro de Mariah Carey. A estreia em cheio no top 10 - a primeira em cinco anos para uma intérprete feminina a solo - apontava para um futuro risonho. "The Way" chegaria eventualmente ao nº9 da tabela.

                                                     ariana grande photoshop GIF

2- "Problem" falha o nº1 por um triz em Maio de 2014

Um ano volvido e Ariana apontava para o infinito e mais além com um banger forjado por Max Martin, Shellback e Illya - que haveriam de lhe produzir mais uns quantos êxitos no catálogo - naquele que foi o seu primeiro rugido à séria na esfera do mainstream. "Problem" garantia a medalha de bronze com 438 mil downloads registados na primeira semana, a escassos 1,3 pontos percentuais do então líder "All of Me" de John Legend. A canção atingiria o nº2, mas o topo ser-lhe-ia sempre negado por "Fancy", o outro single em que Iggy Azalea militava. 



3- Mais três êxitos de top 10 no bolso até ao final de 2014

Em 2014, Ariana era uma supernova em ascensão e não havia forma de a abrandar. "Break Free", em parceria com Zedd, chegaria ao nº4 no Verão desse ano. Quase em simultâneo, "Bang Bang", mega-aliança com Jessie J e Nicki Minaj, atingia o terceiro posto. Já em Novembro, seria altura de "Love Me Harder", em colaboração com The Weeknd, atingir o 7º lugar da contagem. E assim se tornava na artista que mais hits de top 10 havia somado em 2014.

                                                        ariana grande GIF

4- "Focus", o falso arranque que afinal também se estreou no top 10

Antes de Dangerous Woman o ser, estava na calha um disco totalmente diferente - com um título e single de avanço igualmente diferentes. Estávamos em Novembro de 2015 e "Focus" (ou "Problem 2.0", se preferirem) dava início à suposta era de Moonlight. O single é tido como o maior passo em falso da sua carreira, mas ainda assim chegou ao nº7 na sua primeira semana, tornando-se no seu quarto debute nos dez mais da Hot 100.

5- A chegada à idade adulta com "Dangerous Woman" trouxe novo (mas discreto) hit

O semi-desastre de "Focus" levou-lhe apenas quatro meses a emendar. Em Março de 2016 aí estava o maduro e voluptuoso "Dangerous Woman" a anteceder um álbum com o mesmo nome e a repetir a façanha de "The Way", estreando-se no último posto do top 10. À décima primeira semana de vida, o tema alcançava um novo máximo, chegando ao nº8. 



6- "Side to Side" tem o melhor desempenho da era de Dangerous Woman

Ainda hoje estamos para compreender como é que "Into You" passou o seu tempo de vida a lutar por um lugar no top 10 (quanto mais pelo nº1, que inteiramente merecia), mas "Side to Side" esteve perto de compensar qualquer coisinha: passou catorze semanas nos dez mais da tabela, incluindo duas não consecutivas à beirinha do top 3. 

                                          ariana grande side to side mv GIF

7- Nova medalha de bronze com "No Tears Left To Cry" em Abril último

Ariana nunca se ausenta por muito tempo, mas quando em Abril deste ano "No Tears Left To Cry" a retirou de um sigiloso hiato que se deveu em parte aos eventos de Manchester, o mundo estava disposto a ouvi-la com atenção redobrada. A magnífica canção que dali resulta estreou-se no nº3 da contagem, barrado pela performance titânica de "God's Plan" e "Nice for What" de Drake. Mais uma vez, o nº1 ali tão perto...

8- "God Is a Woman" é o seu segundo top 10 do ano

O segundo single de Sweetener estreia-se num frustrante 11º lugar na Hot 100, e quase ameaça falhar um lugar nos dez mais, não fosse por um musculado esforço na semana de lançamento do álbum, que incluiu uma incrível actuação nos VMAs. Como resultado, a canção ascende ao nº8 da tabela, agraciando assim o top 10 por uma semana apenas.

                                                     god is a woman GIF by Ariana Grande

9- "Thank U, Next": o nº1 atrasado mas muito aguardado

Tantos esforços dispendidos, e tudo o que bastou foi um lançamento surpresa perfeitamente alinhado com os últimos desenvolvimentos da sua vida pessoal: "Thank U, Next" faz história ao tornar-se apenas na 32ª canção a estrear-se no nº1 da Hot 100, enquanto a própria Ariana quebra os moldes da indústria ao tornar-se na primeira artista pop a cruzar duas eras discográficas em simultâneo. É o seu décimo primeiro hit de top 10 e o seu sexto a entrar directamente no lote dos dez mais. 



Em suma, é um dia feliz para os amantes da pop e em especial para os que sempre estimaram e torceram pela Ari gurl. Agora é prosseguir e quintuplicar esse valor nos próximos cinco anos, esperemos.

Comentários

Mensagens populares