'In a Dream' de Troye Sivan: Depois da Primavera
Depois de um espectacular segundo álbum que o mundo da pop ainda não esqueceu, Troye Sivan voltou ao formato dos EPs com um registo de seis canções que documentam um período bastante turbulento da sua vida em 2020.
In a Dream herda bastantes marcas sonoras de Bloom (2018), ou não partilhasse a visão de um dos seus estetas essenciais, Oscar Görres ("My My My!", "Plum"), mas encerra-se em prosas mais caóticas e depressivas que as composições assertivas e encharcadas de desejo do álbum anterior.
"Take Yourself Home" foi exímia em estabelecer a ponte entre os dois trabalhos, com o seu leve bulício acústico que documenta a necessidade de escapismo e o cansaço da vida citadina num transe crescente que eventualmente acaba por desembocar numa secção de electrónica intoxicante. "Easy" tratou de prosseguir a campanha promocional, mas é facilmente a faixa menos interessante, um tanto letárgica na sua proclamação de amor perdido e tentativa de reconciliação em camada 80s synthpop revestida de auto-tune.
O rio de lágrimas prossegue ao som de "could cry just thinkin about you", uma espécie de balada country acústica demasiado fugaz para marcar de alguma forma o ouvinte, funcionando apenas como um lamento perdido no tempo. Mas traz de arrasto "STUD", a melhor faixa do projecto, e uma imensa canção despudoradamente sexual que expressa a necessidade de validação por parte de homens com físico mais portentoso, oscilando entre balada ao piano etérea e house caótica e musculada, um pouco reminiscente da vulnerabilidade de um dito twink e a robustez inerente a um daddy.
"Rager Teenager!" é a peça central emocional do EP, uma balada pop que a voz grave de Troye tão bem adorna numa prosa de angústia nostálgica sobre regressar às complicações básicas da adolescência, que se adensa até explodir num breakdown melódico de sintetizadores a trazer à memória as mesmas explorações sónicas de "The Good Side". Todos os lamentos e inquietações acumulados ao longo dos temas anteriores conhecem um epílogo na torrente de electropop febirl de "IN A DREAM", acerca dos seus árduos esforços para esquecer o ex-namorado, que soa desolada e esperançosa em iguais proporções. O lado de lá é promissor, mas ainda há um caminho penoso a percorrer.
2020 passava bem sem inéditos de Troye, mas talvez Troye não sobrevivesse a 2020 se estas canções não estivessem cá fora. É a continuação do seu diário de crescimento, e este capítulo é particularmente doloroso, mas há beleza, pujança e rasgo criativo neste pequeno punhado de canções. E muito possivelmente o seu terceiro álbum soará mais conciso e maduro porque In a Dream existiu. Até lá, vamos conservá-lo junto ao peito.
1. Take Yourself Home (8/10)
2. Easy (6/10)
3. could cry just thinkin about you (6/10)
4. STUD (9/10)
5. Rager Teenager! (8/10)
6. IN A DREAM (9/10)
Classificação: 7,7/10
Comentários
Enviar um comentário