20 canções para o Natal 2020
Há poucas razões para desejar que 2020 perdure, mas nunca como este ano precisámos tanto de ir buscar fé e esperança à quadra natalícia. A música, como sempre, está lá para alumiar o caminho. Aqui ficam vinte inéditos da estação para criarmos memórias tão felizes quanto possível:
1) Kelly Clarkson feat. Brett Eldredge- "Under the Mistletoe"- Ainda não passaram dez anos da sua maravilhosa colecção natalícia, mas Kelly Clarkson já poderia ter entregue um EP pelo meio. "Under the Mistletoe", a primeira das suas duas oferendas natalícias em 2020, é uma digna sucessora de "Underneath the Tree", complementada pela presença robusta do cantor country Brett Eldredge. Alegria infinita e chuva de confettis no coração.
2) Ava Max- "Christmas Without You"- Ava Max esteve praticamente em todo o lado em 2020, incansável na tentativa de provar que não é apenas moça de um êxito só. Também não descartou a hipótese de gravar o seu primeiro tema festivo: e que bela primeira tentativa, radiofónico e capaz de sonorizar uma qualquer campanha da Coca-Cola, com breves instantes de whistle nos segundos finais. Queremos mais capítulos no futuro.
3) Mariah Carey feat. Ariana Grande & Jennifer Hudson- "Oh Santa!"- Não é Natal sem a Rainha da quadra por excelência: "AIWFCIY" ainda é o êxito supremo do cancioneiro moderno, mas este ano Mariah decidiu regravar "Oh Santa!" - da sua segunda colecção natalícia editada há dez anos - por ocasião do seu especial de Natal para a Apple TV, na companhia de Ari e JHud. Talvez não seja a melhor forma de aproveitar dois talentos tão gigantes, mas vivemos para o mini dueto de whistles - quiçá o primeiro da história - aos 3:05.
4) Finneas- "Another Year"- Geralmente Finneas é melhor a produzir e conceber músicas para a irmã do que a entregá-las na primeira pessoa, mas este ano a banda-sonora de Natal da família O'Connell fica muito bem entregue a si. "Another Year" resplandece na sua voz, íntima e reconfortante, desenhando um imaginário muito próprio, de globo de neve alado. Absolutamente mágico.
5) Tori Kelly- "25th"- Tori Kelly é uma das vozes do mainstream que este ano se estreou nas edições natalícias com A Tori Kelly Christmas, registo que junta releituras de clássicos festivos e dois inéditos, um deles este maravilhoso "25th", sobre ter a companhia da pessoa amada no dia do senhor das barbas, em tons pop/Motown e ilustrado por um vídeo muito a preceito. 18 valores pelo esforço.
6) Meghan Trainor feat. Earth, Wind & Fire- "Holidays"- Yeah, it's a celebraaatiooon! E o prémio de ajudante do Pai Natal mais acérrima deste ano vai para Meghan Trainor, que logo no início de Outubro já estava a apresentar a sua colecção festiva. A Very Trainor Christmas inclui dez standards e seis originais, entre os quais está este fantabulástico "Holidays", com passada soul/funk conferida pelos lendários Earth, Wind & Fire.
7) Todrick Hall- "Bells, Bows, Gifts, Trees"- Em 2020 já tivemos a versão quarentena de "Nails, Hair, Hips, Heels" renomeada "Mask, Gloves, Soap, Scrubs", por isso não seria aceitável se o ano não encerrasse com a versão natalícia do mesmo. "Bells, Bows, Gifts, Trees" dá um makeover festivo aos shablams, twirls e tongue pops que marcaram o original, com o atrevimento e a queerness do costume. É o Quebra-Nozes de saltos altos.
8) Tinashe- "Last Christmas"- Como em tudo que Tinashe faz ultimamente, caiu-nos também de surpresa no sapatinho o EP Comfort & Joy, singela colecção de sete temas editada através do seu próprio selo, onde pontifica esta versão R&B de bass propulsivo do clássico maior festivo dos Wham!.
9) Carly Rae Jepsen- "It's Not Christmas Till Somebody Cries"- Não lhe bastava ter-nos dado o melhor disco de lados B dos últimos anos, Carly Queen decidiu ainda inaugurar o seu cancioneiro de Natal em 2020 com um hino synthpop dedicado às famílias disfuncionais durante as celebrações da quadra. Esperamos ouvir-lhe todo um registo natalício em breve.
10) Pentatonix- "Thank You"- Já todos perdemos um bocadinho as contas ao número de compilações natalícias que os Pentatonix nos ofereceram ao longo do seu percurso, mas conseguiremos sempre apreciar o esforço e o carinho que depositam em cada projecto do género. Este tocante e inédito "Thank You" é retirado do mais recente, We Need a Little Christmas, e serve de acção de graças num ano em que todos devemos dar valor redobrado ao milagre que é a vida.
11) Jonas Brothers- "I Need You Christmas"- A cumprir pela quinta vez a tradição de lançar um tema festivo, os JoBros entregam-nos o seu "White Christmas" adaptado aos tempos da pandemia, num ano em que não vão poder abraçar as suas famílias como de costume. "I Need You Christmas" retém, por isso, a magia e a gratidão de Natais passados mais felizes, com Joe e Nick numa emocionante entrega vocal, e Kevin numa valsa nostálgica pelo piano.
12) Liam Payne & Dixie D'Amelio- "Naughty List"- Liam Payne repete a experiência natalícia em 2020, depois da estreia em 2019. A submissão deste ano é até bastante engraçada e atrevida, trazendo à boleia uma das personalidades mais seguidas do TikTok que agora procura também vingar numa carreira musical. Ai estes meninos marotos...
13) JoJo feat. PJ Morton- "Wishlist"- Avançamos para outra estrela também bastante prolífica no ano cessante, que editou no final de Outubro o longa-duração December Baby, onde encontramos este emotivo "Wishlist", escrito em memória do seu falecido pai, e cantado a meias com PJ Morton, cantautor cuja colaboração anterior já lhes valeu um Grammy. Bonita homenagem.
14) Sabrina Claudio- "Warm December"- E porque passar a quadra festiva num qualquer clube parisiense erótico é uma opção tão válida como qualquer outra, aqui fica o cartão de visita de Christmas Blues, a primeira incursão natalícia da americana Sabrina Claudio, perita em pérolas R&B de sensualidade aveludada. Oh oh wow.
15) Sam Smith- "The Lighthouse Keeper"- O 2020 de Sam foi seriamente irregular. Love Goes, o último álbum, não está decididamente entre as coisas mais bem conseguidas que fez nos últimos doze meses, mas "The Lighthouse Keeper" sim. Uma faixa natalícia de cordas luxuosas e ambiência coral tão subtil, que quase nem damos pelo motivo natalício. Belíssimo trabalho, merece ser já clássico intemporal.
16) Paloma Faith & Gregory Porter- "Christmas Prayer"- E agora para o banger natalício que não esperávamos. A recta final do ano está a revelar-se plena de emoções para Paloma: aguarda a chegada do segundo filho e acabou de editar Infinite Things, o seu quinto álbum de estúdio, que na edição deluxe reserva este bombom neo soul digno do cancioneiro dos Jungle.
17) Liam Gallagher- "All You're Dreaming Of"- O mano carrancudo da família Gallagher seria uma das últimas pessoas à face da terra de quem esperaríamos uma faixa de Natal, mas ela aí está - e é um tanto incrível. Enleada na melhor tradição britpop, "All You're Dreaming Of" recorda-nos o poder do amor e da esperança em tempos complicados como estes que vivemos. Oiçam-no só no seu melhor registo de Lennon.
18) Gwen Stefani- "Here This Christmas"- Ora aqui está uma era de Natal bem esprimida. You Make It Feel Like Christmas já foi lançado há três anos, mas Gwen continua a dar-lhe vida a cada ano que passa. "Here This Christmas" integra a terceira reencarnação do disco e foi escrito em parceria com Ryan Tedder e com o maridão Blake como inspiração, claro.
19) Kodaline- "This Must Be Christmas"- Temos perdido um pouco o rasto aos Kodaline, mas em boa hora os reencontramos com uma canção de Natal mágica que integra a versão deluxe do seu último álbum, One Day at a Time, e que conta com um dos vídeos mais adoráveis da temporada festiva.
20) Sam Fender- "Winter Song"- Concluímos a lista com a arrebatadora releitura de Sam Fender para o clássico folk rock dos anos 70 dos Lindisfarne de Alan Hull, que segue o cariz da sua música de intervenção e aproveita para incidir alguma luz sobre o problema dos sem-abrigo ingleses. Para que não nos esqueçamos de dar a mão a quem mais precisa.
Festas felizes a todos! 🎄🎅🌟
Comentários
Enviar um comentário