Sons Frescos #17

Novo mês, canções novinhas em folha:


1) Calvin Harris feat. Young Thug, Pharrell Williams & Ariana Grande- "Heatstroke"- "Slide" ainda nos desliza agradavelmente pelo canal auditivo, mas o exigente ritmo criativo - 10 inéditos em 2017 - que Calvin Harris impôs ordena que tenhamos direito a um novo tema praticamente todos os meses. "Heatstroke" indica que talvez o DJ escocês esteja a operar uma manobra semelhante à dos Daft Punk em 2013: trazer o funk de volta às tabelas. Funciona moderadamente: cumpre, mas viveria melhor sem tantos convidados.


2) Oh Wonder- "Ultralife"- Em 2015 chegaram-nos com uma charmosa estreia indie pop revelada a conta-gotas e agora parecem adoptar uma estratégia mais normativa para o segundo álbum, antecedido por este catita "Ultralife", revestido da mesma aura encantatória e sonhadora de temas dos Of Monsters and Men. 

3) Ásgeir- "Stardust"- A transição da folk acústica para paisagens digitais tingidas ao de leve de electrónica e R&B prossegue neste "Stardust", sólido segundo avanço revelado de Afterglow, o segundo álbum do músico islandês ainda sem data de edição conhecida, numa bem-vinda tentativa de aproximação ao mercado anglo-saxónico. 

4) Machine Gun Kelly feat. Hailee Steinfeld- "At My Best"- Se "Bad Things" o trouxe para o mainstream, "At My Best" será a canção que prolongará a estadia do rapper de Ohio pelos píncaros das tabelas. Talvez seja da força eucalíptica de Camila Cabello, mas o certo é que MGK não fica tão mal nesta fotografia. Hailee Steinfeld, por seu lado, brilha gloriosamente no refrão bradado a plenos pulmões. 

5) Zayn feat. PARTYNEXTDOOR- "Still Got Time"- É verdade que não precisávamos de um "One Dance" para a Primavera/Verão 2017, mas Zayn precisava de uma canção assim no seu percurso a solo cada vez mais galáctico, sedutor pedaço pop/R&B com tempero tropical que facilmente se adivinha como um dos êxitos estivais do ano.

6) Lea Michele- "Run to You"- O terceiro tema revelado de Places, o novo álbum que Lea Michele edita no final deste mês, é mais uma balada dos sete costados sobre o amor que perdura no tempo e resiste a todas as adversidades. Nada de novo, é verdade, mas é para isto que vivemos: conservar de alguma forma o momento glorioso de Rachel Berry em palco banhada pelos holofotes enquanto percorre a escala pentatónica de coração nas mãos. 


7) The Chainsmokers- "The One"- Começamos a ver este quadro demasiadas vezes: um novo tema da dupla de DJs mais odiada do momento que, não surpreendentemente, acaba a dominar tabelas de streamings, downloads e airplay. "The One" nasce da costela downtempo/melosa de "All We Know", mas salvaguarda uma sólida cascata EDM pós-refrão. 

8) London Grammar- "The Truth Is a Beautiful Thing"- Depois de um mais expansivo "Big Picture", Hannah, Dot e Dan retornam à dream pop etérea característica, na faixa que encerrará e dá título ao novo álbum, esperado a 9 de Junho. A verdade é mesmo bonita e rara nos dias que correm. 

9) Tinashe- "Flame"- Nightride permanece nas sombras, como era sua intenção, e é tempo de alinhar baterias para a edição de Joyride, que dará largas ao potencial pop de Tinashe. "Flame" arrasa a nível de artwork - quente quente, a escaldar - mas a nível sónico ainda não é a canção que a elevará ao patamar desejado. O refrão é bom, o resto não o suficiente. Faltou-lhe um bocadinho assim.

10) Alt-J- "In Cold Blood"- Muito generosos andam os senhores da banda do triângulo, que no mesmo mês nos mostram os dois primeiros avanços de Relaxer, o terceiro álbum que editam a 2 de Junho. Contrastante em relação ao antecessor, "In Cold Blood" parece ser o equivalente desta era a "Left Hand Free" - disperso e imediato - mas com muito melhor ar. 

11) David Guetta feat. Nicki Minaj & Lil Wayne- "Light My Body Up"- O DJ francês volta a convocar os préstimos dos peso-pesados da Young Money pela quarta e segunda vez, respectivamente. Híbrido EDM e trap, "Light My Body Up" é o seu single mais urbano desde "Hey Mama" e proporciona a Miss Minaj uma óptima plataforma para expôr os seus dotes vocais, como raramente os ouvimos. 

12) Bleachers- "Don't Take the Money"- O homem que melhor tem sabido aproveitar o pousio dos fun. seja em produções alheias ou para a sua segunda banda, os Bleachers, apresenta o single de avanço do novo disco deste projecto: uma fulminante ode power pop decalcada dos anos 80, que poderia facilmente servir de adição à edição revista de 1989 de Taylor Swift.


Sigam-me online: https://www.facebook.com/Into-the-Music

Comentários

Mensagens populares