Reputation estreia-se com estrondo nos EUA
A reputação, afinal, é para manter: o novo álbum de Taylor Swift estreia-se na primeira posição da Billboard 200 com 1,238,000 unidades equivalentes vendidas - valor que inclui o streaming gerado pelos quatro singles promocionais disponíveis - sendo que dessas, 1,216,000 unidades correspondem a vendas em formato tradicional.
Reputation torna-se então no quinto álbum consecutivo da cantora a estrear-se no topo da tabela de álbuns norte-americana e no quarto a alcançar a fasquia do milhão na semana de abertura. Taylor havia-o conseguido anteriormente em 2014 com 1989 (1,287), em 2012 com Red (1,208) e a primeira vez em 2010 com Speak Now (1,047) - é a única artista na história a deter tal proeza.
A impressionante marca é o melhor registo de um artista na tabela desde a colossal estreia de 25 de Adele, que há dois anos fixava um recorde de 3,378,000 unidades vendidas na primeira semana, e o bastante para se tornar em apenas sete dias no disco mais vendido do ano em solo americano, destronando as 931 mil cópias de ÷ (Divide) de Ed Sheeran.
No resto do globo o álbum começou também a sua trajectória de forma auspiciosa, tendo-se estreado no nº1 em cerca de uma dezena de países, entre eles a Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Noruega ou Reino Unido, comprovando assim a massificação da Swiftmania.
Na tabela homónima de singles, Reputation já gerou quatro hits do top 30: "Look What You Made Me Do" (nº1 durante três semanas), "...Ready For It?" (nº4), "Gorgeous" (nº13) e "Call It What You Want" (nº27), estes dois últimos apenas singles promocionais.
De recordar que, à semelhança do que fez com 1989, Taylor Swift mantém por enquanto Reputation afastado das plataformas de streaming, o que ajuda a explicar os valores astronómicos obtidos pelo disco numa era em que o formato físico é cada vez mais desvalorizado pelos consumidores.
Celebremos, pois, com a bonita leitura ao vivo de "New Year's Day":
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