Magnífico Material Desconhecido #144
Years & Years
Há quem diga que a música electrónica made in Britain está a chegar a um ponto de saturação, tamanha é a proliferação de artistas do género que têm surgido nos últimos tempos. Começa a não haver memória ou espaço para todos os eles, nas nossas cabeças e nas tabelas. Para os Years & Years talvez a premissa ainda não se aplique, pois há neles um grande potencial de crossover, sendo capazes de funcionar tanto na pista de dança, no circuito mainstream ou em multidões devotas à religião indie.
Poderão ser definidos como um projecto synthpop, mas com alicerces no R&B, deep house e alternative dance. O seu vocalista, Olly Alexander (ao centro, de gorro) é como que um descendente de Jared Leto (mas sem a carga emo e o fino traço do eyeliner) dividindo-se entre a música e a representação. A primeira, é a sua grande paixão, a segunda veio por acréscimo. Na verdade, é mais conhecido pelos seus préstimos à sétima arte (já participou na mítica série Skins e fez de Peter Pan numa peça com Judi Dench e Ben Whishaw) do que pelas façanhas musicais. Por enquanto.
Depois de anos afastado da música, Olly juntou-se aos restantes companheiros quase pedinchando por um lugar na banda, primeiro negado e depois aceite graças a uma espectacular prestação vocal off-tape no chuveiro. Hum hum, true story. Já contam com 3 EPs editados - Traps (2013), Real e Take Shelter (2014) - pela chançela da ilustre Kitsuné e encontram-se actualmente empenhados na gravação do primeiro longa-duração esperado para o início de 2015. Pois agora é a representação que fica de molho, e a música passa a ser a principal prioridade do vocalista.
Terão o que é preciso para perdurarem anos e anos? Só o tempo o dirá, mas por agora apresentam argumentos de sobra para estarem aqui. Percebam porquê:
"Take Shelter", Take Shelter EP
Rituais na floresta.
"Real", Real EP
Ben Whishaw como nunca o viram.
Se gostaram, escutem também: "Breathe", "Eyes Shut", "Trap" e "You & I"
Sigam-me na página de facebook do blog!
Comentários
Enviar um comentário