"Old Town Road" faz história na Billboard Hot 100


Yee-haw! Há um novo xerife na cidade que acaba de quebrar um recorde de vinte e quatro anos na tabela de singles norte-americana com o seu single de estreia: "Old Town Road" de Lil Nas X permanece pela 17ª semana consecutiva em nº1 na Billboard Hot 100, destronando o recorde de 16 semanas que tanto "One Sweet Day" (1995) de Mariah Carey e dos Boyz II Men como "Despacito" (2017) de Luis Fonsi, Daddy Yankee e Justin Bieber haviam fixado. 

A canção que se tornou primeiro num êxito na app de partilha de vídeos TikTok e que gerou controvérsia pela sua fusão de country e rap, chega à histórica marca ainda a ocupar o nº1 das tabelas de streaming e de downloads, estando já fora do top 10 na componente da rádio - o suficiente, no entanto, para ofuscar a concorrência.

E falando dela, "Old Town Road" bloqueou também um número histórico de adversários na corrida para o topo da tabela. Foram sete ao todo: "Wow" de Post Malone; "ME!" e "You Need to Calm Down" de Taylor Swift; "If I Can't Have You" e "Señorita" de Shawn Mendes; "I Don't Care" de Sheeran e Bieber; e "Bad Guy" de Billie Eilish, o mais aceso rival que luta há sete semanas pela liderança. Um minuto de silêncio pelas suas tentativas em vão.

O glorioso feito de Lil Nas X, um miúdo de apenas 20 anos de Atlanta, deve-se não só à força dos desafios virais em pleno séc. XXI e à criação de um híbrido inusitado apto para a geração do streaming, mas sobretudo à sua inteligente campanha de marketing: o tema ganhou logo à sua segunda semana de liderança uma remistura com Billy Ray Cyrus, essa instituição da música country e figura paterna de Miley Cyrus, que atingiu proporções gigantescas. Depois disso, foram chegando outras remisturas com distância calculada: a de Diplo em Abril, outra com Young Thug e Mason Ramsey em meados de Julho e uma última com RM dos BTS na passada sexta. Ou seja, tudo de forma a alimentar e fazer subsistir o fenómeno.

Seja um sinal dos tempos ou corolário de uma era de caos e desordem, há mérito envolvido nesta conquista. Mas agora que se quebrou o impensável, toca de guardar esses cavalinhos no estábulo de uma vez por todas:

Comentários

Mensagens populares