Magnífico Material Desconhecido #222

Jordan Rakei
                                                                                                                                     

O virtuoso proprietário da capicua no lote de Magníficos dá pelo nome de Jordan Rakei e possui o mesmo código postal de nomes como Lorde, Broods ou Thomston. Nascido, portanto, na Nova Zelândia, mas criado maioritariamente na cidade de Brisbane, Austrália, para onde se mudou aos 3 anos, Jordan tece uma aclamada mescla de soul, jazz, hip hop e R&B que conhece comparação em projectos como os The Roots, The Internet ou Hiatus Kaiyote. 

Educado numa dieta de soul americana, Frank Zappa ou Pink Floyd, que o conduziram primeiro ao piano e mais tarde à criação de batidas - dois elementos basilares no seu percurso enquanto intérprete, produtor e multi-instrumentista - lançou o seu primeiro EP em 2013 - Franklin's Room - via Bandcamp. O tempo passado em Brisbane, porém, levava Jordan a fechar-se no seu casulo, acentuando ainda mais a sua já propensão natural para a introversão.

Seria com a edição de Groove Curse, em 2014 - que expandiu o seu nome por entre a Europa e a América do Norte - que o músico tomaria a decisão de assentar arraiais na cidade de Londres, mergulhando na fervilhante cena musical e esforçando-se por fazer contactos com todos os cantores, produtores e compositores possíveis. Afinal, apenas uma terapia de exposição o poderia fazer crescer enquanto pessoa e, subsequentemente, enquanto músico.

Foi já com os horizontes expandidos que Jordan Rakei editou Cloak, o longa-duração de estreia, morada de "Rooftop" ou "The Light". Pelo caminho, foi cultivando parcerias com nomes como Taku, Tom Misch ou Disclosure, tendo emprestado a voz ao tema "Masterpiece" do último álbum da dupla. Mais recentemente fez até uma incursão pela música electrónica sob o pseudónimo Dan Kye, através do qual editou o EP Joy, Ease, Lightness.   

Para final de Setembro próximo prepara o lançamento de Wallflower, o segundo álbum que sairá com o selo da londrina Ninja Tune, tendo um foco maior na instrumentação ao vivo e explorando a sua batalha contra a introversão e ansiedade. 

"Sorceress", Wallflower

I put a spell on you



"Rooftop", Cloak

Felt deep for nothing



Se gostaram escutem também: "My Time", "Selfish", "Blame It on the Youth" e "The Light"

Comentários

Mensagens populares