Canções famosas que ficaram entaladas no nº11


Reprovar num exame por uma décima. Perder o autocarro por um triz. Deixar escapar um Entei porque ficámos sem Master Balls. Morrer na praia é sempre tão divertido, não é?

O mais parecido que temos a um azar do caraças no universo musical é vermos temas a ficarem de fora do top 10 por uma unha negra num frustrante número 11. Contrariamente ao que se possa pensar, não é um infortúnio reservado apenas a nomes de pequena dimensão. Acontece a quase todos os astros de primeira linha pelo menos uma vez no seu percurso, por razões nem sempre fáceis de apurar.

Na playlist abaixo encontram uma série de canções bem conhecidas a que lhes foi negada a hipótese de pertencer ao clube de elite do top 10 nas tabelas de singles norte-americana ou britânica:


Raios e coriscos. Parece que temos Beyoncé a liderar a classificativa com três pedras no sapato, ambas pertencentes a diferentes eras discográficas. E se é um facto que nos últimos anos Queen B transitou de artista de singles para artista de álbuns, a quantidade de balas disparada às tabelas de singles foi significativamente mais elevada que a maioria dos restantes artistas. 

E alguém imagina um mundo em que temas como "Girl on Fire", "Numb", "Like I Love You", "Stronger" ou "Hurt" não tenham chegado à secção dos dez mais populares na época em que foram lançados? Yikes!

Nisto da justiça musical os dois mercados têm tendências distintas. Se canções como "Set Fire to the Rain", "Don't Forget About Us" ou "Temperature" não foram além do 11º posto no Reino Unido, nos EUA chegaram todas ao nº1. E o contrário será que também se verifica? Infelizmente, não. O mais próximo que estaremos disso é um segundo lugar para "Like I Love You" de Justin Timberlake no UK.

Resta o consolo de que a maioria desta malta presente na lista conquistou também em algum momento das suas carreiras um nº1 ou fez com que aquele hit em 11º fosse maior ou mais impactante que aquele êxito de curta-duração que passou uma semana em primeiro e do qual já ninguém se recorda. 

Comentários

Mensagens populares