Recordando o TRL - Total Request Live


TRL. Abreviatura para Total Request Live, possivelmente o programa de música mais icónico da MTV e um dos marcos da cultura pop no final do milénio e início do séc. XXI.

Transmitido ao vivo de Times Square, Nova Iorque, de 1998 a 2008, foi durante esses anos o expoente máximo da cultura dos videoclipes, servindo também como plataforma para muitos músicos e actores promoverem o seu trabalho por entre as camadas de público mais jovens.

Assente numa contagem decrescente dos dez videoclipes mais votados pelo público - inicialmente através de uma linha telefónica e mais tarde já online - projectou pela América e, consequentemente, por esse mundo fora nomes como Backstreet Boys, NSYNC, Britney Spears, Christina Aguilera ou Eminem, possibilitando a ligação destes a toda uma geração que era educada pela MTV.


Importa pensar na quantidade de artistas cuja carreira foi beneficiada por terem o seu nome associado ao TRL. Das princesinhas da pop como Hilary Duff, Lindsay Lohan, Ashlee e Jessica Simpson, passando por grupos mais alternativos como Korn, Limp Bizkit, Sum 41, Blink 182, Simple Plan ou Good Charlotte, até toda uma linhagem de bandas emo que compreendia os Fall Out Boy, My Chemical Romance, The All-American Rejects, AFI, Paramore ou Panic! at the Disco. O impacto do programa nas suas carreiras é inegável.

Os vídeos podiam permanecer na contagem durante 50 dias, altura em que atingiam então a "reforma", patamar honorário reservado apenas aos mais célebres. Com 13 vídeos aposentados, Britney Spears foi a rainha das reformas. Seguiram-se-lhe Christina Aguilera e os Backstreet Boys, ambos com 9, os NSYNC com 8 e Justin Timberlake com 7. Existe, aliás, toda uma página dedicada aos recordes e estatísticas do programa que podem consultar aqui, se desejarem.



O programa terminaria a 16 de Novembro de 2008, uma despedida motivada não só pela quebra de audiências como pela incapacidade de continuar a chegar ao seu público principal, os jovens, então cada vez mais ligados às redes sociais e mais desligados do televisor. Desde então criou-se um fosso entre a MTV e o seu público que nunca mais nenhum outro programa conseguiu colmatar, tendo o canal apostado numa série de reality shows de má memória.

De lá para cá o YouTube assumiu-se como principal educador dos jovens e uma série de outros ídolos geracionais tomaram o lugar dos antigos. E outros tantos artistas perderam uma oportunidade de ouro de levar as suas carreiras mais além. Quem sabe se as Little Mix não seriam hoje grandes na América, Zara Larsson deixaria de ser vista como fenómeno exclusivamente europeu, os The Wanted talvez nunca tivessem terminado e Bridgit Mendler estaria na primeira liga da pop.



Mas a redenção pode estar aí mesmo à esquina. Depois de nove anos fora do ar, o TRL regressa aos ecrãs da MTV já no próximo dia 2 de Outubro para a sua segunda reincarnação, com uma nova equipa de VJs e outros ícones para idolatrar. Uma em que Taylor Swift, Ed Sheeran, Sam Smith,  Ariana Grande, Selena Gomez, Demi Lovato, Bruno Mars, The Weeknd, Shawn Mendes ou Justin Bieber representam a face de uma nova geração. E também ela tem direito a viver o que nós vivemos - é altura de passar o testemunho.

E agora a derradeira playlist com os vídeos (e os protagonistas) mais icónicos que fazem parte da história do programa:



                              90s celebrities britney spears melissa joan hart method man GIF

Comentários

Mensagens populares