O curioso caso das canções homónimas


Oh, a problemática das canções com o mesmo título. Quem nunca? Não é um fenómeno assim tão raro quanto se possa pensar e dá azo a várias confusões na sinalética da pop.

Quer dizer, a que "Sorry" devemos conceder maior crédito? Ao de Justin Bieber, Madonna ou Ciara? Qual a "Green Light" que emana maior brilho? A de Lorde, Beyoncé ou John Legend? E quantos hits da pop mesmo recorreram a "Work"? Mais do que aqueles que gostaríamos, certamente. E a quantidade de vezes que nos fizeram dar a volta à cabeça com "Déjà Vu"? Custa pensar. 

Sugiro que percorram a playlist abaixo e tentem eleger a canção homónima suprema ou, simplesmente, explorem-na com o espanto de quem nunca se apercebeu ter cantado tantas vezes a mesma coisa vinda de vozes diferentes. É tão divertido quanto desnecessário, mas vai valer a pena:



Sem margem para dúvidas, a campeã das mimetizações é "Thinking About You", o que indica que não há nada melhor do que depositar o sujeito que pulula o nosso pensamento em formato de canção. Talvez assim possamos libertar espaço para pensar noutras coisas. 

Quanto às palavras formadas por mais que um vocábulo, "Green Light" leva a medalha de ouro. Pena que nenhum dos seus autores a tenha utilizado como método de prevenção rodoviária. Contamos contigo, Noddy.

Destaque também para Beyoncé, Britney Spears, Ciara, John Legend e Rihanna, os únicos que surgem duas vezes neste campeonato da homonímia. Toca a vasculhar o dicionário em busca de palavras mais inusitadas, pessoal!

E quanto à correlação entre sucesso e homonímia? Digamos que praticamente todos os títulos encontram um ou mais representantes no nº1 da tabela de singles norte-americana ou do Reino Unido. Que o digam os Chainsmokers, Justin Bieber, Duffy, Beyoncé, Kelly Clarkson, Rihanna ou Usher. 

Mas ninguém quer parecer um disco riscado, por isso vamos torcer para que no futuro consigamos fazer uma lista do género com títulos como "Broccoli", "Peppermint" ou "Receipts", tá bom?

Comentários

Mensagens populares