Guia Musical Verão 2018- As Canções


Este ano, e ao contrário do anterior, não há um líder destacado na corrida para os êxitos do Verão. O que torna a lista abaixo tão mais interessante, no sentido em que qualquer uma destas dezoito candidatas se pode tornar na detentora do título. Elejam a vossa:



1) Calvin Harris & Dua Lipa- "One Kiss"- Já devíamos ter aprendido a não subestimar as capacidades de Calvin Harris. "One Kiss" não é de todo o banger mais incrível da forja de êxitos do DJ escocês, mas um bastante sólido e aditivo a que regressamos vezes sem conta com o êxtase da primeira vez. Junta-se-lhe uma Dua Lipa em estado de graça e temos um dinâmico pedaço de deep house que alimentará noites de Verão a fio.

                                                               Resultado de imagem para calvin harris dua lipa one kiss gif

2) Clean Bandit feat. Demi Lovato- "Solo"- Woop woop woop! Depois de "Symphony" e "I Miss You", dois singles mais midtempo, o trio britânico precisava de voltar a aumentar o compasso. "Solo" chega então para devolver os Clean Bandit à pista de dança e para dar a Demi Lovato a melhor colaboração da sua vida. Misto de "Rockabye" (sem a brisa dancehall) e de "Anywhere" (a mesma cama de vocoders), a canção celebra a emancipação e independência pós-desolação amorosa. #hinaodaporra, pois claro.

3) Camila Cabello- "She Loves Control"- A maioria das fichas parecem ter sido apostadas em "Sangria Wine", o promissor mas algo insuflado novo single estreado a meias com Pharrell Williams, mas ainda há esperança que Camilita ganhe bom senso e dê ao seu debute o terceiro single que verdadeiramente necessita. Cruzamento entre reggaeton e flamenco tecido por Frank Dukes e Skrillex, "She Loves Control" soa a um estrondoso êxito estival à espera de acontecer. 

4) Jennifer Lopez feat. DJ Khaled & Cardi B- "Dinero"- Se em 2017 tivemos "Wild Thoughts", este ano o equivalente surge na figura de "Dinero", fogoso híbrido de trap latino com elementos de bachata, assistido pelo mestre de cerimónias DJ Khaled e pela sista do Bronx, Cardi B, a entregar collabs até dar o check in na maternidade. Tudo a postos para que se torne no maior êxito de J.Lo desde "Ain't Your Mama".

                                                               Resultado de imagem para j.lo dinero video gif

5) Ella Mai- "Boo'd Up"- Se no ano passado tivémos Khalid a revelar-se Príncipe de uma nova dinastia do R&B, em 2018 a equivalente feminina parece surgir na figura de Ella Mai, uma londrina de 23 anos que assina pela editora de DJ Mustard, o afamado produtor de hip hop norte-americano que tece também esta valente feel-good jam R&B noventista sobre a maravilhosa sensação de se ser um tonto apaixonado. Vejam-na só a tornar-se no hit inesperado da estação. 

6) Liam Payne feat J Balvin- "Familiar"- Quem diria que os hitmakers dos One Direction se resumiriam a Zayn e Liam Payne? Cruzando o seu balanço R&B com as sensibilidades latinas que tomaram de assalto a pop desde o Verão passado, Liam entrega-nos um sedutor affair latino ao melhor nível de "Señorita" de Justin Timberlake, sobre intimidades e cortejos na pista de dança. J Balvin valida e potencia o efeito irresistível da canção. 

7) Kelly Clarkson- "Heat"- Em termos de cotação pública, Kelly Clarkson está na sua melhor forma desde os tempos áureos de Breakaway, mas essa popularidade, infelizmente, ainda não se traduziu para o plano musical. Meaning of Life, todo uma prova de vida em campos de soul, pop e R&B, é o seu melhor álbum em anos e "Heat", esfuziante súplica por um suplemento romântico por parte da cara-metade, ansia e vibra pela libertação. So come on love!

8) Ne-Yo feat. Bebe Rexha & Stefflon Don- "Push Back"- Só por via de um sopro milagroso é que "Push Back" ainda pode encontrar a aclamação comercial merecida, mas no que toca a hits certificados para a época estival poucos merecem mais o diploma do que ela. Ne-Yo regressa assim pela mão dos Stargate com um muito apetitoso híbrido pop/dancehall condimentado a gosto pelas certeiras participações de Miss Rexha e Stefflon Don. 

9) Cardi B feat. Bad Bunny & J Balvin- "I Like It"- Agora que Cardi B já provou que é mais do que "Bodak Yellow" dava a entender, é tempo de Invasion of Privacy mostrar os seus trunfos. Certificado e apto para o Verão surge "I Like It", infeccioso pedaço de salsa/trap latino eficientemente assistido por Bad Bunny e J Balvin que, à semelhança de "La Modelo", volta a absorver as heranças latinas da sua intérprete. Muita fé em que se torne o campeão deste Verão.

                                                     i like it GIF by Cardi B

10) Justin Timberlake- "Wave"- Man of the Woods é um dos álbuns mais mal-amados do ano (quanto mais da carreira de JT), mas isso não impede que não transporte o seu quinhão de potenciais êxitos. Em "Waves" Justin Timberlake sai da floresta e procura uma escapadela romântica num qualquer panorama insular, assistido pela inventiva produção dos The Neptunes. Para ouvir entre um mergulho no mar e um refresco de piña colada.

11) Tove Lo feat. Charli XCX, Icona Pop, Elliphant & Alma- "Bitches"- Lembram-se daquele Verão em que Tove Lo recrutou o seu próprio grupo feminino multicultural e deu às massas o bop lésbico da temporada que Rita Ora tentou fazer com "Girls" e falhou redondamente? Pedaço de electropop intoxicante com o diabo no corpo, era o trunfo de Blue Lips que aguardava pela libertação. Vai ser tão bom, não foi?

12) George Ezra- "Shotgun"- Para alguém que construiu o seu álbum de estreia baseado numa viagem de comboio pela Europa, a tentação de canalizar a mesma inspiração ambulante em temas futuros é grande. É isso mesmo que Georgie faz no mais recente single do seu último disco, folk pop leve e luminosa sobre embarcar no desconhecido e encontrar razões para permanecer. Hino balnear, de estrada, festival, e tudo o mais que rime com sol, aventura e boa disposição.

                                                                            shotgun GIF by George Ezra

13) Ariana Grande- "No Tears Left to Cry"- Vai ser um Verão de cura e apaziguamento emocional para Ariana Grande, ainda a recuperar do abalo sofrido com os atentados de Manchester em Maio do ano passado. A regeneração faz-se na pista de dança ao som de "No Tears Left to Cry", compelativo objecto dance pop pós-traumático diluído na cadência emocional de "One Last Time" e na brisa EDM fortalecedora de "Break Free" - tudo com a suavidade de uma folha ao vento. Juntos, reconstruímos.

14) Khalid feat Ty Dolla $ign & 6LACK- "OTW"- Depois de um excelente "Love Lies",  Khalid entrega-nos um não menos sublime "OTW", melódico e sedutor pedaço de trap&B de influências 90s com produção de Nineteen85 ("Hold On, We're Going Home", "Too Good") que versa sobre estar lá para o #crush, aprimorando assim a sonoridade praticada na estreia de 2017. Ideal para aquelas deambulações nocturnas solitárias.

15) Louis the Child feat. Wafia- "Better Not"- Não é por acaso que as propostas electrónicas têm outro encanto na estação mais quente do ano - à medida que as temperaturas subirem, este pode muito bem ser o bop que nos fará companhia. Louis the Child, dupla norte-americana que se move nas águas contemporâneas de Flume ou Odesza, procura aqui o seu primeiro hit no mainstream: um irrecusável pedaço de future bass celestial sobre não desperdiçar o amor quando este bate à porta.

                                                   louis the child GIF

16) Troye Sivan- "Bloom"- Parece que este ano a Primavera nos vai acompanhar um pouco mais do que o esperado, pelo que é recomendável que este Verão levemos também "Bloom" na algibeira. Tremenda canção pop sobre desejo queer e indutora de borboletas no estômago, segue no encalço do soberbo "My My My!" e atesta a vitalidade de Troye Sivan enquanto autor das melhores canções pop no masculino em 2018.

17) Friendly Fires- "Love Like Waves"- Passaram sete anos desde a edição de Pala, mas o trio britânico não se esqueceu de como fazer grandes canções. "Love Like Waves" soa à continuação natural do indie-funk tropical explorado nesse disco, feito à base de steel drums, uma linha de sintetizador inebriante e uma secção rítmica altamente dançável. Dificilmente encontrarão algo mais estival que isto.

18) Post Malone- "Better Now"- Post Malone está tão em alta que nem tem que se dar ao trabalho de escolher os singles de Beerbongs & Bentleys - estes escolhem-se sozinhos. A montanha de streamings de "Better Now" - híbrido pop-rap emocionalmente turbulento que Drake ou a Taylor Swift de Reputation não descartariam - assim o ditou e, como tal, preparem-se para ouvir isto um pouco por todo o lado ao longo deste Verão.

Comentários

Mensagens populares