Guia Musical Verão 2018- Os Discos


E porque a música ainda passa essencialmente por bons discos, estes são alguns dos trabalhos que irão marcar a estação mais quente do ano:

Ben Howard- Noonday Dream


Quatro anos após o último I Forget Where We Were, o cantautor inglês retorna com o seu terceiro disco de estúdio, já longe da folk soalheira e hínica da estreia de 2011, prosseguindo na rota sinuosa, introspectiva e experimental iniciada no álbum de 2014. As canções de Noonday Dream foram compostas e produzidas pelo próprio intérprete quase em regime de reclusão à boa moda de Bon Iver, e estreadas ao vivo entre nós no concerto do passado dia 27 de Maio no Coliseu de Lisboa. 


Jorja Smith- Lost & Found


Muita esperança depositada nesta jovem de apenas 21 anos que é tida como uma das revelações de 2018. Herdeira dos ensinamentos soul de Amy Winehouse, da cartilha jazz de Billie Holiday e da escola R&B de Lauryn Hill, Jorja Smith apresenta em Lost & Found sérios argumentos para uma carreira tão notável quanto as figuras de que recolhe inspiração. Escute-se "Blue Lights", "Teenage Fantasy" ou "Don't Watch Me Cry" para compreender as loas que lhe são tecidas. 


Lily Allen- No Shame 


Depois do mais desinspirado Sheezus (2014), Lily Allen está de volta - e desta vez é a valer. Sem freios ou inibições, No Shame detalha a crise de identidade em que mergulhou após o lançamento do terceiro álbum, as razões que contribuíram para o fim do seu casamento, dilemas maternais e ecos do seu passado turbulento. O processo catártico e confessional resulta no seu melhor álbum em anos: "Trigger Bang", "Three" ou "Come on Then" são pontos altos. 


Lykke Li- So Sad So Sexy


So Sad So Sexy marca o regresso de Lykke Li à música após ter sido mãe e de ter perdido a sua progenitora. À semelhança do anterior I Never Learn (2018), ainda é a tristeza que mais permeia o seu trabalho, mas desta vez a sueca traz novas influências para cima da mesa, derivativas do universo do hip hop e R&B, que fazem com que este seja o título mais comercial e acessível do seu percurso. Malay, Jeff Bhasker, Ali Payami, Kid Harpoon ou Emile Haynie emprestam a sua visão ao álbum.


Christina Aguilera- Liberation


Esperámos seis longos anos pelo sucessor de Lotus, mas ele aí está. O oitavo álbum de estúdio de Legendtina chega com o cunho criativo de ilustres como Anderson .Paak, Kanye West, MNEK ou Ricky Reed e de colaboradores menos mediáticos como Charlie Heat, Dumbfoundead ou Jon Bellion, que conferem a Liberation uma identidade hip hop e R&B expressa em temas como "Accelerate", "Like I Do" ou "Deserve". A mensagem, essa, é de liberdade e empoderamento. 


Panic! at the Disco- Pray for the Wicked
 (22 Junho)


É já com a estação estival a decorrer que chega o sexto disco dos Panic! at the Disco - um dos activos mais acarinhados da Fueled By Ramen - agora um projecto a solo da mente de Brendon Urie, ainda que em palco albergue outros tantos músicos. À semelhança do álbum anterior, Pray for the Wicked conta com produção de Jake Sinclair e parece seguir a toada power pop/rock deste. "Say Amen (Saturday Night)", "High Hopes" e "(Fuck A) Silver Lining" são os cartões de visita. 


Florence and the Machine- High as Hope
(29 de Junho)


Desde Abril que Flo e a sua máquina têm vindo a preparar o regresso às edições discográficas. High as Hope, o quarto de originais para o grupo britânico, sucede ao aclamado How Big, How Blue, How Beautiful (2015) e é o primeiro da banda a não contar com produção de Paul Epworth, substituído no comando pelo norte-americano Emile Haynie. O registo é antecedido por "Sky Full of Song", "Hunger" e "Big God". 


Drake- Scorpion
(29 de Junho)


Drake comandou o primeiro semestre de 2018 à custa de "God's Plan" e "Nice for What", e prepara-se para prolongar o reinado à medida que entramos no segundo, agora com a edição de Scorpion, o  seu quinto álbum de estúdio que sucede à playlist More Life (2017) e a Views (2016). O rei do streaming mantém perto os habituais colaboradores (Noah "40" Shebib, Boi-1da, Murda Beatz ou Lil Wayne) e mantém o segredo do alinhamento até ao derradeiro momento. Recordes serão esmagados.


Gorillaz- The Now Now
(29 de Junho)


Não há fome que não dê em fartura: a banda virtual mais cool do planeta entrega-nos o seu sexto álbum de estúdio pouco mais de um ano decorrido da edição de Humanz. Gravado num período recorde em Fevereiro último, The Now Now nasceu com a intenção de que a banda de Damon Albarn tivesse novas canções para tocar na estrada. Em oposição ao disco anterior, os temas deste álbum foram alinhavados por James Ford e contam com um número de colaborações mais reduzido.  


Years & Years- Palo Santo
 (6 de Julho)


Escrito e gravado nos 18 meses que se seguiram ao término da digressão mundial de Communion, o segundo disco dos Years & Years segue a história de uma sociedade distópica e sem género povoada por andróides, designada Palo Santo. O conceito tem sido explorado nos vídeos de "Sanctify" e "If You're Over Me", os primeiros avanços do registo que conta com contribuições de Greg Kurstin, Mark Ralph, Kid Harpoon, Two Inch Punch ou Steve Mac na produção.


Nicki Minaj- Queen
 (10 de Agosto)


Nome pomposo? Check. Capa estrondosa? Confere. Conteúdo sumarento? Veremos. É o regresso de Nicki Minaj quatro anos após The Pinkprint, numa altura em que o seu trono é ameaçado (usurpado?) por essa potência intitulada Cardi B. "Chun-Li", "Rich Sex" e "Bed" em parceria com Ariana Grande são para já os cartões-de-visita revelados deste quarto álbum da norte-americana que será pretexto para uma digressão internacional conjunta com Future a começar em Setembro próximo. 


Ariana Grande- Sweetener
( 17 de Agosto)


Miss Grande vem a trabalhar no sucessor de Dangerous Woman desde Julho de 2016, quando se encontrava ainda a promover o disco de "Side to Side". Claramente afectado pelo atentado de Manchester, Sweetener pretende ser um disco de convalescença e regeneração, como "No Tears Left to Cry" e "The Light Is Coming" - as primeiras amostras reveladas - sugerem. Max Martin, Pharrell Williams, Tommy Brown, Ilya e Savan Kotecha são alguns dos nomes associados ao projecto. Do alinhamento constam 15 temas e três colaborações, entre elas com Nicki Minaj e Missy Elliott. 


Troye Sivan- Bloom 
(31 de Agosto)


Poucos têm tido uma maturação tão estupenda em 2018 como Troye Sivan. Descrito como um álbum de "expressão gay desafiadora", Bloom começou por nos ser apresentado em Janeiro com o libertador "My My My! e o confessional "The Good Side". O tema-título chegaria com a Primavera avançada no calendário, seguido do mais recente "Dance to This", em dueto com Ariana Grande. A produção deste segundo disco do australiano está assegurada por estetas como Bram Inscore, Oscar Görres, Oscar Holter, Jam City ou Ariel Rechtshaid - oxalá que seja tão incrível quanto indica que será.


Agora sim, têm tudo o que precisam para uma temporada a banhos, à luz do sol ou ao fresco da sombra. Que sejam felizes este Verão!

Comentários

Mensagens populares