Revisitando ...Baby One More Time no 20º aniversário


O vídeo do uniforme colegial e dos totós cor-de-rosa já tinha acendido o rastilho, mas foi na aurora de 1999 que Britney Spears se tornou no sucesso planetário que havia de redefinir a cara da teen pop e influenciar uma nova geração de artistas e ouvintes pelo mundo fora.

O debute ...Baby One More Time completa duas décadas de existência e a melhor forma de o assinalar é revisitando os seus doze temas. Não importa onde estavam, se eram nascidos sequer ou se nunca compreenderam o fenómeno - vamos todos prestar vassalagem. Hit me!


1) "...Baby One More Time"- Aqueles três acordes iniciais são reconhecidos em qualquer parte do mundo. Nada menos do que um estupendo single de estreia construído em torno do arrependimento do final de uma relação e a necessidade urgente de a retomar - dilemas apocalípticos da mente de uma jovem de 16 anos. Dois suecos - Max Martin (lenda viva) e Rami Yacoub (pois...) - arquitectaram os moldes, e a entrega fervorosa de Britney bem como o icónico vídeo fizeram o resto. Pura perfeição pop.

2) "(You Drive Me) Crazy"- Ahh, quando as canções eram dignas o suficiente para albergar parênteses. Novamente a urgência (agora transformada numa quase demência) romântica, o condão de Martin, o embalo dance pop que conduz a um refrão inescapável e a utilização recorrente de um quase arcaico cowbell. Seria a opção natural para 2º single, mas foi inteligentemente guardada para o Verão de 99.

                                                             britney spears GIF

3) "Sometimes"- Há um duplo sentido na aposta deste tema como sucessor de "...Baby One More Time": por um lado a vontade de não entregar os trunfos de uma só vez e por outro a necessidade de conservar uma certa aura de inocência e candura sob o qual foi construída a sua estreia. "Sometimes" é impecável nessa ambição, mostrando uma Britney mais reservada na confissão dos seus reais sentimentos à cara metade e contendo uma das melhores mudanças de escala da história da pop. Simplesmente adorável. 

4) "Soda Pop"- E ao quarto tema é-lhe permitido mostrar aquele timbre de miúdinha franzina sulista de ar impetuoso, ainda arrancado aos seus tempos de Mouseketeer no Mickey Mouse Club. Bop pré-milenial non-sense sobre passar um momento divertido, contém uma leve inflexão reggae, mas é mesmo a interpretação aguerrida de Britney que lhe confere a graça. Todos em uníssono, como se fosse mil-nove-nove: open a soda pop, bop, shu-bop, shu-bop, the clock is ticking and we can't stop!

5) "Born to Make You Happy"- Adorável à distância, mas o mais certo é que uma canção destas seria completamente desaconselhada e proibida à luz de 2019. Concebida com o propósito de que uma rapariga nasce única e exclusivamente para satisfazer o seu parceiro? Hum hum. Lá se vai o girl power. Mantém-se como um dos clássicos do seu catálogo, ainda que nunca tenha sido lançada como single nos EUA. Ugh, que ultraje.

                                                   britney spears 90s GIF

6) "From the Bottom of My Broken Heart"- Enquanto que a Europa recebia a versão-rascunho (e literal) de "I'm a Slave 4 U", a América era agraciada com este enjoozinho de comédia romântica de Sábado à tarde que se arrasta durante cinco longos e penosos minutos. Uma Britney completamente destroçada canta sobre a perda do seu primeiro amor, qual Toni Braxton da vida. Cumpriu o seu propósito à data.

7) "I Will Be There"- Ora aqui está algo que teria dado um óptimo single, com a sua ambiência pop/rock e a mensagem de lealdade a puxar Britney para um patamar mais universal, não fosse um pequeno problema: o riff decalcado de "Torn", que Natalia Imbruglia havia popularizado há pouco mais de um ano. Decisão acertada em mantê-la como faixa de álbum, apenas. 

8) "I Will Still Love You"- Genuína surpresa por encontrar um tema deste calibre por aqui. Britney canta com as entranhas um enternecedor e poderoso dueto sobre o amor que persiste perante a adversidade com um tal de Don Philip. É incrível como assinou logo ao disco de estreia o dueto da sua vida, ainda que seja do conhecimento apenas dos fãs mais acérrimos. Crédito a este clássico esquecido, por favor.

                                                  music video 90s GIF

9) "Deep In My Heart"- Não sei se é muito bom ou muito mau que isto pareça uma qualquer música dos Anjos ou das Nonstop. Êxtase disco pop e uma chuva de confettis a pedir uma qualquer dança improvisada no meio da rua - assim se desenha este tema catita que apenas se encontra na versão internacional do álbum. In your face, America. 

10) "Thinkin' About You"- Ok, esta canção é basicamente a versão mais americanizada do tema anterior, só que com maior tempero R&B, maturação vocal e ad-libs irresistíveis - é o género de tema a que Mariah Carey almejava nos primórdios. Teria dado um excelente 5º single. E Shaggy poderia ter feito uma perninha.

                                                              britney spears GIF

11) "E-Mail My Heart"- Ena, aqui o tempo foi especialmente cruel. Conseguem imaginar Britney a cantar isto com sentimento na sua próxima residência em Vegas? Não dá. É por isso que ninguém se deve atrever a fazer nenhuma analogia com o Instagram ou o Twitter nos dias que correm. Esta ternurinha do Windows 98 foi triturada antes mesmo de chegar à pasta da reciclagem.

12) "The Beat Goes On"- Há coisas tão fantásticas quanto inexplicáveis. Como é que se justifica o facto de Britney terminar o seu debute com um cover breakbeat de uma canção de 1967 de Sonny Bono e Cher que já havia sido replicada um ano antes pelo colectivo All Seing I? É absolutamente inusitado e expedito para uma jovem de 17 anos que ainda na faixa anterior cantava sobre e-mails directos ao coração. #bolado

E como raio o legítimo bop "Autumn Goodbye" ficou fora do alinhamento principal? Os suecos deviam estar loucos.

...Baby One More Time amadureceu mais ou menos bem com o passar dos anos, mas é inegável que está aqui um sólido conjunto de canções pop que lançaram as bases para uma carreira estratosférica. O melhor da Miss American Dream, como é sabido, estava para vir.

                                                 baby one more time dancing GIF by Britney Spears

Comentários

Mensagens populares