Everyday I'm Shufflin'

De tempos a tempos dá-me uma vontade súbita de revisitar o extenso catálogo presente no meu velho e fiel ipod. São cerca de 1350 músicas por explorar, a maioria esquecidas e postas de parte em detrimento do que vai surgindo, da novidade que abafa o que até então era um oásis de inesgotável prazer.
 
Por vezes gostava de me apegar mais a certos temas e álbuns que vão surgindo, mas muito do meu contributo para este blog passa por estar de olhos e ouvidos postos no hype, nas inúmeras frentes por onde cada vez mais passa o meu gosto musical. E, portanto, torna-se difícil ouvir tudo aquilo que me move e fascina, a um ritmo regular.
 
O que me vale é a minha excelente memória, que conserva inúmeras eras, temas e álbuns sem que tenha de ouvi-los para me recordar deles. Mas nunca é a mesma coisa. Assim, através do shuffle reencontro velhos conhecidos, reacendo antigas paixões ou deparo-me com descobertas tardias que até então não tinha reparado. O melhor mesmo é o factor surpresa e emoção que esta exploração musical proporciona.
 
De um modo geral, considero-me bastante ecléctico. Num só dia tanto posso ouvir Britney Spears e a sua pop bombástica, o fado hercúleo de Ana Moura, passando pelo negrume dos Editors, a indietronica dos Foster the People, o hip hop megalómano de Kanye West, o rock prodigioso dos Arctic Monkeys, até ao R&B sensualão de Ciara. Ou seja, "Shufflar" (acabo de inventar um novo termo) é comigo.
 
E na minha recente aventura acabo de descobrir uns factos interessantes: cheguei à conclusão que possuo uma quantidade impressionante de temas de Miss Spears - 64 ao todo - sendo que também os Coldplay surgem bem cotados com 53 temas. Certo, ou não tivesse ambos em grande estima. Mais... Dei de caras com uns quantos temas de Born This Way que julgo nunca ter ouvido mais que 2 vezes na vida, recordei os tempos em que os Maroon 5 não eram uns vendidos, e senti-me algo constrangido ao deparar-me com uma porção escandalosa de canções de James Morrison para a qual não consigo encontrar justificação.
 
Percorri vários temas dos dois primeiros álbuns dos OneRepublic e quase preferia não tê-lo feito, pois só me veio relembrar o desgosto que me deram com o recente Native. "Say (All I Need)" ainda bate forte cá dentro, independentemente do rumo que Ryan Tedder e os seus companheiros tenham tomado.
 


Tive uma agradável surpresa ao redescobrir o retumbante fracasso comercial que foi o 4º álbum de Christina Aguilera - Bionic - que apesar de algo disconexo me soa melhor a cada novo encontro. Prova disso é este flirt intenso com a electrónica que se ouve em "Elastic Love", com o cunho típico de M.I.A.
 


Destaco também a presença constante no meu ipod dos Arctic Monkeys e dos seus 4 primeiros álbuns. São uma banda que tem crescido comigo e cada vez os entendo melhor, ganhando um crescente respeito e admiração por estes 4 rapazes de Sheffield que não páram de crescer de disco para disco. Entre tantas, "The Hellcat Spangled Shalalala" foi a que mais me deliciou.
 


Muito mais haveria para contar acerca das minhas experiências do shuffle. Recomendo vivamente que o façam, não com o intuito de encontrar um tema em particular, mas sim com predisposição para se deixarem levar por uma playlist aleatória das vossas escolhas musicais.
 
Surpresas e redescobertas à parte, é também uma óptima oportunidade para organizarem a vossa biblioteca musical, ora colocando em rotação velhas paixões, ora deitando para o lixo autênticas tralhas das quais já não necessitam. E agora, deêm-me licença, que tenho encontro marcado com a reciclagem.

Comentários

Mensagens populares