11 actuações incríveis de Ariana Grande


Nunca como agora tivemos tantas razões para celebrar a obra de Ariana Grande. A atravessar a melhor fase do seu percurso, com aclamação crítica e comercial em generosas doses, e um novo álbum (o segundo em menos de seis meses) a sair para o mundo, Ari é actualmente a epítome de estrela pop do final dos anos 10.

O que a acompanhou desde sempre foi aquela imensa voz retratada num sem número de apresentações ao vivo, aqui compiladas. You own it, gurl:



"God Is a Woman" (Ariana Grande at the BBC 2018)- Em Novembro último foi emitido na BBC um especial de uma hora centrado na cantora, com direito a concerto de treze temas e entrevista incluída. A leitura orquestral de "God Is a Woman" é suportada com primor por uma orquestra inteiramente feminina, que adorna com arranjos de luxo as influências trap da canção. Majestoso.

"(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" (Jimmy Fallon, 2018)- Na semana de lançamento de Sweetener, Ariana passava pelo amigo Fallon para prestar tributo póstumo à rainha da soul - tudo correcto, não fosse ela a melhor vocalista da sua geração. Voltaria a fazê-lo semanas mais tarde no funeral da artista, mas a solenidade do evento não a deixou ter uma actuação tão imaculada quanta esta.

"Break Free" (Honda Stage at the iHeartRadio Theater LA 2015)- Seguimos para uma prestação que não teve transmissão televisiva, mas que foi captada de modo a poder encaixar no seu canal de YT. O cenário era halloweenesco, a energia do público contagiante e tanto Ari como o seu corpo de baile estavam a proporcionar um senhor espectáculo, pujante e dinâmico, entrelaçados em perfeita harmonia.

"Focus" (American Music Awards 2015)- A coisa mais fantástica em torno do pouco notável  "Focus" foi mesmo esta sumptuosa performance nos AMAs de 2015, que trouxe um pouco do antigo glamour hollywoodesco ao palco do Microsoft Theater de LA. Apesar de irrelevante no seu catálogo, esta actuação foi extremamente crucial para a consolidação do seu sucesso junto do público. Reparem bem no quanto todos estavam a amar e a viver esta performance!

"Breathin" (Ellen, 2018)- Algures em Novembro passado, Ari fazia uma espectacular dobradinha no talk show de Ellen: de um lado uma aplaudida actuação de "Thank U, Next" com coração a rodos, e do outro uma autêntica masterclass vocal de "Breathin", defendida ao vivo sem mácula e despejada numa torrente controlada de dor e de mágoa. 

"Jason's Song (Gave It Away)" (Jimmy Fallon, 2016)- Ora aqui está um momento que a equipa de management de Ariana teima em fazer desaparecer da face da world wide web, alegadamente pela quase imperceptível troca de um dos versos da letra. Surpreendente composição pop/jazzística escondida nas faixas bónus de Dangerous Woman, "Jason's Song" acabou por ser levada de forma inesperada ao talk show de Jimmy Fallon, com Grande a entoá-la com brio ladeada pelos The Roots e pelo compositor da canção. Desempenho enormíssimo. 

"I Have Nothing" (Live at the White House, 2015)- Nos tempos em que a Casa Branca não era ocupada por um tirano megalómano, a cultura pop andava de mãos dadas com a presidência. Eis uma jovem e ansiosa Ariana em busca da afirmação a entoar o clássico maior de Whitney Wouston para o casal Obama e uma série de outras altas patentes. When will ur faves? 

"Problem" (The Summertime Ball 2016)- Querem saber como soa Ariana num recinto gigantesco? Absolutamente fantástica. "Problem" é uma das canções mais exigentes do seu catálogo, cujo tempo e experiência em palco apenas veio melhorar: ei-la ao vivo em terras de sua majestade, com um som de tremenda qualidade, a arrasar em casa nota e a divertir-se à grande com os seus dançarinos. 

"Dangerous Woman" (Radio Disney Music Awards 2016)- O palco dos Radio Disney Music Awards não será o mais indicado para libertar a cadência lasciva de "Dangerous Woman", mas a Ari gurl nem por isso se conteve e deu aqui uma das melhores performances a que o tema-título do seu 3º álbum teve direito. Que sonho de interpretação. 

"God Is a Woman" (MTV Video Music Awards 2018)- Não é preciso muito para Ariana brilhar em palco - está tudo concentrado no seu 1,53 de altura. Mas quando a habilidade vocal é posta ao serviço de um monumental aparato cénico, a magia acontece. Foi assim que inscreveu a actuação de "God Is a Woman" nos livros da história dos VMAs, clamando poder, feminilidade e espiritualidade.

"Imagine" (Jimmy Fallon, 2018)- É a mais recente e, talvez, a mais emocionante das actuações da lista. Tal como em "Breathin", parece estar prestes a desabar em soluços e lágrimas a qualquer instante: há saudade, nostalgia e um poço de dor na sua voz. A técnica não se perde e dá-nos um momento de puro brilhantismo, quase inacreditável, dos 2:51-3:05, como poucas vezes os censores televisivos devem ter registado. Que espantosa a sua evolução enquanto vocalista. 

E agora vamos lá descobrir Thank U, Next, sim?

                                                     bed thank you next GIF by Ariana Grande

Comentários

Mensagens populares