Magnífico Material Desconhecido #250

Mahalia
                                                                                                                                                                        

Olhamos para o panorama R&B britânico no feminino e lamentamos a forma como trata as suas esperanças: Raye e Mabel começaram ancoradas nas boas tradições do género e caminham para banais estrelas pop, onde a máquina funciona francamente melhor. Raios, até Ella Mai teve que ir para a América para ser aclamada no seu estilo noventista - e ainda hoje não conseguiu um visto de sucesso no seu país. Só Jorja Smith segue intocável e incólume. 

E talvez Mahalia se lhe junte em breve. Nativa de Leicester mas baseada em Birmingham, assinou contrato discográfico com a Atlantic Records quando tinha apenas 13 anos, certificando-se que pelo meio teria uma adolescência normal e um tempo de maturação natural para se desenvolver como seria suposto. Um pedido atípico para se cumprir numa major, mas que hoje dá os seus frutos.

Herdeira dos ensinamentos alt-R&B/soul de nomes como Erykah Badu, Lauryn Hill, Jill Scott e da honestidade crua adquirida ao escutar discos de Adele e Amy Winehouse, a jovem revelou os primeiros escritos guardados na gaveta com o EP Head Space (2012), seguindo-se Never Change (2015) e a mixtape de 2016 Diary of Me - todos eles revelando uma particular inclinação para a escrita de canções acústicas.

Entre 2017 e 2018 lançou uma sucessão de singles assinaláveis, mais embrenhados no R&B underground britânico, ao mesmo tempo que expandia o seu perfil ao tocar em festivais de grande dimensão e ao colaborar com Little Simz, Russ ou Kojey Radical. "Sober", uma das canções lançadas nesse período, tornou-se viral em Setembro passado pelo assombro de uma sessão da recomendável série Colors do YouTube, coincidindo assim com a edição recente do EP Seasons, prelúdio para o seu primeiro disco.

Em 2019 começa a deixar a sua marca com "Do Not Disturb", isto depois de já ter feito parte da lista de apostas do ano da BBC, MTV ou dos BRIT Awards. Que a saibam cuidar e gerir, que nós trataremos de a idolatrar:

"Do Not Disturb"

Get outta my way



"I Wished I Missed My Ex"

Texting-texting-texting



Se gostaram escutem também: "Surprise Me", "One Night Only", "No Reply", Sober" e "Proud of Me"

Comentários

Mensagens populares