Grammy Awards 2020: Os Nomeados


Foram anunciados esta semana os nomeados para a 62ª edição dos Grammy Awards, que se realiza a 26 de Janeiro. Lizzo, Billie Eilish e Lil Nas X são quem mais nomeações recolhe, mas olhemos primeiro para como ficaram distribuídas as menções nas quatro categorias principais:

Gravação do Ano

"Hey, Ma"- Bon Iver
"Bad Guy"- Billie Eilish
"7 Rings"- Ariana Grande
"Hard Place"- H.E.R.
"Talk"- Khalid
´"Old Town Road"- Lil Nas X feat. Billy Ray Cyrus
"Truth Hurts"- Lizzo
"Sunflower"- Post Malone & Swae Lee

Álbum do Ano

I, I- Bon Iver
Norman Fucking Rockwell!- Lana Del Rey
When We All Fall Asleep, Where Do We Go?- Billie Eilish
Thank U, Next- Ariana Grande
I Used to Know Her- H.E.R.
7- Lil Nas X
Cuz I Love You (Deluxe)- Lizzo
Father of the Bride- Vampire Weekend

Canção do Ano

"Always Remember Us This Way"- Lady Gaga
"Bad Guy"- Billie Eilish
"Bring My Flowers Now"- Tanya Tucker
"Hard Place"- H.E.R.
"Lover"- Taylor Swift
"Norman Fucking Rockwell"- Lana Del Rey
"Someone You Loved"- Lewis Capaldi
"Truth Hurts"- Lizzo

Melhor Artista Revelação

Black Pumas
Billie Eilish
Lil Nas X
Lizzo
Maggie Rogers
Rosalía
Tank and the Bangas
Yola

E agora foquemo-nos em casos particulares:

Lizzo
- 8 nomeações -


Best New Artist
Album of the Year (Cuz I Love You)
Best Urban Contemporary Album (Cuz I Love You)
Song of the Year ("Truth Hurts")
Record of the Year ("Truth Hurts")
Best Pop Solo Performance ("Truth Hurts")
Best R&B Performance ("Exactly How I Feel")
Best Tradicional R&B Performance ("Jerome")

Desde Sam Smith, em 2015, que um artista não obtinha nomeações nas quatro categorias principais. Lizzo é indiscutivelmente uma das figuras polarizadoras do ano, apesar de "Truth Hurts" nem ser das melhores canções do seu catálogo, antes a que deu início ao fenómeno. E a sua elegibilidade só se torna possível por ter sido incluída na edição deluxe de Cuz I Love You, convém salientar. É, pois, merecido este seu reconhecimento por parte da Recording Academy, ainda que "Juice" ou "Tempo" pudessem ter antes ocupado o lugar de algumas das faixas nomeadas. Das oito categorias, deverá sair vencedora em pelo menos duas/três.


Billie Eilish
- 6 nomeações -


Best New Artist
Album of the Year (When We All Fall Asleep, Where Do We Go?)
Best Pop Vocal Album (When We All Fall Asleep, Where Do We Go?)
Record of the Year ("Bad Guy")
Song of the Year ("Bad Guy")
Best Pop Solo Performance ("Bad Guy")

Tal como Lizzo, surge nomeada nas quatro principais categorias, sendo que é a mais jovem artista de sempre a conseguir tamanho feito. Era mais do que aguardado este domínio de Eilish, que assim obtém as suas primeiras nomeações aos Grammys, praticamente as únicas que lhe faltavam para cimentar este seu ano de glória. Deverá ser a grande vencedora da noite, podendo quebrar alguns recordes pelo caminho, como o de mais jovem vencedora de Álbum do Ano, se Ariana ou Lana o permitirem.


Lil Nas X
- 6 nomeações -


Best New Artist
Album of the Year (7)
Record of the Year ("Old Town Road")
Best Pop Duo/Group Performance ("Old Town Road")
Best Music Video ("Old Town Road")
Best Rap/Sung Performance ("Panini")

Só desde há uns anos para cá é que a Recording Academy tem reconhecido a existência de fenómenos súbitos/anomalias (?) que marcam um período específico, por isso não é de admirar que Lil Nas X seja fortemente distinguido. Pensemos só que piada teria ver "Gangnam Style" ou "Harlem Shake" a concorrer para Canção ou Gravação do Ano. Que "Old Town Road" esteja entre os nomeados é compreensível, agora que o EP 7 - que nem sequer um álbum é - ocupe uma das vagas de Álbum do Ano é um tremendo insulto, principalmente quando nega o lugar a Lover. 


Ariana Grande
- 5 nomeações -


Album of the Year (Thank U, Next)
Best Pop Vocal Album (Thank U, Next)
Record of the Year ("7 Rings")
Best Pop Solo Performance ("7 Rings")
Best Pop Duo/Group Performance ("Boyfriend")

É outra das heroínas de 2019, a concluir a travessia do ano mais glorioso do seu percurso. A predominância de "7 Rings" face a "Thank U, Next" (ausente da categoria de Best Music Video) surpreende, bem como a eleição de "Boyfriend", que nem foi um hit por aí além. Apesar de obter a sua primeira nomeação para Álbum do Ano, colecciona a sua quarta na categoria de Melhor Álbum Pop Vocal, podendo aqui conquistar a sua segunda vitória consecutiva. De forma alguma sairá de mãos a abanar da cerimónia. 


H.E.R.
- 5 nomeações -


Album of the Year (I Used to Know Her)
Record of the Year ("Hard Place")
Song of the Year ("Hard Place")
Best R&B Performance ("Could've Been")
Best R&B Song ("Could've Been")

Gabby Wilson é a nova queridinha da Recording Academy, conquistando exactamente o mesmo número de nomeações que o ano passado, incluindo uma segunda menção consecutiva na categoria de Álbum do Ano. "Hard Place" teve a sua estreia ao vivo na edição deste ano dos Grammys, inclusivé, e "Could've Been" já vem com um ano de atraso, pelo menos. Enquanto um triunfo nas categorias principais parece improvável, na de R&B não lhe deverá falhar.


Beyoncé
- 4 nomeações -


Best Pop Vocal Album (The Lion King: The Gift)
Best Pop Solo Performance ("Spirit")
Best Song Written for Visual Media ("Spirit")
Best Music Film (Homecoming)

Esse braço no ar para quem adivinhou o shout out a Queen B este ano? Aliás, é o seu quarto ano consecutivo a ser nomeada para os Grammys, mesmo tendo editado o último álbum de estúdio tradicional há três. A incursão pelo universo de The Lion King foi francamente decepcionante (e inexplicável) a nível comercial, mas ainda assim a qualidade do dito é inegável. Com as distinções deste ano, Beyoncé mantém o seu recorde de artista feminina mais nomeada de sempre, ascendendo às 70 nomeações, a apenas dez de distância do recordista absoluto, Quincy Jones. A sua melhor chance estará em Best Music Film.


Taylor Swift
- 3 nomeações -


Song of the Year ("Lover")
Best Pop Vocal Album (Lover)
Best Pop Solo Performance ("You Need to Calm Down")

Longe vão os tempos em que Swift era a menina dos olhos da Recording Academy. Desde 2016 que não ganha um gramofone e tinha em 2020 a melhor hipótese de se redimir. Lover é um dos discos mais aclamados do seu percurso, por isso não se percebe a sua ausência na categoria de Álbum do Ano, que já ganhou por duas ocasiões. Talvez a vitória em Best Pop Vocal Album lhe sirva de consolação, mas da injustiça e da atitude reprovadora já ninguém os salva.


Lady Gaga
- 3 nomeações -


Song of the Year ("Always Remember Us This Way")
Best Compilation Soundtrack for Visual Media (A Star is Born)
Best Song Written for Visual Media ("I'll Never Love Gain")

Incrível como Lady Gaga ainda está a colher os frutos do seu sucesso com A Star Is Born, mais de um ano depois de ter revitalizado a sua carreira e aberto novas possibilidades. As três nomeações parecem justíssimas, só não se compreendendo como é que lhe falha também a de Álbum do Ano, tendo a banda-sonora do filme sido um dos maiores best-sellers dos últimos tempos, ainda para mais quando a de Black Panther esteve nomeada na edição deste ano. Seja como for, pelo menos um ganha. 


Vampire Weekend
-3 nomeações -


Album of the Year (Father of the Bride)
Best Alternative Music Album (Father of the Bride)
Best Rock Song ("Harmony Hall")

A longa paragem entre edições discográficas parece ter feito maravilhas pela aclamação do trabalho dos Vampire Weekend, que até este ano ainda só tinham coleccionado duas nomeações na categoria de Best Alternative Album, que em 2020 repetem, sendo ainda promovidos à categoria mais cobiçada da noite. Talvez o Álbum do Ano lhes escape, mas as outras duas podem muito bem estar no papo. 


Lana Del Rey
- 2 nomeações -


Album of the Year (Norman Fucking Rockwell!)
Song of the Year ("Norman Fucking Rockwell")

É no fecho da década que o trabalho de Lana parece estar finalmente a ser reconhecido pela Recording Academy: poucos parecem ter em consideração o facto de ter editado cinco álbuns muito consistentes e elogiados num espaço de sete anos, sendo que até hoje só dois deles foram destacados na categoria de Melhor Álbum Pop Vocal. Talvez até nem vença nenhum dos prémios para os quais concorre, mas a verdadeira vitória é mesmo estar nomeada em duas das principais categorias.


Rosalía
- 2 nomeações -


Best New Artist
Best Latin Rock, Urban or Alternative Album (El Mal Querer)

Madre mía, Rosalía, bájale! Não haverá maior orgulho do que ver nuestra hermana nomeada para dois prémios, apenas uma semana depois de ter sido a protagonista da edição de 2019 dos Grammys Latinos (Album of the Year, Best Contemporary Pop Vocal Album e Best Urban Song). Aqui o reconhecimento ainda é mais parco, mas é muito bom saber que a sua influência já se começa a sentir fora dos circuitos esperados. A cereja no topo do bolo seria vê-la entre o lote de performers.

Entre as ausências, esperava-se mais de Khalid (que pelo menos ainda concorre a Gravação do Ano), Halsey (que teve o maior êxito da sua carreira com "Without Me" e foi completamente ignorada) e até mesmo Sam Smith (que não obtém qualquer nomeação desde as cinco inaugurais em 2015).

Consultem aqui a lista completa dos restantes nomeados.

Comentários

Mensagens populares