Justin Timberlake: O Herói da Pop, Parte IV

"Losing My Way"- FutureSex/LoveSounds (2006)

O penúltimo tema de FutureSex/LoveSounds não foi lançado como single, mas decidi inclui-lo por ser um bom exemplo do quão ecléctico é o disco, até porque nem só de electropop e R&B se fez esta era. "Losing My Way" tem influências de música gospel e conta com a letra mais séria do álbum, narrada na 3ª pessoa, sendo que se afasta da sua habitual temática lírica.
 


"Suit & Tie"- The 20/20 Experience (2013)
 
Subitamente damos um salto temporal de 7 anos e encontramos Justin no presente, a protagonizar um regresso muito aguardado. O silêncio foi quebrado com este "Suit & Tie", um opulento tema de aspecto retro, soul e R&B que apanhou desprevenido um panorama musical sugado até ao tutano por derivações da electrónica. O vídeo é pura classe e conta com a realização de David Fincher e uns fabulosos passos de dança. 
 


"Mirrors"- The 20/20 Experience (2013)

Se "Suit & Tie" causou alguma estranheza, o 2º single de The 20/20 Experience veio pôr as coisas em pratos limpos. Recuperando uma estética pop e R&B pouco vista nos dias que correm, "Mirrors" pode ser descrita como uma versão evolutiva de "Cry Me a River", munida de um refrão avassalador e de uma duração que atinge os 8 minutos. Ei-lo, Mr. Timberlake, a protagonizar um regresso formidável.
 


Discografia

The 20/20 Experience (2013)

Lançado 6 anos e meio após o seu último álbum, The 20/20 Experience chega numa altura em que o panorama musical precisa mais do que nunca do seu herói, para revolucionar isto tudo, uma vez mais, e para ditar as novas regras de um campeonato que ele próprio lidera. Demasiado recente para se retirarem conclusões, sabe-se que Justin voltou a colaborar com Timbaland, a sua alma gémea criativa, e que o álbum está longe de ser uma versão evolutiva de FutureSex/LoveSounds. Afinal de contas, o mundo mudou e JT não é o mesmo de há 6 anos atrás. A revolução está à espreita.
Singles: "Suit & Tie", "Mirrors"
 
Chega assim ao fim mais uma grande aventura do Into the Mus!c, desta feita uma homenagem merecida ao homem que mais revolucionou a pop do séc. XXI. Espero que tenham gostado desta colecção de posts tanto quanto eu gostei de a fazer e espero também ter conseguido estar à altura do desafio. Deu-me um prazer imenso recordar o percurso daquele que é um dos meus grandes ídolos. 
 
Quanto às conclusões a retirar, é seguro dizer que JT já não tem nada a provar. Os temas e álbuns que por aqui passaram falam por si: ele é o maior artista pop dos anos 00. O que esperar então desta sua nova era? Acima de tudo, que se transcenda novamente. Seja pop, electropop, R&B, funk ou soul, o que importa é que Justin nos dê algo novo, que entusiasme. O que se quer é boa música, genuína, que valha a pena. E nisso JT é mestre.
 
O mundo da pop tem de volta o seu herói e isso faz com que tudo se torne muito mais interessante outra vez. Muito em breve ouvirei The 20/20 Experience, registando aqui a minha opinião e de futuro estarei de olhos postos naquela que será a sua inevitável ascensão ao trono de Rei da Pop.

Comentários

Mensagens populares