The Voice Portugal- Tira-Teimas: 12º Programa

Menos arrebatadora e mais previsível que o programa da semana passada, a 2ª e última ronda de 'Tira-Teimas' veio encerrar o leque de concorrentes que avançarão para as galas em directo do The Voice Portugal. Seguem as minhas apreciações relativamente à emissão:

Equipa Marisa Liz

Vencedores da ronda: Luís Sequeira e Nuno Pinto

Mas que grande equipa esta. Agora sem catfights a atrapalhar, a Inês Góis foi um autêntico ciclone impiedoso em palco, atingindo com segurança e assertividade todas as notas de "Cryin'" - foi sem dúvida a sua melhor prestação no programa e uma das mais espectaculares da noite. Bolas, a rapariga esfalfou-se e parecia que a Marisa não a ia deixar escapar. Má decisão, digo eu, pois seria uma concorrente estrondosa nas galas. Eu gosto do Nuno Pinto, nem que seja porque já existe uma história prévia a este The Voice, mas dá-me a sensação que está a ser sobrevalorizado. O que ele fez com este "Say Something" foi bom, mas não tão notável quando comparado com as actuações dos seus 3 colegas. Acho que foi uma decisão puramente afectiva da mentora e de certa forma até algo egoísta. Defendo sempre quem escuta os apelos do coração, mas nesta posição de mentora e neste momento em particular tinha que ser mais cerebral e justa. Depois vem o Miguel Monteiro com um muito apropriado "Não desistas de mim", cantado com emoção palpável e num registo soul/blues que tanto me agrada. Cantar Pedro Abrunhosa é sempre muito arriscado e por vezes pouco prazeroso para quem escuta, mas gostei muito da forma como ele agarrou o tema e fez a sua própria versão. Tal como gostei de ver a forma como vibrou, aplaudiu e sentiu as actuações dos colegas - quem canta e sente assim, só pode ser mesmo uma excelente pessoa. E o que dizer do Luís Sequeira? Fabuloso é dizer pouco. Caramba, sempre que o oiço e vejo em palco sinto que estou a assistir à actuação da consagração, tamanha é a euforia, confiança e assombro que as suas actuações me transmitem. Que me perdoem os outros, mas cada vez mais acho que não pode haver outro desfecho possível: o caneco é teu, rapaz.



Equipa Anselmo Ralph

Vencedores da ronda: Rui Drumond e Rita Seidi

Outra equipa que também não esteve nada mal. Acho que o Rui Drumond já dispensa elogios e tudo o mais: está à vista de todos o colosso que é. Gostei muito que desta vez tivesse trazido algo mais ritmado, e ainda para mais esta canção que é sempre BAM BAM BAM. Bravo! Seguiu-se a Vanessa Martins na encarnação mais genuína de Shakira que eu já vi na vida - fosse aquilo um programa de imitações e a vitória era dela. Faltou-lhe garra, destreza vocal e um maior à vontade em palco. Sinto sempre que ela é muito tímida e nunca consegue fazer justiça às canções poderosas que canta... Antes mesmo de ouvir as restantes concorrentes, estava convicto que o Anselmo a ia escolher, mas alguém se estava a preparar para fazer uma daquelas surpresas. Não foi a Elisabete Baptista, não. O problema não foi a escolha da canção, é mesmo a forma como interpreta as canções: para mim não dá. Mas tive pena que abandonasse o programa sem me fazer mudar de opinião. Por fim, a Rita Seidi, essa sim, a grande surpresa da noite. Opá, aquela 'omeleta' soube-me pela vida - quando é que ela aprendeu a cantar assim, mesmo? A sério, da Prova Cega para este Tira-Teimas, a evolução foi espantosa! Fez tudo, tudinho bem. E adorei o facto de se ter mantido fiel à sua escolha, mesmo quando advertida pelo mentor que não seria a mais plausível. Aqui sim, fez todo o sentido seguir o coração.



Equipa Rui Reininho

Vencedores da ronda: Ricardo Costa e Sara Ribeiro

Ainda no campo das surpresas, temos o Ricardo Costa, que aos poucos tem ganho o seu espaço no programa e acaba de conquistar merecidamente o seu passaporte para as galas. Isto não seria possível noutra equipa que não a do Rui, que acolhe toda e qualquer alma artística rara e susceptível de não ser apreciada devidamente pelos demais. Gostei muito de o ouvir, da forma como atacou os versos (aquele "englishman" tem muito que se lhe diga) e agrada-me que traga algo de diferente e único ao programa. O Gonçalo Silva foi assim um bocado para o desastroso: esteve quase sempre num tom diferente ao da banda. Não sentiu a canção e acusou o pouco peso da idade. A Sara Ribeiro também marcou pela diferença, mas não sei até que ponto terá sido positivo ou não. Lá um bocado exagerado e assustador, foi. Estou como a Marisa, ainda não percebi que tipo de artista ela é. Coube à Glória Pretórius encerrar a ronda, com a sua estranha forma de interpretar. Às tantas senti que ela estava mais a declamar do que propriamente a cantar. É uma artista, concerteza, mas não para este programa.



Equipa Mickael Carreira

Vencedores da ronda: Jéssica Cipriano e Carlos Costa

A Jéssica Cipriano tem sido uma revelação e pêras. A batalha dela ainda hoje ressoa na minha cabeça como sendo uma das mais fantásticas e continuo admirado pela forma como de repente desabrochou numa concorrente tão promissora. Este "Listen" teve algumas inconsistências - imperfeições na forma como terminava as frases e alguma dificuldade em acompanhar o tempo - mas acredito que tenham derivado mais dos nervos e da ânsia em demonstrar o quanto quer isto, do que propriamente de uma falta de aptidão. A "Canção do Engate" do André Carneiro foi do melhorzinho que se ouviu da parte dele mas ainda assim não seria suficiente para continuar em frente. Tem ali ainda muita coisa para afinar a nível vocal. Até gostei de ouvir a Catarina Alves, a pequena Ana Free, num espevitado "Good Girl". É uma completa estupidez o Mickael dizer que a canção não lhe assenta bem - porque assenta lindamente - quando o problema é o facto de não haver espaço/mercado/interesse para uma cantora country no nosso país. Mas a miúda é nova, tem talento e ainda se tornará numa bela cantora. Por fim, o Carlos Costa, o antagonista do costume. Cantou bem, mas acho que é sempre demasiado plástico e teatral (a mãozinha a tremer era escusada) nas suas actuações. Então esta que pedia o total despojo de cosméticos vocais e emocionais. Acho que neste momento tem tantos detractores como admiradores, por isso não sei bem ao certo onde chegará. Esperemos que não muito longe.



Findos os 'Tira-Teimas', é altura de recordarmos então os finalistas de cada equipa:


Marisa Liz

 Ricardo Morais
 Renata Gonçalves
 Luís Sequeira
 Nuno Pinto
Bianca Reinaldo
Bruno Vieira



Mickael Carreira

 Jéssica Cipriano
Diogo Correia
Bernardo Nunes
Mariana Bandhold
Nuno Ribeiro
 Carlos Costa



Anselmo Ralph

Rui Drumond
Leonor Andrade
Pedro Garcia
Rita Seidi
Mariana Azevedo
João Parreira



Rui Reininho

Constança Gonçalves
Pablo Oliveira
Tiago Garrinhas
Ricardo Costa
Sara Ribeiro
Alexandre Casimiro



Agora sim, as equipas estão muito equilibradas. Acho apenas que a Marisa poderia ter uma equipa muito mais forte que aquela que tem actualmente, não fossem as decisões insensatas que tomou nesta última fase. Tentar vaticinar agora o nome de um vencedor é algo complicado mas não impossível. Há uma mão cheia de concorrentes que poderiam arrebatar a taça, mas quatro apenas que sinto que honrariam tal desígnio: Luís Sequeira, Rui Drumond, Tiago Garrinhas e Mariana Bandhold, como já referi há duas semanas atrás. Mas também acho que nomes como Alexandre Casimiro, Pablo Oliveira, Mariana Azevedo, Jéssica Cipriano e Bruno Vieira podem vir a revelar-se boas surpresas. Esperemos então que a nossa selecção de esperanças não nos deixe ficar mal e que nos arrebate sem dó nem piedade. Até para a semana!

Comentários

Mensagens populares