À Descoberta do K-Pop- I


Entre o inesperado fandom às Blackpink e a supremacia dos BTS, nasceu uma vontade de querer compreender melhor este crescente fenómeno do k-pop. Fosse um vlogger e isto daria um óptimo reaction video, mas não estando nos meus planos imediatos tornar-me num, vamos fazer isto da maneira tradicional.

Com uma ajudinha do Spotify escolhi vinte artistas contemporâneos que supostamente representam a face mais visível do género. Lezz go:

1) EXO- "Love Shot"- Nem consegui contar os moços ao todo, mas houve dramatismo, coreografia sensualona e pistolas de tequila. E um refrão simples mas tão infalível que não mais me sairá da cabeça. (9/10)

                                                     Resultado de imagem para exo love shot gif

2) Chung Ha- "Gotta Go"- Pareceu-me uma estrela pop bastante competente. A produção é rica e de intensidade variável, a voz melíflua e existe toda uma luxúria bem servida pelo videoclip. Fiquei rendido. (9/10)

3) Yesung- "Whatcha Doin'"- Céus, que dueto adorável. Achei que a rapariga era uma vocalista mais forte que o rapaz, mas quando se juntam fica deveras agradável. Deixou-me feliz, deve ser uma feel good song. (8/10)

4) Twice- "Yes or Yes"- Ena, o caos mental é forte nesta. Achei que eram demasiadas ninas, não percebi a obsessão com a constante mudança de cor dos olhos e toda a vibração do tema é muito Katy Perry de Teenage Dream. O vídeo é uma mega-produção, mas no geral achei tudo um bocadinho artificial. (6/10)

5) Izone- "La Vie en Rose"- Oh meu deus, tantas! Quase que podia jurar que uma delas era a Jennie das Blackpink. Boa produção e apropriação do título popularizado por Édith Piaf, gostei da toada dreamy do refrão e compraram-me com a parte do "la-la-la". (8/10)

6) SF9- "Now or Never"- Estou de cara à banda. A produção tem laivos de garage, deep house e R&B, mas a secção que conduz ao refrão - anunciada pelo "jeaalouuuuss" - é absolutamente insana! A coreografia é de outro mundo e o vídeo é também estupendo. Não me fez confusão serem imensos, porque estava pasmado com uma série de outros elementos. (10/10)

                                                    Resultado de imagem para sf9 now or never gif

7) Shaun- "Bad Habits"- Outro caso de produção incrível, dance pop bem upbeat, com um vídeo não tão incrível assim, mas com um vocalista fortíssimo que até se atira a uma destemida subida de escala. A-d-o-r-e-i. (9/10)

8) NCT Dream- "Candle Light"- E estes são os Backstreet Boys lá do sítio, aposto. O tema derrete como manteiga e evoca um certo sentimento de nostalgia. A avaliar somente por este vídeo, diria que há aqui uma clara tentativa de ocidentalização. (7/10)

9) iKON- "Killing Me"- Estava pronto para descartar isto até que cheguei ao refrão e - alto lá - que isto fica interessante. No geral a canção pareceu-me um pouco dispersa e desorientada, mas gostei do apontamento electro-in-your-face do dito cujo. A vibração é semelhante aos SF9, mas um nadinha menos imediatos. (8/10)

10) Red Velvet- "Bad Boy"- Uhh-uhh! Uma certa inclinação R&B sabe sempre bem. Esperava mais de um grupo com um nome tão imponente: não me pareceram carismáticas nem com um visual suficientemente forte, e a nível coreográfico estão muito aquém do que já vi mais atrás. Salvas pelas vozes e pelo charme R&B. (7/10)

11) EXID- "I Love You"- Oh sim, foi para este tipo de conteúdo que me candidatei. Escutei pelo menos três canções diferentes: secção electropop à la Kylie Minogue, secção hip house à la Azealia Banks e um refrão piroseiro que nem na Eurovisão seria feliz. Gostei particularmente do humor perpetuado pelo vídeo, porque esta malta do k-pop tende a ser super intensa e séria. (9/10)

                                                                 Resultado de imagem para exid i love you gif

12) Hyolyn- "See Sea"- Aqui o sonho americano é mais do que evidente. Não estava à espera deste nível de atrevimento, nem de uma versão asiática de Tinashe: excelente coreografia, voz decente e letra um tanto ridícula. A coisa menos k-pop que ouvi até agora. (7/10)

13) KEY feat. Crush- "One of Those Nights"- Nada de muito interessante por aqui: um bocadinho de folktronica e sensibilidades house, vídeo decente e um intérprete que peca um nadinha por falta de carisma. (6/10)

14) IU- "Bbibbi"- Tem um conceito diferente das outras que escutei até agora. O balanço R&B marca o compasso relaxado, mas a estética em si parece a de uma banda indie pop. Gostei particularmente do esquema de cores, dos versos engenhosos e da sua entrega onomatopaica. (8/10)

                                                               Resultado de imagem para iu bbibbi gif

15) Pentagon- "Shine"- Outro número absurdo de elementos, possivelmente desnecessários, com um ar bastante descomprometido e jovial que me fez lembrar os One Direction dos primórdios ou os PrettyMuch. É uma feel good song um tanto insuflada, mas que eventualmente cola. (7/10)

16) Wanna One- "Spring Breeze"- Já percebi que com boysbands nunca há menos de nove elementos, o que me aflige imenso. O vídeo era bonito, não percebi bem se estavam a cantar sobre raparigas ou rapazes, mas toda a atmosfera me fez lembrar Troye Sivan. (7/10)

17) Girls' Generation-Oh!GG- "Lil' Touch"- A primeira girlsband que vejo com potencial igual ou superior até às Blackpink. Percebe-se que estas meninas sabem muito o que estão a fazer, sente-se naturalidade e experiência na forma como se apresentam e se movimentam. Gostei em especial do toque de Médio Oriente e da cadência rítmica do tema. (9/10)

18) Sunmi- "Siren"- Não sei se acredito no potencial desta rapariga a solo. Existe uma certa apreciação pela estética 80s, algumas recriações de videoclipes de Taylor Swift ou Sade e dança interpretativa. Talvez faça clique à trigésima audição. (6/10)

19) Loona/Yves- "New"- Wow, esta é fortíssima. Só pode conter um sample de "True" dos Spandau Ballet, porque a linha melódica é muito semelhante. A produção é imaculada, electropop robusta também com laivos de 80s, e o vídeo encaixa que nem uma luva na canção. (10/10)

                                                            Resultado de imagem para loona yves new gif

20) CLC- "No"- Oh-oh, estas ninas não vieram para brincar! Há aqui uma certa sofisticação e alta-costura que não encontrei noutros grupos femininos. Acho que é o equivalente do k-pop ao "Sexy! No No No..." das Girls Aloud. Destemidas e elegantes, gosto. (8/10)


Nada mau para a estreia, hein? Na próxima semana seguimos com mais duas dezenas de escolhas contemporâneas.

Comentários

Mensagens populares