À Descoberta do K-Pop- II


Prontos para mais uma rodada de imprevisíveis descobertas k-pop? Hit it:

1) Weki Meki- "Crush"- O nome do grupo é um tanto cómico, como se fosse uma variante de noodles. As suas integrantes são extremamente atraentes, têm personalidade a rodos, uma aura girly girl e uma boa dose de comicidade presente neste vídeo que joga muito a seu favor. (8/10)

                                                              Resultado de imagem para weki meki crush gif

2) Monsta X- "Shoot Out"- Daamn, isto é um banger esmagador no meu livro. A ferocidade inicial parece que vai marcar a canção por inteiro, mas depois abranda e dá lugar a algo bem mais luminoso e melódico. Adorei esse contraste. Foi a primeira boysband que escutei capaz de nivelar com a intensidade dos BTS. (9/10)

3) (G)I-dle- "Latata"- Constato que a tendência de utilização de expressões sem significado é grande, bem como o fascínio pelo Médio Oriente. O nome é complicado, mas a proposta do grupo é bem mais simples: um sexteto promissor com presença e coreografias certeiras e uma inescapável oferenda moombahton. (8/10)

4) Momoland-"BBoom BBoom"- Chocado com a quantidade de visualizações neste tema, principalmente porque não achei nada de outro mundo. Tem ali algumas heranças de electro swing e um bom refrão pop, mas o embulho final não é convincente. E a abundância de membros só as prejudica. (6/10)

5) NCT 127- "Touch"- Mais um grupo que vai buscar heranças aos One Direction, mas que faz música pop um tanto banal e inofensiva. Nada a reter na memória, excepto os "na-na-na" que povoam a tempos a canção. (5/10)

6) Nature- "Some (You'll Be Mine)"- A sério, esta obsessão com grupos de 9 elementos deixa-me louco. Vídeo apelativo, boa ligação entre elementos e um refrão electro-house bombástico que muito me lembrou o de "Live It Up" de J.Lo. (8/10)

                                                               Resultado de imagem para nature some you'll be mine gif

7) Imfact- "Nanana"- Um caso atípico no k-pop: uma boysband só de cinco elementos e que em momento algum dança. Achei a produção um bocadinho datada (algo que se ouviria em 2010/2011), ainda que satisfatória, e muito assente no "nanana" - lá estamos nós, outra vez - do refrão. (7/10)

8) GFriend- "Sunrise"- Fiquei confuso com esta. Sinto que a canção devia ser uma balada, e em vez disso transforma-se em algo upbeat e disconexo. As vozes eram bonitas e até arranjaram espaço para coreografia e tudo, mas o conceito perdeu-se um bocado pelo meio. (6/10)

9) Mamamoo- "Egotistic"- É capaz de ter sido do piorzinho que já escutei nesta jornada. Não senti que estava a assistir a algo do universo k-pop, mas sim a um bando de sul-coreanas a fazer um número latino (é a isto que sabe a apropriação cultural, huh?). Bem conseguido, sim, mas que não me disse absolutamente nada. (5/10)

10) GOT7- "Lullaby"- Que vídeo absolutamente incrível, bem superior à canção, que ainda assim é um agitado e dinâmico pedaço de funky house com batida breakbeat. Há por aqui excelentes dançarinos. (8/10)

                                                   Resultado de imagem para got7 lullaby gif

11) Eric Nam- "Miss You"- Sinto que é o artista masculino a solo com mais potencial que ouvi até agora. A canção preenche-se de influências pop/R&B e poderia funcionar às mil maravilhas na rádio. O visual europeu ajuda a compôr o ramalhete. (9/10)

12) Seventeen- "Oh My!"- Felizmente que não são dezassete elementos, mas pouco deve ter faltado. Há uns quantos membros que se deviam cingir à dança, porque quando se chegaram à frente a canção desvalorizou por aí abaixo. Mas no geral é um competente hit pop. (8/10)

13) Gugudan- "The Boots"- Que bombom electropop. Não se adivinhava um refrão tão estelar, atendendo à construção mais dispersa, mas esta girlsband tem botas para andar. Parecem bastante homogéneas, o que não é mau, mas têm que trabalhar a personalidade individual. Pontos extra pelo breakdown. (8/10)

                                                              Resultado de imagem para gugudan the boots video gif

14) Dia- "WooWooo"- Uhhh, o k-pop também vai à praia! Mas, para um tema estival, não me pareceu que estas ninas se estivessem a divertir muito. Há aqui mais estilo do que substância, e uma canção pop insonsa que soa um nadinha a "Superlove" de Tinashe. (6/10)

15) NCT U- "Boss"- A intensidade é um pouco semelhante à dos Monsta X, mas o tema em si não me pareceu tão fantástico, coleccionando alguns trejeitos da cultura urbana norte-americana. Gostei mais da dança e do vídeo, na verdade. (7/10)

16) Itzy- "Dalla Dalla"- Isto é suposto ser um mash-up com a "Love Myself" da Hailee Steinfeld? Assisti a um festim de estilos - house, electropop, hip hop, eurodance - e a um vídeo levemente absurdo, mas que combina com a canção espalhafatosa. Deve tocar em todas as festas, aposto. (7/10)

17) Tomorrow x Together- "Crown"- Algo me diz que estes rapazes devem estar a bombar na Coreia do Sul neste momento. Um quinteto espirituoso com boa imagem, energia e passos de dança arrasadores, munidos de um viçoso tema pop/EDM que passaria por uma produção de Zedd ou dos Chainsmokers. (9/10)

                                                              Resultado de imagem para tomorrow x together crown gif

18) Stray Kids- "My Pace"- Nem considerei bem que fosse uma canção, antes um cântico de incitamento com laivos à Skrillex ou Deadmau5. Detestei a edição do vídeo, e tudo me pareceu demasiado juvenil e random generation. (4/10)

19) April- "Oh! My Mistake"- Se Carly Rae Jepsen por acaso tivesse heranças asiáticas, acabaria numa girlsband como esta, a fazer synthpop via 80's com queda para o bubblegum. Parcialmente excêntrica e inteiramente adorável, com apontamentos interessantes de produção. (7/10)

20) Apink- "%% (Eung Eung)"- Curiosamente, achei-as parecidas com a girlsband anterior, mas um nadinha mais talhadas. Produção pop imaculada, um vídeo visualmente satisfatório e identidade bem vincada. (8/10)


Para a semana escavamos um pouco mais fundo com os clássicos e temas mais icónicos da cena k-pop.

Comentários

Mensagens populares