A estranha e maravilhosa arte de Sia, V
As colaborações
Zero 7- "Destiny" (2001)
De 2001 a 2006, Sia colaborou activamente com os Zero 7, um duo britânico de trip hop e electrónica downtempo, tendo dado voz a diversos temas dos seus três primeiros álbuns. O mais popular será "Destiny", retirado de Simple Things, disco de estreia da dupla, que serviu de extensão à cartilha chill out que a australiana então apresentava nos seus primórdios enquanto artista a solo. O tema desfrutou de algum sucesso no país de origem, onde alcançou a posição nº30 da tabela de singles.
David Guetta- "Titanium" (2011)
Depois de 5 álbuns a solo sem conseguir chegar a um público, Sia estava decidida a arrumar de vez o microfone e a dedicar-se por inteiro à escrita de canções para outros artistas. Mas um tema mudaria tudo. Escrita originalmente para Alicia Keys, "Titanium" chegaria às mãos do francês David Guetta em formato demo gravado com a voz da australiana. A canção esteve ainda nas mãos de Mary J. Blige, que chegou a gravar a sua versão, e de Katy Perry, que a recusou por ser semelhante a "Firework", aconselhando o DJ a utilizar a demo de Sia. E assim foi, apesar de o ter feito sem a permissão da cantora. Tornou-se no hit que se sabe e é graças a ela que hoje temos Sia no panteão das estrelas pop. Bendito milagre.
Flo Rida- "Wild Ones" (2011)
Ainda nem "Titanium" tinha arrefecido e já Sia estava associada a outro grande êxito electro house, ao lado do rapper norte-americano Flo Rida. A parceria veio na senda da sua colaboração com Guetta, que a posicionou em grande estilo no círculo interno dos influentes da Atlantic Records, que não descansaram enquanto a cantora não só assinasse a canção como cantasse nela, algo que relutantemente aceitou desde que não fosse creditada pelo serviço. Novamente contrariada, novamente vencida pelo estrondoso sucesso da canção - liricamente redundante, mas vocalmente estupenda. Tão mas tão boa.
Songwriting
Christina Aguilera- "You Lost Me" (2010)
Foi justamente com esta canção que ouvi falar de Sia pela primeira vez, talvez por ser a sua primeira contribuição de peso no panorama pop. O trabalho em causa trata-se do malfadado disco de 2010 de Xtina, Bionic, em que Sia foi escalada para compôr várias baladas. Num álbum comandado por apetites electropop, o input da artista australiana é tido como o mais apreciado, com expoente máximo neste lacrimejante "You Lost Me", terceiro single do disco - a melhor canção lançada por Christina Aguilera no decorrer desta década.
Beyoncé- "Pretty Hurts" (2013)
Reza a lenda que no mesmo dia em que Sia gravava "Titanium", completava também a composição de "Pretty Hurts". Seguia-se uma odisseia de peripécias: foi escrita com Katy Perry em mente, que nunca chegou a responder à proposta endereçada. Avançou então para a equipa de management de Rihanna, que a manteve em espera 8 meses, deixando-a escapar pela falta de pagamento dos honorários, indo parar, por fim, às mãos de Beyoncé, que desde logo se identificou com a mensagem veiculada pelo tema: as pressões e humilhações a que a mulher se sujeita de modo a se enquadrar nos ditos padrões de beleza. Um hino pós-feminista com profundo impacto sociológico.
Outras canções escritas por Sia:
"All I Need", "I Am", "Stronger than Ever", "Bound to You" (2010); "Blank Page" (2012)- Christina Aguilera
"Diamonds" (2012)- Rihanna
"Let Me Love You" (2012)- Ne-Yo
"She Wolf (Falling to Pieces)" (2012); "Bang My Head", "The Whisperer" (2014)- David Guetta
"Radioactive" (2012)- Rita Ora
"Loved Me Back to Life" (2013)- Celine Dion
"Strange Bird" (2013)- Birdy
"Double Rainbow" (2013)- Katy Perry
"Breathe", "Unite" (2013)- Jessie J
"Perfume", "Passenger", "Brightest Morning Star" (2013)- Britney Spears
"Beautiful Pain" (2013); "Guts Over Fear" (2014)- Eminem
"Cannonbal", "Battlefield", "You're Mine", "If You Say So" (2014)- Lea Michele
Kiss Me Once (2014)- Kylie Minogue
"My Heart Is Open" (2014)- Maroon 5
"Invincible", "Let Your Tears Fall" (2015)- Kelly Clarkson
"Wolves" (2015)- Kanye West
Sigam-me na página de facebook do blog!
Comentários
Enviar um comentário