'Songs for You' de Tinashe: Coração Independente
Na recta final de 2019, perdido algures entre as retrospectivas de final de ano e os balanços da década, saiu o mui recomendável quarto longa-duração de Tinashe, o primeiro lançado enquanto artista independente e possivelmente o mais bem conseguido do seu percurso desde a memorável estreia, Aquarius (2014).
Depois de mais uma sucessão de singles fracassados que culminaram com a edição de Joyride (2018), Tinashe tentou remediar o curso dos acontecimentos trabalhando numa nova mixtape, Nashe de seu nome, que ainda conheceu dois singles no Verão desse ano ("Like I Used To" e "Throw a Fit"). Mas quando a RCA Records decidiu fazer jus ao seu historial e boicotar o projecto, a cantora tomou por fim a decisão que tantos torciam para que acontecesse, cessando o elo que a ligava à editora.
Tinashe nunca precisou de uma grande editora. Aliás, foi na independência que ganhou o estatuto de culto que ainda hoje a acompanha, quando as primeiras mixtapes - fascinantes documentos de R&B alternativo - começaram a circular online, em 2012 e 2013. E por ali deveria ter ficado, como indicou o percurso associado a uma major.
É um grande pedaço desse espírito indomável de emancipação, experimentação e audácia que atravessa este Songs for You, gravado nos seus estúdios caseiros em L.A., produzido com um leque de produtores mais underground (apenas Hit-Boy e Hitmaka surgem ocasionalmente entre uma canção ou outra) e editado sob o seu próprio selo.
"Die a Little Bit", o primeiro single do projecto, é intoxicante no seu lema hedonista, mas é o seu R&B trepidante assente em heranças clubby produzido por Trackside e assistido por um rap flamejante da britânica Ms. Banks, que nos fazem voltar recorrentemente a ele. "Touch & Go", outra das faixas de avanço, é o single mais vulnerável que lhe escutamos desde "Pretend", em que tenta reparar um relacionamento fracturado sem grande interesse da outra parte, aqui personificada por 6LACK. A produção relaxada e algo etérea facilmente encaixaria no repertório de Jhené Aiko.
"Stormy Weather" é um dos bons exemplos em que Tinashe é capaz de criar uma identidade só sua, sem que comparações a FKA twigs ou Kelela venham a lume. A produção de Oliver Malcom é formidável, com laivos de electrónica/trance a revestirem a batida minimal. Já "Know Better" transporta-nos a Aquarius: um monumental tema de sete minutos que em jeito de bop R&B começa por lamentar o fim de um relacionamento, evoluindo para uma balada alt R&B que versa sobre ter superado a desolação e aberto de novo o coração ao amor.
"Save Room For Us", coadjuvada pelo DJ/produtor norte-americano MAKJ, é certeira na sua fusão de R&B com música disco - é este o melhor lado pop que se consegue extrair de Tinashe, algo em que a RCA nunca foi feliz. E é impossível mencioná-la sem referir também "Perfect Crime", nu-disco tentadora não muito distante daquilo que The Weeknd pratica em After Hours.
Do interrompido Nashe a cantora aproveitou "Feelings" (com sample de "Dig" dos Incubus incluída) "Cash Race" e "Link Up", a suscitarem o calor que se espera de uma faixa produzida por Hitmaka. "Hopscotch" e "So Much Better", por seu lado, são as menos convidativas num álbum que não tem nenhum momento fraco. "Remember When", uma elegia em parte triste e em parte corajosa face ao desgosto amoroso atravessado, mantém viva a tradição de encerrar os seus discos com temas mais downtempo de beleza estonteante ("Wildfire" em Aquarius, "Ghetto Boy" em Nightride e "Fires and Flames" no anterior Joyride).
Tinashe já vive bem acostumada com o rótulo de subestimada, mas pelo menos agora é exactamente aquilo que precisava de ser. Com o seu aguçado intelecto artístico no comando, é fácil perceber que daqui para a frente não existirão mais concessões nem discos semi-falhados. Só uma artista guiada pelas suas intenções. A verdadeira questão reside até onde estará disposta a ir?
1. Feelings (8/10)
2. Life's Too Short (8/10)
3. Hopscotch (7/10)
4. Stormy Weather (9/10)
5. Save Room For Us (9/10)
6. Story of Us (7/10)
7. Die a Little Bit (9/10)
8. Perfect Crime (10/10)
9. Cash Race (8/10)
10. Link Up (8/10)
11. Touch & Go (8/10)
12. Know Better (9/10)
13. You (-/-)
14. So Much Better (7/10)
15. Remember When (8/10)
Classificação: 8,2/10
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