9 canções bestiais do primeiro trimestre de 2020


2020 não se tem acanhado no que à criação de boa música se refere. Vamos conhecer alguns destaques deste primeiro trimestre:

1) Aly & AJ- "Attack of Panic"- Há entusiasmo palpável no segundo fôlego da dupla norte-americana, mas é seguro dizer que nenhuma das amostras do catálogo pós-2017 alcança a excelência deste "Attack of Panic", musculado e demente tema electropop sobre superar severas crises emocionais, que ganha vida no meio do bulício cosmopolita da capital alemã. Oh sim, estamos sintonizados.

2) Christine and the Queens- "People, I've Been Sad"- O segundo projecto do astro francês ainda está vivo na memória, mas isso não impede que a sua autora já esteja além, com um tema pop nada menos do que brilhante. A canalizar profundas texturas de melancolia sentidas pela última vez em Chaleur humaine (2014), "People, I've Been Sad" entrega-nos nostalgia e contemplação interior em deslumbrante embrulho bilíngue. E anuncia um belíssimo EP.

3) Dua Lipa- "Physical"- Alguém veio mesmo com a pujança toda. Depois do revivalismo disco do fantabulástico "Don't Start Now", Dua Lipa sucedeu-lhe com outro single extraordinário que está no pelotão da frente juntamente com "Blinding Lights" a recapturar os anos 80 e a injectar-lhes nova e dinâmica vida. É febril, carnal e presta vénia ao homónimo de Olivia Newton-John. Não temos outra hipótese senão ajoelhar e prestar vassalagem.

                                           Dua Lipa GIF by Warner Music Canada 

4) The Weeknd- "After Hours"- Não sabemos muito bem quantas mais canções de Abel Tesfaye sobre o seu impasse amoroso com  Bella Hadid aguentaremos, mas enquanto estas estiverem ao melhor nível da sua carreira (excepção feita a "Heartless"), teremos que aceitar. Tenebroso pedaço de house e electro, o tema-título do quarto longa-duração do intérprete canadiano revolve no baú obscuro de Trilogy (2012), e nem sequer é single oficial. Pisa menos, Abel. 

5) Doja Cat- "Say So"- O Vine deu lugar ao TikTok enquanto a app capaz de ditar os próximos hits da temporada. "Say So" da norte-americana Doja Cat é por estes dias a banda-sonora de uma generosa fatia dos seus utilizadores, e é fácil perceber o porquê: rapidamente gravitamos em torno da estonteante produção pop com laivos disco, funk e house de vocalização húmida. Por detrás está uma rapper com pretensão de estrelato pop, prestes a ameaçar o trono de Minaj e Cardi B.

                                              Say So Music Video GIF by Doja Cat

6) Caribou- "Never Come Back"- É uma benção podermos contar com um novo álbum de Dan Snaith logo à entrada da nova década. Suddenly fez-se anunciar em Outubro passado, mas foi já este ano com o lançamento de "Never Come Back" - electrónica ravey com direito a breakdown de piano house - que atingiu o patamar de "Can't Do Without You" ou "Our Love". Um inesperado banger a alcançar grandiosos níveis de espectacularidade.

7) Haim- "The Steps"- É correcto afirmar que Danielle, Este e Alana atravessam a fase de ouro das suas carreiras. Os três singles estupendos lançados no decorrer de 2019 têm agora morada anexada a Women in Music Pt. III - a ser lançado quando esta maldita pandemia permitir - que ganha outro bestial avanço na figura de "The Steps", a reter a pop/rock soalheira da década de 70 de uns Fleetwood Mac combinado com a ginga de "Here Comes You Man" dos Pixies.

8) Benee feat. Gus Dapperton- "Supalonely"- La-la-la-la-loooonely. Era uma questão de tempo até que Benee chegasse aos ouvidos do mundo. Prestes a tornar-se na exportação neozelandesa mais bem-sucedida desde Lorde, a jovem de 20 anos contou com um empurrãozinho do TikTok, que tornou "Supalonely" - apenas uma de tantas catitas em Stella & Steve, o seu segundo EP - no seu mais recente dance challenge, e que o período de quarentena obrigatória apenas veio agudizar.

                                             Supalonely GIF by BENEE

9) Jessie Ware- "Spotlight"- Se no ano passado assistimos ao regresso às fundações de Jessie Ware, em 2020 temos a confirmação de que a britânica está de corpo inteiro na pista de dança com o delicioso embalo nu-disco de "Spotlight", assinado por James Ford e com vídeo gravado a bordo de um comboio na cidade de Belgrado. É o cartão de visita para o seu quarto longa-duração esperado a 5 de Junho, com o sugestivo título de What's Your Pleasure?.

Comentários

Mensagens populares