Videografias... com Jonas Åkerlund


Idade: 52 anos

Nacionalidade: Sueca

Em actividade desde: 1988

Artistas com mais colaborações: Roxette (11 vídeos)

Natural de Bromma, Estocolmo, Hans Uno Jonas Åkerlund é conhecido pelos seus vídeos controversos e de narrativa alucinante, construídos quase como trailers de filmes ou pequenas curtas.

Antes de se estrear na realização, iniciou o seu percurso em 1983 enquanto baterista da banda sueca de black metal Bathory. No final da década de 80 teve então os seus primeiros trabalhos enquanto realizador de videoclipes, sendo que se notabilizaria ao assinar a maioria dos vídeos dos compatriotas Roxette nos anos 90. O bilhete dourado chegaria, no entanto, em 97 com "Smack My Bitch Up" dos Prodigy, alvo de censura pelo seu retrato de drogas, violência e nudez.

"Ray of Light" (1998) de Madonna, será porventura o seu opus artístico, tendo-lhe valido 5 VMAs e um Grammy para Melhor Vídeo. Depois disso as solicitações foram aumentando e Åkerlund acrescentou ao seu currículo colaborações com Metallica, Moby, Jamiroquai, The Smashing Pumpkins, U2, Robbie Williams, Jane's Addiction, Blink-182, Rammstein, Christina Aguilera, Britney Spears, Pink, David Guetta, Beyoncé ou Lady Gaga.

Na sétima arte assinou Spun (2002), Small Apartments (2012) e ultima Lord of Chaos, longa-metragem sobre a cena black metal norueguesa do início da década de 90, com estreia marcada ainda para este ano. 

Passemos em revista os seus vídeos mais icónicos:

Comentários

Mensagens populares